Fita de LED: onde usar? Confira 5 inspirações!

Essa tendência é relativamente nova, mas já chama atenção pelas possibilidades que oferece: o uso de fita de LED é uma maneira rápida, prática e eficiente de garantir um estilo diferenciado nos ambientes. Sabe por quê? Graças as opções de combinações, efeitos visuais e temperaturas de cores diferentes, é possível dimerizar as fitas de LED para criar diferentes soluções nos ambientes – o que dá ao acessório uma ampla versatilidade, que pode ser explorada ao máximo, especialmente quando o assunto é decoração.

Além disso, por serem simples de instalar, trata-se de uma opção para aqueles que desejam transformar o cômodo, sem sair do orçamento. Ou seja, esse tipo de iluminação é criativa e funcional!

Ah! A decoração com fitas de LED pode parecer simples e intuitiva – e, de fato, é! No entanto, nada melhor que poder contar com quem entende do assunto para dar dicas essenciais e práticas de como otimizar o trabalho e ainda conseguir efeitos sensacionais. Pensando nisso, separamos as melhores ideias decorativas para transformar seu lar em poucas etapas.

Luz amarela, branca ou RGB: qual opção escolher?

Como você deve imaginar, existem inúmeros modelos de fitas de LED, cada uma com suas particularidades, benefícios e desvantagens. A escolha do modelo ideal deve levar em conta, acima de tudo, o tipo de ambiente que receberá o acessório. Isso porque, dependendo das necessidades do espaço, é necessária a aplicação de um modelo específico de fita, que atenda às exigências.

De forma geral, podemos dividir em três categorias: as de luz branca (fria), luz amarela (quente) e as coloridas, ou RGB. Há, também, as chamadas RGBW, que possuem tanto luzes coloridas, quanto a luz branca quente ou fria, variando conforme o produto.

Caso você esteja se perguntando qual a melhor opção, saiba que a resposta, como dissemos anteriormente, depende muito do ambiente que você deseja utilizá-las. Cômodos como a cozinha, por exemplo, priorizam a luz neutra, enquanto o quarto, a amarela é para reforçar a sensação de aconchego.

No caso da luz, um aspecto fundamental a ser observado é se a fita escolhida é dimerizável, ou seja, se a intensidade de iluminação pode ser ajustada. Isso é bom não somente para os aspectos técnicos, mas também decorativos, já que intensidades diferentes podem criar efeitos diferentes.

Como decorar a cozinha, sala e quarto com fita de LED?

Agora que você já sabe sobre como as fitas de LED funcionam, hora de colocar as ideias em prática. Por isso, preparamos algumas delas, para que você se inspire e transforme sua casa ou apartamento. Olha só:

1- LED na cozinha

O básico sobre decoração com fitas LED na cozinha nós já te contamos: optar pelas luzes neutras é um ótimo caminho porque são as que mais oferecem conforto visual, essencial para esse local da casa.

No entanto, outra dica essencial são os locais estratégicos em que você pode instalá-las: para a cozinha, você pode apostar no diferencial, fixando as fitas, nos armários e, em cozinhas de estilo americano, na rodabanca.

Isso melhora a visualização dos itens no interior de armários, mas também cria um efeito decorativo moderno, clean e diferente.

2- LED na sala

A sala é o grande centro de convivência do lar. É nela onde recebemos convidados, passamos tempo em família e, na maioria das casas, a sala é a conexão com os outros cômodos, por isso, deve possuir o estilo dos moradores.

Aqui a nossa dica é escolher o modelo que mais tem a ver com o seu estilo pessoal: gosta do visual minimalista, moderno e até mesmo com um certo tom de tradicionalismo? Então, o ideal seria investir em fitas de luz monocromática (cor única), de preferência em temperatura mais quente, para trazer a sensação de aconchego que o ambiente pede.

Quanto ao local de aplicação para sala, recomendamos a instalação da fita LED com difusor em sancas para criar um efeito mais amplo e difuso, melhorando a iluminação do cômodo. Para adicionar toques decorativos, também é possível instalá-las atrás de móveis, painéis.

3- LED no quarto

O quarto é o local em que se é possível tirar o máximo proveito dos benefícios das fitas – sobretudo a RGB, afinal, nada melhor do que criar vários cenários para o seu próprio lugar.

Ainda assim, a mesma dica vale para a cozinha: apostar em locais estratégicos! Para efeito geral, recomenda-se uma fita com 1650L/M, já nas áreas de estudos de 500 a 700 lúmens serão suficientes.

As outras possibilidades de aplicação também são várias – na cabeceira, na sanca, embaixo de algum móvel suspenso… A criatividade é o limite!

Da mesma forma, os ajustes quanto às cores são pessoais, o que significa que você pode ajustá-los como bem preferir. Felizmente, a maioria das fitas de LED comerciais já vêm com várias configurações pré-definidas, então é só explorar as possibilidades!

5 ideias de decoração com fita de LED

Conhecendo todas as funcionalidades das fitas LEDs, é notável que essa tendência caminha lado a lado com a beleza e visibilidade, agregando a decoração e enriquecendo o espaço com muita modernidade. Diante de toda essa versatilidade, reunimos algumas ideias de decoração para te ajudar a aplicar esse conceito aí na iluminação da sua casa. Veja:

1- Sancas de gesso

Uma das formas mais tradicionais de aplicar o LED é nas sancas de gesso com perfis metálicos e difusores, encaixados nos vãos das sancas – sofisticado e moderno!

Sala de estar decorada com sancas de gesso

2- Atrás dos móveis

Essa sugestão é perfeita para criar efeitos de marcações nos móveis, oferecendo uma profundidade na parte posterior das peças. É possível aplicá-los em cabeceiras, quadros, racks, espelhos e até mesmo em acabamentos e divisórias de nichos.

Aproveite para conferir quais móveis fazem parte do catálogo da Decor Lumen! São peças belíssimas que você, certamente, vai se apaixonar.

Quarto de casal com cabeceira decorada com fita de LED

3- Parte superior dos móveis

Se o seu projeto conta com móveis feito sob medida, as fitas de LED podem entrar nas partes superiores das peças, ajudando na iluminação geral, já que a luz é rebatida no teto e espalhada pelo ambiente.

Sala de estar com móvel em cima da TV decorado com fita LED

4- Escadas

Nesta proposta, além de uma função estética, os LEDs agem como meio de segurança, transmitindo maior visibilidade entre os degraus.

Imagem de escada em ambiente interno decorada com fita LED

5- LEDs coloridas na decoração

Podemos ousar um pouquinho mais e apostar em uma decoração mais futurista e cheia de personalidade utilizando os LEDs coloridos. Para elas, não há regras: faça um ambiente para chamar de seu!

Imagem de sala gamer decorada com fita LED

Então, preparado para implementar esse tipo de iluminação em seu projeto? Se inspire em nossas dicas e crie efeitos para os ambientes da sua casa utilizando as fitas de LED, trazendo valorização e eficiência aos espaços.

Aproveite, também, para saber mais sobre iluminação indireta e como utilizá-la a seu favor. Acompanhe nossas atualizações para mais dicas, ideias e conteúdos do universo da iluminação decorativa! Até mais

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

3 comentários em “Fita de LED: onde usar? Confira 5 inspirações!”

  1. Similar ao led, o neon tem se tornado cada vez mais presente no quarto de jovens, especialmente os que gostam de videogames. Obrigado pelas dicas. São ótimas ref para esse desafio de montar uma sala no planner5d.

    Responder
    • Ficamos felizes que você tenha gostado das dicas, Marco, realmente o led e o neon estão em alta e compõem muito bem uma decoração gamer. Continue acompanhando nossos conteúdos por aqui e em nossas redes sociais @decorlumen 💡🧡

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.