Iluminação para quarto de bebê: ideias para se inspirar e decorar

Entre as dúvidas mais comuns entre os pais, especialmente os de primeira viagem, está relacionada ao tipo de luz para o quarto do bebê. Afinal, a iluminação faz toda diferença no projeto final do quartinho dos pequenos.

Pensando nisso, a Decor Lumen preparou um post especial com dicas infalíveis para iluminação em quarto de bebês e, ainda, separamos algumas ideias decorativas, para que você mescle o melhor do conforto com o charme e a fofura que os pequeninos merecem!

Acompanhe a leitura para ficar por dentro do assunto:

Luz no quartinho do bebê: por que é importante?

quarto de bebê cores neutras

Como você já deve saber, é cientificamente comprovado que a luz influencia diretamente na qualidade do sono, ainda mais durante as fases iniciais do desenvolvimento. Nessa fase, o organismo dos bebês têm maior dificuldade em lidar com alterações bruscas nas condições do ambiente, fato que deve ser considerado pelos pais.

A luz azul, por exemplo, inibe a produção de substâncias essenciais para o momento de descanso dos bebês, o que pode resultar em noites intranquilas – tanto para os pequenos quanto para os adultos.

Além disso, durante os primeiros meses de vida, os bebês chegam a dormir 18 horas por dia! Então, por esse motivo, o projeto luminotécnico do espaço destinado ao novo integrante da família precisa ser planejado visando a atender suas necessidades especiais.

Isso sem falar, claro, que a iluminação no quarto dos bebês precisa atender às necessidades das mães e dos pais durante as sessões de amamentação, troca de fraldas, banhos e todas as atividades que venham a acontecer no ambiente.

Resumidamente, é importante atentar-se à iluminação no quarto do bebê porque:

  • O tipo de luz correto facilita o sono e o descanso dos pequenos, enquanto que certos tipos de luz possuem o efeito contrário;
  • A iluminação adequada garante o conforto visual aos olhos sensíveis dos bebês em estágio de desenvolvimento;
  • Um projeto luminotécnico bem executado privilegia as necessidades do bebê, ao mesmo tempo em que não dificulta a realização de atividades como amamentação e trocas de fralda.

Quer saber os tipos de iluminação e peças mais adequadas para quartos infantis? Sem problemas, a Decor Lumen separou algumas dicas preciosas sobre o assunto, confira:

Luz noturna: descanso para bebês (e para os pais)

quarto de bebê cores alegres

Quando a noite chega, é o momento de acender as luzes e contar com a iluminação artificial para clarear os ambientes. É nesse momento que entra em ação a iluminação noturna que, para o quarto dos bebês, precisa ser especial.

Isso porque o ambiente precisa ser preparado para maximizar o conforto dos bebês, ao mesmo tempo em que o tipo de iluminação escolhido não comprometa a decoração do quartinho – e sim complemente-a. 

Felizmente, somos especialistas no assunto e separamos algumas ideias de iluminação que são diferencial quando o assunto é iluminação decorativa:

1. Spots de luz

quarto de bebê luz spots

Os spots são espécies de luminárias embutidas, que são instaladas no teto e formam os chamados pontos de luz, que ajudam a criar a sensação de ambiente tranquilo e induzir o bebê ao sono.

Esse tipo de iluminação pode ser direcionado a áreas estratégicas do quarto, como o troca-fraldas e o espaço de amamentação, que precisam de maior incidência luminosa, e afastado do berço, o que ajuda a promover o bem-estar ao bebê.

2. Plafons e pendentes

quarto de bebê luz pendente

Os plafons e os pendentes são outros tipos de luminárias que se adaptam muito bem ao ambiente infantil, já que também são modelos projetados para a iluminação de áreas restritas e estratégicas dos espaços em que são instalados.

Os pendentes estão disponíveis em vários modelos: o ideal é combinar o design da peça com o estilo escolhido para a decoração do quarto. Já estão disponíveis no mercado modelos exclusivos para quartos infantis, com formas e desenhos criativos e divertidos.

Uma alternativa aos pendentes são os plafons, modelos mais simples e discretos de luminária, mas que não deixam a desejar em beleza e eficiência.

3. Lustre de pequeno porte

quarto de bebê luz lustre

Outra solução em iluminação decorativa para quartos de bebês são os lustres, que costumam a ser grandes, imponentes e cheios de ramificação. Para os quartos infantis, recomendamos que o tamanho seja reduzido, para invocar o clima de delicadeza característico dos ambientes infantis.

LED: a criatividade entra em foco

Os materiais em LED fazem parte das últimas tendências em decoração para todos os tipos de ambiente, mas ganham destaque os quartos. Para o bebê, a iluminação em LED pode ser trabalhada de uma forma criativa e que não prejudique o descanso dos pequenos. Nesse sentido, você pode usar:

1. Fitas de LED

quarto de bebê luz fita de led

As fitas de LED podem facilmente servir como iluminação – nesse caso, elas são fixadas nas paredes, no chão, no teto ou em qualquer superfície do ambiente – e como decoração, especialmente os modelos multicoloridos, que oferecem configurações de luz branca e cores variadas.

Esse tipo de iluminação é ótimo para os pais que não pretendem reformar o quarto do bebê por um longo período de tempo. Dessa forma, à medida em que a criança vai crescendo e, consequentemente, as necessidades de iluminação se modifiquem, o quarto estará plenamente ajustado às necessidades do seu filho.

2. Painéis de LED

quarto de bebê luz painel de led

Os painéis de LED, por sua vez, podem ser instalados nas paredes e nos tetos e, assim como os pendentes, proporcionam uma sensação agradável ao quarto por meio da iluminação de pontos específicos do espaço.

A diferença é que, assim como as fitas, também existem modelos de painéis multicoloridos, o que significa mais ludicidade e estilo ao quartinho do bebê! Além disso, os painéis também podem ser utilizados para criar o efeito de iluminação indireta.

Iluminação indireta: equilíbrio e conforto visual

Tipo de luz mais adequada para quartos infantis, a iluminação indireta consiste, basicamente, em utilizar fontes de luz não-direcionais, isso é, que refletem nas superfícies ou provém de objetos translúcidos e opacos, aumentando o conforto e evitando a fadiga ocular nos bebês.

Para criar um ambiente aconchegante por meio da iluminação indireta, dê preferência a objetos de iluminação específicos, tais como:

Abajures

quarto de bebê luz abajur

A principal vantagem dos abajures é para as mamães: quando bem-posicionados, os abajures fornecem a quantidade ideal de luz ideal para a amamentação. Em cima de criados-mudos e cômodas é o local mais propício para os abajures.

Dê preferências aos modelos com lâmpada de LED de baixa intensidade e cores mais quentes, o que confere um extra no conforto e ajuda a criar sensações de aconchego e tranquilidade. O melhor de tudo é que os abajures ainda são ótimas peças decorativas!

Arandelas

quarto de bebê luz arandela

Outro tipo de luminária, as arandelas costumam ser instaladas nas paredes das áreas externas e corredores, mas saibam que elas podem – e devem – ser aproveitadas nos quartos infantis.

Existem tipos de arandelas específicas para a criação de iluminação indireta. Aliás, já explicamos sobre cada um deles e como usá-los, não deixe de conferir.

Viu só como é possível criar um projeto de iluminação adequado, moderno e com personalidade por meio dos tipos de luz para quarto de bebê? Agora que você está por dentro do assunto, não se esqueça de acompanhar o blog da Decor Lumen!

Por aqui tem mais dicas, explicações, guias e muitos outros conteúdos úteis sobre o universo da iluminação toda semana. Até a próxima!

Deixe um comentário