Haja luz: como escolher a melhor iluminação de piso?

A área externa de uma casa ou de espaços comerciais são espaços que também demandam cuidados estéticos, principalmente para visar a segurança dos frequentadores e agradar a vista. É por isso que a iluminação de piso é essencial, afinal é muito fácil tropeçar em algo no escuro, não é?

Se você reconhece a importância da iluminação tanto quanto nós, fique ligado no post. Vamos responder algumas dúvidas que você pode ter sobre como iluminar o solo dos ambientes com estilo, modernidade e segurança. E de quebra, daremos algumas dicas de decoração.

Pronto(a)? Vamos lá?

Por que a luz é importante?

Assim como os móveis e suas disposições dentro das casas ou espaços de trabalho, a iluminação também é um fator imprescindível. A iluminação, além de clarear o ambiente, pode promover modernidade e diferentes estilos.

Um ambiente iluminado permite que as atividades sejam feitas conforme suas especificidades. Por exemplo, a cozinha não pode ter luz fraca, senão não há como enxergar bem na hora de preparar os alimentos ou comê-los, e nem no banheiro, como você toma banho ou se arruma se a visualização é ruim?

Mesmo não sendo uma área muito utilizada no dia a dia, os espaços externos como quintais e jardins também precisam de luz. Você não gostaria de bater o carro em um vaso ou na parede quando for guardá-lo, não é? Imagina o prejuízo! E ninguém quer tropeçar e cair dentro de sua própria casa ou trabalho.

É por esses motivos que a luz é importante, ela completa a casa e é essencial. A escolha dos tipos de iluminação e a cor das lâmpadas também.

iluminacao para ambiente externo

Tipos de iluminação de piso

Para criar um bom layout de iluminação para a sua área externa, você deve entender quais são os tipos de iluminação de piso/solo, assim você poderá ter uma ideia do que quer em seu projeto ou dirá suas preferências caso tenha contratado alguém para isso.

Os modelos para piso são:

  • Balizadores

Eles são bem úteis para lançar os feixes de luz direta ou indiretamente, pois existem modelos que são mais direcionados e outros que a luz alcança 360º do suporte. Eles são muito utilizados em passagens, como corredores, escadas, jardins, entre outros caminhos.

Por ser impreterivelmente uma lâmpada para solo, os balizadores possuem material blindado e são feitos para aguentar fenômenos da natureza. Não é muito complicado ter um em casa, principalmente se você souber como instalar balizadores, temos muitos posts que ensinam como iluminar o ambiente com qualidade e modernidade.

balizadores

iluminacao para casa

  • Espetos

Essas lâmpadas são mais conhecidas como espetos de jardim, pois a sua forma inferior é justamente de algo pontiagudo para ser fixado no chão. Assim como os balizadores, podem lançar feixes diretos ou indiretos de luz.

Se você posicionar os espetos estrategicamente, pode criar jogos de luzes que trarão ainda mais elegância para seus jardins e outras áreas externas. Se você tem aquela área favorita, que tem um banquinho e, até mesmo, uma fonte ou apenas quer deixar em exposição aquela planta favorita, use um espeto e garantimos que seu espaço ficará lindo!

iluminacao para jardim

  • Luminárias

Esse tipo não é fixo no chão, mas também podem ser consideradas, pois precisam do apoio do solo. Elas são bem versáteis, podem ser usadas em áreas externas, mas são mais comum em espaços internos da casa. Seu foco de luz direcionado dá destaque a algum objeto, por exemplo um canto de estudo.

Mas se a luminária for bem alta, por que não colocá-la próxima a uma mesa de jantar na área de alimentação gourmet? Iluminar a área do churrasco vai ser ainda mais prático com essas luzes.

luminaria

Quantas luminárias são necessárias para a área externa?

É preciso entender alguns fatores para não errar na hora de escolher e comprar sua iluminação. Então, você precisa considerar:

  • Tamanho do espaço

Como foi citado, é importante prestar atenção no espaço que você quer colocar a iluminação de chão. Tem um quintal pequeno? Então coloque poucas lâmpadas, aqui e ali, o suficiente para que o local não fique em escuridão total.

Você tem um jardim enorme e investiu bastante no paisagismo? Então por que não apostar em muitas luzes com várias cores e estilos? Você pode até criar ambientes mais verdes com as lâmpadas de cores.

  • Utilidade

Se for apenas para contribuir com o paisagismo e o local não necessitar de tanta luz, é claro que você não precisa lotar de lâmpadas, não é? Mas se for um espaço gourmet, por exemplo, é sempre bom deixá-lo claro para que o seu momento de lazer não seja atrapalhado por atos comuns como um simples escorregar.

  • Economia de luz

Procure sempre apostar em modelos e lâmpadas mais econômicas. Há quem prefira deixar essas luzes externas ligadas a noite toda, principalmente para segurança, então itens econômicos são mais indispensáveis ainda.

Outra alternativa é usar sensores automáticos para facilitar o trabalho, assim você não precisará acender a luz toda vez que foi sair ou que estiver chegando. Isso ajuda e muito na circulação de pessoas.

Nada de deixar as luzes acesas em horários irregulares, desnecessários. A conta de luz vai nas alturas! Com um sensor de acendimento automático as lâmpadas são acionadas apenas quando o Sol se põe.

iluminação para jardim

Viu só como não é tão difícil escolher a iluminação de piso? Você pode abusar da criatividade. Além disso, escolhendo os produtos certos, pode, com certeza, economizar em energia. É muita praticidade, não é?

Para entender mais de iluminação de ambientes, continue acompanhando nosso blog. Temos posts semanais para que você sempre esteja por dentro das novidades. Até a próxima!

Deixe um comentário