Lâmpadas com filamento de carbono: conheça a tendência!

O estilo vintage vem aparecendo cada vez mais nas tendências de iluminação de ambientes, isso porque ajudam a deixar o local muito mais aconchegante e confortável, assim como também são ótimos itens para trazer estilo e beleza.

Com isso, as lâmpadas com filamento vem tomando espaço na lista de desejo das pessoas, mas você sabe exatamente o que é e como funcionam? Será que valem a pena? Abaixo você vai encontrar todas as informações que precisa para tirar sua conclusão:

Lâmpada de filamento de carbono: tudo que precisa saber

Visando te ajudar a entender melhor sobre essas lâmpadas, nós preparamos este conteúdo completo, explicando o que são, como funcionam, quais são as melhores opções e como usá-las. Ficou interessado? Então continue a leitura:

O que é lâmpada com filamento?

A lâmpada com filamento de carbono é uma peça que emite uma luz amarela menos intensa. Ela tem uma intensidade menor justamente por fazer a iluminação apenas por um único filamento, e por isso, muitas vezes é usada como uma opção decorativa. Mas, você sabe como ela funciona? A gente te explica!

Imagem de duas lâmpadas de filamento

Confira também Lâmpadas Vintage: inspirações e dicas de como usá-las!

Como funciona uma lâmpada com filamento?

Essas lâmpadas possuem as mesmas propriedades de uma incandescente, ou seja, ela produz luz por meio do aquecimento dos átomos. E por ter uma maior produção de calor do que de luz, ela se torna uma peça muito mais voltada pro aspecto decorativo, já que ela acaba esquentando muito mais do que ilumina.

Imagem de lampada de filamento

Qual é a diferença entre filamento de carbono e filamento LED?

As maiores diferenças entre as duas opções são a quantidade de filamentos, a economia e a forma a qual produzem luz. Normalmente os modelos em LED possuem menos filamentos do que as opções em carbono, mas esses modelos produzem luz de uma forma diferente e conseguem iluminar o local sem emitir calor.

As opções de carbono, por sua vez, costumam gastar muito mais energia. Abaixo nós explicamos qual é a melhor lâmpada e porquê, confira ou então venha conferir nosso conteúdo sobre luz indireta, direta e difusa, o que são e como usar?

Imagem de uma lâmpada de filamento

Qual é a melhor lâmpada?

Apesar das lâmpadas de filamento de carbono serem muito bonitas e trazerem para o ambiente uma vibe bastante vintage e retrô, ela pode consumir em média 40 Watts por hora, o que é um número bem alto em comparação com os 2 à 4 Watts das lâmpadas de LED.

Além disso, a de filamento deixa o ambiente mais quente, então não é muito recomendado unir várias em um só espaço. Por fim é importante citar que os modelos em carbono tem uma durabilidade bem menor, de 2000 horas enquanto os modelos de LED duram uma média de 15000 horas. Então, quando pensamos em sustentabilidade e economia, vale muito mais a pena optar por modelos de filamento LED, que vem para agregar essa estética vintage junto às opções de carbono.

Imagem de duas lâmpadas de filamento

É importante apontar que, quando lançados os primeiros modelos, as opções em LED não conseguiam ter muita dimerização (regulação da quantidade de luz), mas com os avanços da tecnologia e do mercado de lâmpadas, hoje em dia é possível encontrar modelos com essa capacidade.

Onde usar lâmpadas de filamento?

Agora que você já conhece mais sobre o assunto, está mais do que preparado para escolher as melhores opções. Nós trouxemos algumas dicas incríveis para fazer uso delas em sua decoração e na composição dos ambientes.

É fundamental lembrar também que os filamentos são boa parte da beleza desse item e, por isso, normalmente as lâmpadas são usadas de forma exposta, ao invés de vir por dentro de abajures e pendentes. Com isso, é muito mais utilizado com suportes abertos, deixando que o charme desse item brilhe sem interferência.

É possível encontrar modelos de pendentes com corda e as lâmpadas na ponta para criar decorações rústicas, assim como modelos em metal que exploram o ambiente de diferentes formas. Existem várias opções, então estude bastante antes de comprar as peças, para conseguir encontrar o melhor modelo para seu espaço. Mas vamos para sua utilização:

Imagem de uma lâmpada de filamento

Iluminação de ambientes para relaxamento

Por ser uma iluminação predominantemente em tons amarelos, essas lâmpadas são a opção perfeita para ser utilizadas em espaço de descanso, como bancadas na área gourmet, quartos, lavabos e salas. Caso você não tenha tanto conhecimento da diferença que as cores das lâmpadas causam na mente humana, confira nosso conteúdo sobre luz quente, luz fria e neutra, qual a diferença e quando usar? O uso mais comum dessas lâmpadas, são em pendentes sobre a mesa de jantar ou ao lado da cama, no quarto.

Imagem de uma lâmpada de filamento

Uso decorativo em ambientes para receber visitas

Outro uso muito comum desse tipo de lâmpada com filamento é como item decorativo, normalmente sendo usada como uma iluminação secundária, acompanhada de outras luzes que abragem mais o ambiente.

Imagem de lâmpadas de filamento

E então, o que achou de nosso conteúdo sobre as lâmpadas de filamento em carbono? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas e te motivado a transformar seu espaço. Aproveite também para conferir nosso conteúdo sobre Iluminação de sala e 10 opções para te inspirar! Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.