3 modelos de balizadores para instalar na sua casa

Os balizadores são usados para iluminar a casa tanto na parte interna quanto na externa. Para isso, existem 3 modelos fundamentais que transformam a aparência dos seus ambientes. Primeiro, conheça o que é um balizador; segundo, aprenda os diferentes tipos e onde usá-los; terceiro, saiba como funciona a instalação.

Aproveite a leitura!

balizador piso 2

O balizador é um spot de luz direcionada, criando o efeito holofote, sendo usado para orientar a atenção ou direcionar o caminho. Por isso é fundamental que sua casa tenha balizadores tanto na parte externa quanto interna.

Mas, antes de sair colocando balizadores em todos os locais, há algumas técnicas que você deve seguir para harmonizar o ambiente e criar uma iluminação aconchegante.

Os balizadores são classificados por forma de instalação, isto é, onde serão colocados no piso, na parede ou jardim. Continue acompanhando a leitura e conheça mais detalhes sobre eles, suas funcionalidades e como instalar.

Modelos de balizadores – conheça os principais

Há 3 modelos de balizadores, todos possuem o objetivo de orientar o caminho e direcionar a atenção, mas cada um é instalado de uma forma diferente causando um efeito visual único. Conheça as especificações de cada um.

1 – Balizador de piso

balizador de piso

Os balizadores de piso podem ser embutidos, ficando todos escondidos abaixo das superfícies para aparecer apenas as luzes. São super discretos e nota-se apenas a iluminação no caminho, não prejudicando a passagem ou apresentando riscos de tropeçar em alguma luminária.

Onde podem ser instalados:

  • Escadas internas/externas: instalar balizadores nos degraus é essencial para sua segurança, iluminar a escadaria e orientar seus passos. Além disso, instale para guiar o seu caminho como uma espécie de passarela;
  • Corredores internos: instale nas laterais do corredor para iluminar, ampliar o ambiente e não prejudicar a visão do ambiente ao apagarem-se as luzes principais;
  • Hall de entrada externo: coloque na área externa, próximo à porta principal. Os balizadores tornam o ambiente um ponto de destaque, agregando na decoração, que adquire características mais contemporâneas e industriais e proporciona a sensação de grandiosidade a quem passa por ele agregando no hall de entrada;
  • Borda da piscina: é uma das peças-chave para os pequenos detalhes que importam da casa, por isso, instalar balizadores na piscina é essencial para manter a funcionalidade, aconchego e segurança. Você pode usá-la a qualquer momento da noite.

É possível realizar a instalação em diferentes tipos de solo: madeira, mármore, granito, concreto, porcelanato, pedra, enfim, em todos os revestimentos e pisos você pode instalar um balizador.

2 – Balizador de parede

balizador de parede

O balizador de parede é fundamental para áreas internas que precisam de destaque, como quadros e objetos decorativos diferenciados ou em corredores amplos para não ter o perigo de esbarrar.

Já na área externa, é aproveitado em muitos locais. Confira algumas possibilidades:

  • Garagem: ilumine a garagem para garantir maior segurança ao entrar e sair;
  • Corredores: instale nos corredores laterais da casa para iluminar até os mínimos detalhes e não criar um vão de escuridão;
  • Piscina interna e externa: além dos balizadores de piso, coloque também nas paredes laterais da piscina para trazer aconchego.

balizador de parede

3 – Balizador de jardim

Este modelo de balizador é como um poste de luz pequeno que ilumina de baixo para cima. Geralmente, ele se mistura com as plantas e costuma passar despercebido no jardim, vemos apenas a luz clareando as folhagens.

É a iluminação ideal para jardins sustentáveis, tanto que fica refinada, iluminando as flores, árvores, pedras e vasos.

Como instalar o balizador – confira o passo a passo

como instalar balizador

Agora que já conhece toda a funcionalidade e onde instalar cada modelo, vamos ensinar você os passos para instalação corretamente.

  1. Desligar a chave geral: não deixe energia circulando mesmo que tenha chaves isoladas, específicas e separadas. Durante a instalação, você pode se empolgar, mudar de local e acabar esquecendo que aquele cômodo não teve a chave desligada. Previna-se!
  2. Posicione os balizadores: coloque todos espalhados como um rascunho e visualize o resultado final. A distância entre eles, obrigatoriamente, deve ser maior que 50 cm, para que a composição seja suave e não fique carregada. E quanto maior o balizador, mais longe um do outro;
  3. Abra o espaço: faça a cavidade de acordo com o tamanho do spot que você comprou, posicione e veja se a direção da luz está correta. Deixe, para drenagem, 15 cm de brita;
  4. Prepare a fiação: passe os fios e os cabos de energia por um conduíte ou usando um cabo PP diretamente no solo;
  5. Finalize com silicone: para fixar a luminária, passe silicone onde é necessário, inicialmente, nas bordas. Depois, faça os acabamentos de acordo com o local de instalação – piso, parede, gesso, drywall, isopor, concreto etc.

Pronto, basta ativar o sistema de energia e ver o resultado final; óbvio que a noite será o auge! Ficou na dúvida? Temos um post completo sobre como instalar balizadores no solo aqui no blog – não deixe de conferir.

Os balizadores, são, de fato, muito úteis para a área externa da casa. Quer saber mais sobre como decorar esse ambiente? Confira nosso post sobre as edículas e fique por dentro do assunto.

Até o próximo post.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.