Dicas de iluminação para área de churrasco: o que você precisa saber!

Entender como iluminar a área do churrasco é um tema muito pesquisado por aqueles que desejam transferir os momentos de descontração em família ou com os amigos para esse espaço, sem abrir mão do conforto e da praticidade que a área interna da casa oferece.

É completamente possível trazer todos os benefícios de dentro do lar para fora, de maneira simples, fácil e descomplicada. Para isso, basta apostar em dois elementos-chave: a iluminação e a decoração.

A iluminação é o fator responsável por deixar o ambiente adaptado, bem-preparado e iluminado, para que todos possam desfrutar dos momentos sem inconveniências. A decoração é responsável por acrescentar os detalhes que criam um ambiente aconchegante, mas também prático e funcional.

A área de churrasco, também conhecida como área de lazer – nos apartamentos – e área externa – nas casas –, é um ambiente tão importante quanto qualquer outro, especialmente porque se trata de um dos centros de convivência do lar, junto com as salas e a cozinha.

Quer saber como deixar sua área de lazer ainda mais útil e bonita? Confira nossas dicas necessárias para que você transforme a iluminação decorativa da área de churrasco da sua casa – porque disso a Decorlumen entende!

Acompanhe a leitura e descubra tudo o que você precisa saber:

A importância da iluminação para áreas externas (e internas)

De iluminação a Decorlumen entende e, por esse motivo, podemos afirmar: a iluminação é um dos principais elementos de qualquer cômodo. Isso você já deve saber, mas é sempre bom lembrar que a luz, tanto natural quanto artificial, fazem total diferença na construção de um espaço agradável e aconchegante.

A luz natural, embora limitada ao período do dia, deve ser especialmente privilegiada, uma vez que o sol faz bem para os organismos vivos – nós e quaisquer plantas ornamentais que você possua dentro de casa – e contribui para a manutenção de temperatura nos espaços internos da casa.

Quando a luz solar acaba, é aí que entra em cena a iluminação artificial que, graças às invenções cada vez mais tecnológicas, está disponível em uma variedade sem fim de opções, cores, temperaturas e intensidades.

É comum pensarmos que o enfoque da iluminação das áreas externas é a luz natural – o que não é errado. Porém, para que você e sua família possam tirar o máximo de proveito do ambiente, é fundamental que toda essa tecnologia seja aproveitada em todos os lugares da casa.

Dúvidas em como fazer isso? Veja só a lista de dicas que separamos para te ajudar a ter uma área de churrasco bem-iluminada, útil e agradável a todos os momentos:

  • Deixe a luz natural entrar

A primeira dica da nossa lista é nada mais que um lembrete: deixe a luz natural entrar! Isso significa abrir as janelas, no caso dos apartamentos, e aproveitar o espaço externo, no caso das casas.

Essa dica é muito útil no caso de confraternizações e reuniões que aconteçam durante o dia, pois é quando a luz solar é mais intensa e pode até mesmo dispensar a utilização de qualquer fonte artificial de luz.

churrasqueira com luz natural

  • Utilize o modelo de lâmpada certo

Para poder usufruir da área de churrasco do seu lar durante os períodos de baixa luminosidade natural, tudo começa pelo básico: a escolha da lâmpada mais apropriada para esse tipo de ambiente.

As lâmpadas de LED têm ganhado destaque nesse sentido, por apresentarem grandes vantagens e serem o modelo de melhor custo-benefício. As lâmpadas desse tipo são tecnológicas e projetadas para durarem um longo período de tempo, aumentando sua vida útil.

Além disso, também possuem a vantagem da eficiência e da economia, pois são capazes de iluminar uma área maior gastando menos energia. Isso tudo combinado com a alta capacidade de iluminação, tornam as lâmpadas de LED a melhor opção de investimento para sua área de lazer.

Inclusive, temos um post inteiramente dedicado aos tipos de lâmpadas mais adequados para cada ambiente – não deixe de conferi-lo!

churrasqueira com luz led

  • Invista em luminárias de teto

Essa dica é para quem gosta de combinar a iluminação com aspectos de decoração – mas também serve como dica útil para todos que desejam otimizar a área de churrasco do lar. As luminárias de teto são uma ótima opção para deixar o ambiente moderno, elegante e claro.

Existem diversos tipos de luminárias, porém, para a área externa, damos destaque aos modelos que são fixados no teto (e na parede, mais adiante), também conhecidos como pendentes. Trata-se de luminárias eficientes, econômicas e que sem dúvida darão um up na decoração do ambiente.

Você pode escolher o pendente que mais combina com as suas preferências e com o estilo de decoração da sua casa/apartamento: industrial, eclético, vintage, clássico; ou pelo material: feito em metal, madeira, plástico, bambu – abuse da criatividade.

churrasqueira com luminaria de teto

  • Aposte nas arandelas externas

Um outro tipo de luminária indicada para o espaço de lazer são as arandelas. O nome pode parecer um tanto estranho, mas essas luminárias são basicamente peças de iluminação que são fixadas na parede e fornecem iluminação direta ou indireta para a área.

Assim como os pendentes, as arandelas também podem ser encontradas em uma ampla diversidade de modelos e estilos que complementam muito bem a decoração pré-existente no local e adicionam toques frescos de beleza e estilo.

Além disso tudo, é vantajoso investir em arandelas porque elas não ocupam muito espaço, são eficientes e adaptam-se muito bem ao ambiente externo de casas e apartamentos. Caso queira saber mais sobre os tipos de arandela, confira nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto aqui no blog.

churrasqueira com arandela

 

 

  • Spots de luz para iluminação complementar

Por fim, na nossa lista de ideias para iluminação da área de churrasco, trouxemos uma solução contemporânea, original e super versátil, que são os spots de luz. Graças à toda essa versatilidade, é possível criar vários efeitos luminosos com a aplicação desses objetos.

Os spots criam um efeito que combina muito com os estilos industrial e eclético, pois geralmente são arranjados em trilhos eletrificados que permitem a mobilidade e o direcionamento do feixe de luz para o local indicado.

Por esse motivo, você pode criar diferentes efeitos de iluminação, criar pontos de luz na área das mesas e da churrasqueira, por exemplo, privilegiar a claridade em determinadas regiões do espaço, enfim, são infinitas as possibilidades agregadas pela instalação de spots na área de lazer do seu lar.

Eles também podem ser utilizados em combinação com os outros objetos dessa lista, como as arandelas, lâmpadas e outros modelos de luminárias. Da mesma forma, o arranjo dessas peças é importante não só para garantir a luminosidade, mas também a parte decorativa do projeto.

E então, gostou das nossas dicas? Siga o blog Decorlumen para receber atualizações semanais de ideias, sugestões e inspirações diretamente do universo da iluminação decorativa. Sucesso e até a próxima postagem!

Deixe um comentário