Dicas úteis para acertar na decoração do hall de entrada do seu lar

A decoração do hall de entrada faz parte das tarefas de decoração que fazem total diferença no design de interiores de todos os lares. Por ser um espaço compacto, ele costuma passar despercebido e ser acaba sendo deixado de lado.

No entanto, o hall de entrada é o primeiro lugar em que se tem acesso ao chegar em casa, ou seja, é a porta de entrada do seu lar. Por esse motivo, nada melhor do que causar uma boa primeira impressão, certo?

Você sabia que é possível repaginar o visual do hall de entrada das casas, apartamentos, sobrados e ambientes de todos os tipos e metragens? O melhor de tudo: de forma simples, prática e acessível.

Quer saber mais? Acompanhe as dicas valiosas especialmente preparadas pela Decor Lumen no post dessa semana, olha só:

Por que decorar o hall de entrada do meu lar?

Bom, antes de mais nada, você precisa entender a importância e a influência que uma boa decoração no hall de entrada faz para a casa como um todo. Como você sabe, são os pequenos detalhes que fazem a diferença e contribuem para que o seu lar fique ainda mais belo e receptivo.

Além disso, os diferentes espaços dentro de uma casa – ou um apartamento –, precisam estar bem delimitados, uma vez que cada um deles desempenha uma função específica dentro do conjunto domiciliar, criando e transmitindo sensações e sentimentos.

Embora o hall de entrada não seja um centro de convivência dentro dos domicílios, como a cozinha, o quarto e a sala, é um espaço em que há bastante fluxo de pessoas: os moradores chegam e saem várias vezes por dia, os convidados são recepcionados, enfim, o trânsito de pessoas traz consigo a necessidade de repaginação.

Afinal, quem não gosta de uma casa bem-decorada, harmônica e com uma estética visual coesa, não é mesmo? Sem falar que o hall de entrada pode ser completamente adaptado para ter o máximo de eficiência em espaço, armazenamento e receptividade.

Casa ou apartamento: tem diferença?

Em geral, não existem muitas diferenças entre o hall de entrada em apartamentos e em casas. O fator determinante, no caso, é a planta do seu imóvel, que pode ter sido projetado com ou sem um espaço dedicado para o hall.

Mesmo que o seu lar não tenha um hall de entrada propriamente dito, você pode dedicar um pequeno espaço na região da porta de entrada e transformá-lo em um hall: é aí que entra a mágica da decoração!

Com as peças de iluminação certas, as cores de parede e itens de decoração apropriados, o seu cantinho pode receber a adição de um espaço extra, sem que você perca espaço útil para isso.

Seja grande ou pequeno, bem-definido ou quase inexistente, qualquer hall de entrada pode ficar completamente receptivo, estiloso e alinhado com as mais altas tendência de décor. Como? Olha só:

Hall de entrada moderno: dicas de como decorar

hall de entrada com bancos

Decorando o teto: a iluminação também importa!

O primeiro lugar que será alvo da nossa renovação a fim de se ter um hall super chique é o teto – que, cá entre nós, costuma ser bastante negligenciado em se tratando de decoração. Investir em uma peça que complemente o resto da decoração planejada é essencial para um resultado final deslumbrante.

As luminárias são a opção mais recomendada nesses casos, pois elas são especificamente destinadas para a iluminação de lugares e cômodos estratégicos, como a área de recepção. Você pode optar por um modelo pendente, maior e mais imponente, ou um plafon, menor e mais discreto.

Nas paredes: os detalhes que fazem a diferença

É aqui que a metamorfose acontece! As paredes servem para delimitar os espaços, para serem preenchidas de vida e, claro, para pregarmos objetos decorativos. A lista é longa, mas separamos alguns itens para você se inspirar:

1. Quadros decorativos

hall de entrada quadros

Mais voltados ao design, os quadros decorativos adicionam um toque de leveza e descontração à área de recepção do seu lar. Aqui, você pode usar a criatividade e compor conjuntos com quadros de diferentes tamanhos e estilos, apostando nas imagens, frases inspiracionais, fotos e o que mais a criatividade mandar!

2. Molduras boiserie

hall de entrada molduras

As molduras costumam ser mais simples, então o ideal é combiná-las com outros elementos de decoração, como quadros ou prateleiras. 

3. Nichos de armazenamento

hall de entrada com nichos

Tendência que surgiu com tudo nos últimos anos, os nichos de armazenamento são pequenos quadrados feitos em materiais diversos, mas, sobretudo, madeira, que podem funcionar tanto como mini-estantes, para guardar outros artigos decorativos, ou como peça funcional, adicionando espaço de armazenamento extra ao ambiente.

4. Ganchos

hall de entrada com ganchos

Ideais para pendurar chaves, casacos, guarda-chuvas e quaisquer outros objetos, os ganchos são a opção certa quando o assunto é praticidade. Eles são o exemplo perfeito de como a decoração pode se juntar com a funcionalidade e fazer maravilhas no hall de entrada do seu lar!

5. Espelhos decorativos

hall de entrada com espelhos

Os espelhos são essenciais por vários motivos, mas os principais deles é que, no hall de entrada, eles criam a sensação de que o espaço é maior, o que é uma vantagem para quem possui limitações de espaço e, também, porque é sempre bom conferir o visual antes de sair de casa.

6. Uma boa pintura

hall de entrada pintura

Na nossa lista de decoração para parede não poderia faltar, naturalmente, uma boa pintura. As cores fazem total diferença no design do espaço e na integração dele com o restante dos cômodos. 

Para dar destaque ao hall, você pode fazer um desenho personalizado na parede de mais destaque, ou, para quem gosta de um estilo mais clássico, pintá-la com um tom mais neutro e caprichar nos artigos decorativos.

No chão: toques extras de decoração

Porque todos os cantos merecem a mesma atenção, também listamos algumas dicas de decoração para o chão do seu hall de entrada:

1. Luminárias de chão

hall de entrada luminária de chão

Para criar um ponto extra de iluminação que aja em conjunto com a luminária de teto, você pode acrescentar à decoração um modelo de chão, que combine com o estilo de decoração adotado e o complemente bem. O resultado final é um espaço bem-iluminado e cheio de personalidade. 

2. Plantas ornamentais

hall de entrada com plantas

Seguindo as últimas tendências de décor, as plantas ornamentais estão cada dia mais entre as queridinhas de quem entende de decoração: isso porque o verde da natureza combina muito bem com o ambiente domiciliar e ajuda a criar a sensação de tranquilidade e harmonia que muitos procuram.

O ideal é optar por modelos de médio porte, para não sobrecarregar o espaço de informações, e finalizar com a escolha de um lindo vaso!

Móveis: os ajustes finais

Por fim, para encerrar com chave de ouro as dicas Decor Lumen para a decoração do hall de entrada do seu lar, separamos algumas dicas de móveis que mesclam decoração e utilidade: detalhes importantes em qualquer projeto de repaginação:

1. Estantes

hall de entrada elevador

As estantes de hoje em dia já não servem somente para guardar livros. No hall, você pode utilizá-las para dar um plus no espaço de armazenamento do espaço: assim você pode guardar chaves, pertences pessoais, peças de roupas e, ainda, adicionar um toque decorativo com plantinhas, porta-retratos e outros objetos.

2. Sapateiras

hall de entrada sapateira

Para não contaminar o ambiente interno com a sujeira que vem de fora, especialmente em época de pandemia, é fundamental que os sapatos sejam mantidos o mais longe possível das áreas de convivência da casa, de preferência em um local específico para eles.

Nesses casos, ter à disposição uma sapateira torna-se imprescindível, já que o móvel serve para armazenar os calçados dos moradores e das visitas que chegam e saem, além de manter o ambiente organizado e limpo.

Então, o que achou das dicas Decor Lumen? Que tal conferir nossas dicas de decoração com pendentes, para você renovar todos os cômodos da sua casa? Não se esqueça de seguir o nosso blog – aqui tem novidade toda semana! Até mais!

Deixe um comentário