Decoração com pallet: veja como usar em diferentes ambientes

A decoração com pallet se tornou uma verdadeira febre nos últimos anos, principalmente por quem adora colocar a mão na massa e criar suas próprias decorações — ou, até mesmo, seus móveis!

O tipo de decoração ganhou espaço por conta da onda de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais, com foco total na redução de produção de lixo.

E, para isso, os pallets são extremamente versáteis e, com eles, é possível criar diferentes projetos e decorações para todos os espaços da sua casa, sendo uma ótima alternativa para quem gosta de DIY!

Quer saber mais sobre como a decoração com pallet pode modernizar o seu lar? Confira nossas dicas!

Veja como usar o pallet em diferentes ambientes

Como os palletes são versáteis, podem ser usados em diferentes ambientes. E, por serem mais rústicos, funcionam muito bem em ambientes com esse estilo de decoração.

Se você ainda tem dúvidas da versatilidade do material, olha só como ele pode ser aplicado!

Pallet na sala

A sala é um dos ambientes com a maior quantidade de possibilidades de decoração com pallet. No cômodo, é possível deixar a imaginação fluir e adaptar conforme suas necessidades.

Conheça algumas formas de usar a decoração com pallet na sua sala:

  • Sofá: um dos móveis mais fáceis de serem feitos com pallet. É possível criar desde modelos bem simples, ao empilhar pallets e usar almofadas para o assento e encosto, até modelos mais robustos e trabalhados, como o sofá em L ou até mesmo o sofá-cama;

  • Mesa de centro: pode ser feita em diversos tamanhos diferentes, conforme o espaço disponível. Você pode deixá-la apenas na madeira ou acrescentar um tampo de vidro, por exemplo, deixando-a com o acabamento mais bonito;

  • Estante: seja para guardar livros ou até mesmo os objetos utilizados na sala, a estante é um móvel que você precisará de ferramentas para criar. É possível encontrar diversos tutoriais que ensinam a construir estantes com pallets e diferente do que parece, não é um trabalho tão complicado.

Aproveite para saber 10 opções de iluminação de uma sala!

Pallet no quarto

Outro ambiente muito beneficiado pela decoração com pallet é o quarto. Dessa forma, o material é muito bem-vindo para quem gosta de um quarto com visual mais rústico e artesanal.

Existem diversas formas de trabalhar com pallet na decoração do quarto, como, por exemplo:

  • Cama: seja de solteiro, casal ou até mesmo infantil, é possível criar uma cama super macia e aconchegante utilizando pallets. Para isso você vai empilhar pallets, prendê-los com brocas e parafusos para que as placas não se desloquem. Por fim, basta só colocar o colchão por cima;

  • Cabeceira: se você já tem uma cama box, com os pallets é possível criar uma cabeceira super estilosa que vai dar um toque extra à decoração do seu quarto. Você só irá precisar definir o tamanho dela e pregar o pallet na parede. Ainda é possível decorá-lo com luzes, pendentes e até plantas para deixar sua cabeceira ainda mais bonita;

  • Painel para TV: com os pallets é possível criar um painel perfeito para instalar sua TV. Existem diversos modelos diferentes de painéis, até mesmo com prateleiras, nichos que podem completar a sua decoração com livros e pequenos objetos.

Veja 10 modelos de abajur que vão aprimorar ainda mais o seu quarto!

Pallet na cozinha

Na cozinha, também é possível utilizar os pallets! Ainda que não comum, existem maneiras criativas e funcionais de usar o material.

Para ajudar, confira abaixo algumas alternativas:

  • Buffet aparador: são móveis que servem de apoio para as refeições e organização do espaço. Por ser um móvel simples, é possível fazê-lo com pallets — e assim como a mesa de centro, pode acrescentar um vidro em cima para melhor acabamento;

  • Suporte para xícaras e itens de cozinha: é só prender na parede para servirem de suporte para pendurar xícaras ou outros itens de cozinha como talheres, panelas, etc.

Seguindo a proposta de iluminação para ambientes, confira 15 pendentes para a sua cozinha!

Pallet no banheiro

É isso mesmo, o banheiro também pode ficar lindo com pallets. Apesar de não ser tão comum, é possível incluir esse material para dar um up no cômodo:

  • Armário: você pode construir seu próprio armário com pallets. Eles podem ser instalados debaixo da pia ou suspensos na parede, tudo dependerá do espaço disponível;

  • Suporte para toalha: há a opção de criar um pequeno painel na parede que funcione como um suporte para as toalhas usadas, mas também para guardar toalhas limpas, papel higiênico e outros suprimentos que possam ser necessários no cômodo.

Aproveite para ler: Iluminação para banheiro: qual utilizar?

Pallet na varanda

Quem mora em apartamento não precisa abdicar dos pallets, isso porque é possível usá-lo em sua varanda! Olha só algumas ideias:

  • Horta: ter uma horta em casa é incrível, não é mesmo? E você pode criar uma horta usando pallets, podendo ser no chão ou suspensa na parede;

  • Puffs: assim como os sofás, os puffs também podem ser feitos de forma simples, mas extremamente confortáveis, tornando a varanda um ótimo lugar para descansar, receber amigos ou até mesmo ler um livro e meditar.

É hora de saber tudo sobre Iluminação para varanda: como fazer e quais produtos usar!

Pallet no jardim

Um dos lugares onde os pallets são mais utilizados! No ambiente, as possibilidades de criação são infinitas e sempre resultam em um toque único para o ambiente.

  • Espreguiçadeira: as espreguiçadeiras são ótimas para descansar ou até mesmo tomar sol no jardim, mesmo que você não tenha uma piscina. E a melhor parte é que elas podem tranquilamente serem feitas com pallets, assim dá um toque ainda mais especial para seu jardim.

  • Balanço: para quem gosta de colocar a mão na massa e criar projetos mais trabalhosos, também é possível criar lindos balanços com pallets. Mas é preciso ter atenção ao desenvolver esse projeto, e garantir que ele seja seguro para uso.

É claro que temos dicas de como fazer um jardim sustentável cheio de estilo no nosso blog! Confira.

A fama da decoração com pallet definitivamente não é à toa! É um material de fácil acesso, tanto para encontrar para doação quanto para comprar com preços bem acessíveis. Cuidando da madeira da forma correta, com sua devida impermeabilização e acabamentos, é possível que seus projetos com pallets durem por muitos anos.

Se você gosta de dicas de decoração, tendências e sempre busca novas inspirações para renovar a sua casa, continue navegando pelo blog da Decor Lumen e aproveite!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.