Cores do Ano Novo: significados e como usar na decoração!

Quais são as cores do Ano Novo e como decorar!

Quando um ano está prestes a acabar, nada como pensar com carinho em como comemorar o fim de mais um ciclo, incluindo as lutas e batalhas que ganhamos e as que perdemos de cabeça erguida. A melhor forma de aproveitar essa passagem de bastão é com as cores e seus significados que queremos para os próximos 12 meses.

Por isso, nós preparamos um conteúdo completo sobre as cores do Ano Novo e como combinar e decorar com elas, então vamos nessa? Continue lendo e saiba tudo o que precisa para ter o melhor Réveillon de todos.

Qual o significado das cores no final do ano?

O primeiro passo para decidir como decorar e qual cor usar no ano novo e saber o que cada uma significa, para que você possa usar e abusar daquilo que mais anseia para o próximo ano, então confira abaixo as principais cores e o que elas simbolizam:

  • Branco: calmaria, serenidade, paz, leveza e pureza;
  • Prata: inovação, mudanças, novidades e modernidade;
  • Dourado: riquezas, boas venturas, sucesso e prosperidade;
  • Vermelho: paixão, afeto, desejo e intensidade;
  • Rosa: amor, ternura, afeição, e carinho;
  • Lilás ou roxo: espiritualidade, autoconhecimento, intuição, desenvolvimento pessoal;
  • Amarelo: dinheiro, alegria e descontração;
  • Laranja: energia, garra, coragem, animação e entusiasmo;
  • Azul: equilíbrio, harmonia, honestidade e confiança;
  • Verde: saúde, positividade, esperança e sorte;
  • Preto: autonomia, decisiva e autoridade;

Então, agora conseguiu escolher o que você mais procura? Se você se interessar também, confira nosso post sobre as cores que combinam com laranja. E, é claro, nós não vamos criar uma decoração com apenas uma cor, então para te ajudar a gente trouxe algumas das combinações mais comuns da decoração. Afinal, você pode muito bem buscar por algo mais pessoal usando as cores em sua roupa, assim como buscar boas venturas para todos na comemoração usando os detalhes em casa.

Combinações mais usadas na decoração

Vamos entrar mais em detalhes agora para quem está pensando em misturar cores na decoração, afinal é uma forma mais sútil e elegante de trazer os desejos para o novo ciclo que se inicia. Por isso, venha conferir as combinações mais usadas no fim de ano:

1 – Branco e dourado: tradicional e elegante

Imagem em destaque das cores branco e dourado

É muito comum que as pessoas usem o branco como base nas decorações, isso porque é a cor tradicional dessa comemoração, então focar nela é um tiro certeiro. Mas, você pode apostar nela e misturar alguns detalhes com o dourado. Essa é uma escolha bem clássica, em busca de renovações positivas, ricas e muito tranquilas.

2 – Branco e prata: boas energias vindo aí

Imagem em destaque das cores branco e prata

Quem não gosta de inovações e mudanças positivas, não é mesmo? Por isso, usar essas duas cores ajuda a trazer um visual bem harmônico e ainda traz a espiritualidade de buscar com por um ano completamente novo, diferenciado e com muitas novidades incríveis.

3 – Branco, prata e dourado

Imagem em destaque das cores branco, cinza e dourado

No caso das pessoas indecisas, saiba que é possível muito bem misturar as três cores clássicas dessa época, sem medo! Você pode explorar o uso do dourado e do prata misturados, trazendo uma ótima sintonia de inovações ricas e muito prósperas, junto com a paz do branco!

4 – Azul e branco: começando o ano com serenidade

Imagem em destaque das cores branco e azul

Depois de um ano cheio de acontecimentos, muitas pessoas só querem um pouco de paz e serenidade nos próximos meses, assim, o uso de branco com azul, além de ficar muito bonito e delicado, também traz uma ideia muito bacana de harmonia no ano que começa, com muita paz e tranquilidade.

5 – Rosa e dourado: para um ano de muito amor

Imagem em destaque das cores rosa e dourado

Os tons de rosa claro são muito usados no fim do ano, principalmente nas casas de quem quer um ano de muita leveza e romantismo, carinho e afeto daquela pessoa especial. Mas é claro que você pode trazer isso de uma forma muito inovadora, apostando no Rosé Gold e trazendo uma incrível harmonia com o dourado, buscando um ano muito amoroso e próspero. Vamos ver como pôr isso em prática, então?

Confira também: Como planejar uma sala de forma simples!

Como decorar a sala para o Ano Novo

Existem diversas formas de fazer decorações de Ano Novo. Para você que gosta de caprichar nas datas comemorativas, nós preparamos algumas dicas simples e acessíveis para todos! Vamos nessa? Continue lendo:

1 – Você pode trabalhar a iluminação

Iluminação de jardim

Normalmente as pessoas utilizam luzes amarelas ou brancas, o que é muito bom para quem busca uma decoração dourada, prata ou branco. Mesmo assim, se você estava pensando em criar uma opção mais colorida e não sabe como aproveitar a luz, nós temos a ideia perfeita e barata. Você pode adquirir uma lâmpada RGB (colorida) e utilizar em alguma luminária que você já tenha, seja abajur, iluminação embutida ou aqueles modelos de jardim e adicionar na decoração, dessa forma refletindo a cor que você deseja.

2 – Dê um novo ar para a casa renovando as decorações

Imagem de uma sala de estar decorada com itens dourados

Outra forma muito simples de renovar de forma simples é usando os objetos que você tem, por exemplo, se o seu sofá tem almofadas marrom ou outras cores mais neutras e você quer uma decoração mais voltada para o colorido, inclua capas de almofada na cor que você deseja. Vale também decorar o espaço com coisas mais básicas e que não ficam tão chamativas, por exemplo com vasos, relógios, quadros e outras decorações em colorido, para combinar com o tema.

3 – Balões e confetes vão dar um ótimo charme

Imagem de balões coloridos

Agora, se você for mais do tipo que gosta de uma decoração bem mais elaborada, com cara de que foi feita só para a ocasião, aposte nos balões e confetes. Isso porque com eles dá tanto para fazer algo bem grande e trabalho quanto algo mais simples. Podendo ser apenas alguns balões próximos ao espumante, para simbolizar a espuma da bebida.

Pode ser balões em números ou letras, como “Feliz Ano Novo” ou o ano que se inicia. Você pode criar arcos ou até espalhá-los pelo chão. Assim como os confetes também ficam muito elegantes quando espalhados pelo local, dando um toque bem festivo à ocasião.

Confira depois sobre a iluminação ideal para cada ambiente.

4 – Faça uma mescla com o que você tem e crie algo novo

Se você quer algo bem diferente, criativo e diferenciado, você pode espalhar balões com palavras feitas a mão, com o que você deseja para o novo ano, como amor, paz, dinheiro, equilíbrio, saúde e por aí vai. Até dá para fazer brincadeiras, guardando esses balões em uma sacola e depois os jogar aos convidados, para cada um receber uma dádiva. Também pode ser feita uma contagem regressiva, estourando os balões desenhados nos últimos segundos do ano!

5 – Mural das lembranças como a atração principal

Ilustração de um mural de lembranças

E para finalizar essas dicas, vamos te dar uma ideia incrível para a atração principal, afinal não tem nada que as pessoas mais gostam do que relembrar os momentos bacanas do ano, então tente revelar as diversas fotos que foram tiradas das situações que mais marcaram o ano e monte um mural, prendendo fitas ou cordas e pregando as imagens ali junto das luzinhas de natal que você ainda não guardou para decorar.

O que achou dessas ideias super bacanas para usar usar as cores do ano novo de forma inesquecível? Aproveite também para conferir o nosso post sobre iluminação em apartamento alugado! Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.