3 dicas de decoração com fita de LED: mais cor, por favor!

A tendência é relativamente nova, mas já chama atenção pelas possibilidades que oferece: a decoração com fita de LED é uma maneira rápida, prática e muito eficiente de se trazer luz, vida e intensidade de cores para os ambientes do seu lar.

Sabe por quê? Graças às múltiplas opções de combinações, efeitos visuais e coloridos, é possível programar as fitas de LED para criar diferentes tipos de ambientações – o que dá ao acessório uma ampla versatilidade, que pode ser explorada ao máximo, especialmente quando o assunto é decoração.

Além disso, por serem relativamente simples de instalar e manter, trata-se de uma opção para aqueles que desejam transformar o décor de algum cômodo, sem sair do orçamento. Ou seja, as fitas coloridas são um ótimo exemplo de decoração criativa e funcional!

A decoração com LEDs pode parecer simples e intuitiva – e, de fato, é! No entanto, nada melhor que poder contar com quem entende do assunto para dar dicas essenciais e práticas de como otimizar o trabalho e ainda conseguir efeitos sensacionais.

Pensando nisso, o blog da Decorlumen separou as melhores ideias decorativas para transformar seu lar em poucas etapas. Nos acompanhe pela leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Luz amarela, branca ou RGB: qual opção escolher?

fita de led na decoracao

Como você deve imaginar, existem inúmeros modelos de fitas de LED, cada uma com suas particularidades, benefícios e desvantagens. A escolha do modelo ideal deve levar em conta, acima de tudo, o tipo de ambiente que receberá o acessório.

Isso porque, dependendo das necessidades decorativas do espaço, é necessária a aplicação de um modelo específico de fita, que atenda às exigências e trabalhe para melhorar o décor do cômodo.

Então, você conhece os principais modelos de fita disponíveis no mercado? De forma geral, podemos dividir em três categorias: as de luz branca (fria), luz amarela (quente) e as coloridas, ou RGB. Há, também, as chamadas RGBW, que possuem tanto LEDs de luz amarela/branca quanto coloridas.

Caso você esteja se perguntando qual a melhor opção, saiba que a resposta, como dissemos anteriormente, depende muito do ambiente que você deseja decorar. Cômodos como a cozinha, por exemplo, priorizam a luz branca ou amarela, enquanto o quarto, a amarela ou colorida.

No caso da luz, um aspecto fundamental a ser observado é a temperatura – quente ou fria e se a fita escolhida é dimerizável, ou seja, se a intensidade de iluminação pode ser ajustada. Isso é bom não somente para os aspectos técnicos, mas também decorativos, já que intensidades diferentes podem criar efeitos diferentes.

3 ideias práticas de decoração para a sua casa

Agora que você já sabe sobre como as fitas de LED funcionam, hora de colocar as ideias em prática! Por isso, preparamos algumas delas, para que você se inspire e transforme sua casa ou apartamento. Olha só:

Para a cozinha

fita de led para cozinha

O básico sobre decoração com LED para cozinha nós já te contamos: optar pelas luzes brancas ou amarelas é um ótimo caminho. Indicamos esse tipo de fita porque são as que mais oferecem conforto visual, essencial para esse local da casa – especialmente a amarela, que cria a sensação de conforto no ambiente.

No entanto, outra dica essencial são os locais estratégicos em que você pode instalá-las!

No teto é o lugar mais clássico, em todos cômodos. Porém, para a cozinha, você pode apostar no diferencial, fixando as fitas na linha do piso, nas bancadas e, em cozinhas de estilo americano, na rodabanca.

Isso não somente adiciona valor funcional, pois melhora a visualização dos itens no interior de armários, mas também cria um efeito decorativo moderno, clean e diferente. Aliás, caso deseje algo bem diferente, nada impede a instalação das fitas coloridas, para criar contrastes de cores e um efeito contemporâneo.

Para a sala

fita de led para sala

A sala é o grande centro de convivência do lar. É nela onde recebemos convidados, passamos tempo em família e uma grande parte do tempo que passamos em casa, juntamente com o quarto.

Aqui a nossa dica é escolher o modelo que mais tem a ver com o seu estilo pessoal: gosta do visual minimalista, moderno e até mesmo com um certo tom de tradicionalismo? Então, o ideal seria investir em fitas de luz monocromática (cor única), de preferência em temperatura mais quente, para trazer a sensação de aconchego que o ambiente pede.

Agora, se você gosta da decoração mais atual, colorida e cheia de vida, aposte nas RGB e crie efeitos visuais diferenciados para cada situação: uma reunião de amigos, assistir a um filme, descansar… são diversas as possibilidades de ajustes!

Quanto ao local de aplicação, recomendamos a instalação no teto, para criar um efeito mais amplo e difuso, melhorando a iluminação do cômodo. Para adicionar toques decorativos, também é possível instalá-las atrás de móveis, painéis e da própria televisão – diferenciado e original!

Para o quarto

fita de led para o quarto

Chegamos à grande estrela do décor com fitas de LED, o quarto. Esse é o local em que se é possível tirar o máximo proveito dos benefícios dos modelos – sobretudo os coloridos, afinal, nada melhor do que criar vários cenários para o seu próprio lugar.

Ainda assim, a mesma dica vale para a cozinha: apostar em locais estratégicos! Para efeito geral, as opções coloridas não deixam a desejar, mas não são recomendadas, por exemplo, ao espaço de estudo, onde as fitas monocromáticas são mais indicadas.

As outras possibilidades de aplicação também são várias – nas paredes, no teto, no chão, ao redor dos móveis, como complemento de outras decorações, como placas, quadros e murais… A criatividade é o limite!

Da mesma forma, os ajustes quanto às cores são pessoais, o que significa que você pode ajustá-los como bem preferir. Felizmente, a maioria das fitas de LED comerciais já vêm com várias configurações pré-definidas, então é só explorar as possibilidades!

Então, preparado(a) para implementar esse tipo de decoração em seu projeto? Aproveite, também, para saber mais sobre iluminação indireta e como utilizá-la a seu favor. Acompanhe nossas atualizações para mais dicas, ideias e conteúdos do universo da iluminação decorativa! Até mais!

Deixe um comentário