7 tipos de escadas e como cada uma valoriza um projeto

Se você está construindo uma casa com mais de um andar, precisa ficar por dentro dos tipos de escadas que podem compor o seu projeto. Os modelos são diversos e variam no formato da estrutura, no material do degrau e do corrimão para se encaixar nas mais diversas propostas arquitetônicas.

Além de ser uma parte funcional que liga os pavimentos de um sobrado, a escada também contribui para a estética do local e atua como um elemento da decoração. Ela pode ser o centro das atenções ou ter uma presença discreta que harmoniza com o restante do ambiente.

Conheça 7 formatos de escadas internas e externas para se inspirar e veja qual o estilo que mais se adéqua ao seu gosto e espaço!

1. Escada reta

A escada reta é o modelo mais comum e fácil de identificar. Ela é construída em apenas uma direção, sendo compacta e comprida. Pode até ter mais de um lance com um espaçamento entre eles, mas não faz curvas.

Funciona bem para conectar ambientes pequenos ou médios que apresentam andares com pouca diferença de altura. É muito usada em lofts, mezaninos e apartamentos pela sua simplicidade, fácil construção e versatilidade.

Podem ser construídas de ferro, madeira, além de materiais mais sofisticados, como mármore e porcelanato. A escolha vai depender do estilo de cada projeto.

Outra particularidade da escada reta é que ela conta com um espaço vazio abaixo que pode ser aproveitado para criar um jardim, uma pequena biblioteca ou um escritório.

Que tal uma ajuda para decorar seu cantinho? Confira 10 ideias acessíveis de decoração de apartamento!

2. Escada em U

Lembrando o formato da letra U, esse modelo de escada segue uma linha reta e muda de direção em 180º. Geralmente, tem um degrau maior que liga os dois lances e marca a transição.

Essa é a escolha ideal para ligar ambientes com grande diferença de níveis. É um formato que ocupa bastante espaço, mas se quiser otimizar a área, é só construí-la aproveitando os cantos do ambiente.

Funcionalmente, a escada em U é um modelo confortável para subida, por conta do patamar entre os lances, também chamado de “degrau de descanso”.

3. Escada em L

É um dos modelos mais democráticos de escadas, pois fica bem para compor projetos pequenos e maiores. O formato L se caracteriza por degraus retilíneos que mudam de direção em 90º.

É um tipo de escada que conecta andares sem ocupar muito espaço. Pode contar com diferentes tipos de acabamentos, como concreto, estrutura metálica ou mármore para agradar diferentes propostas de decoração.

4. Escada em leque

A escada em leque tem uma presença bem marcante! Com lances de escada que vão alterando seu tamanho e formando uma curva, é muito utilizada em ambientes mais sofisticados e em casas com estilos mais clássicos.

Esse formato também pode ser aplicado nas escadas em L ou em U que já citamos aqui. Nesses casos, o que vai mudar é que eles não vão ter um patamar ligando os lances, os próprios degraus vão adquirindo formas triangulares e formando uma curvatura.

Assim como todas as outras escadas, é preciso contar também com um projeto de guarda-corpo que pode ser confeccionado em madeira, ferro ou vidro.

5. Escada cascata, plissada ou zigue-zague

Esse tipo de escada é aquela que você consegue ver o formato dos degraus também pelo lado debaixo. O zigue-zague aparente fornece uma leveza e deixa esse item de acabamento mais leve e minimalista ao ambiente.

Pode ter os formatos reto, em L e U e precisa de um bom projeto de sustentação para que os degraus cumpram a sua funcionalidade de forma segura. Para agregar ainda mais à estética, podem ser instaladas fitas de LED em cada um dos degraus.

6. Escada caracol, espiral ou helicoidal

Esse é um dos formatos de escadas mais compactos que existem. Ele é formado por uma estrutura central onde os degraus são fixados, abrindo um leque e formando o desenho de um caracol.

Ela tem um design bem diferenciado que pode compor tanto ambientes contemporâneos quanto mais robustos, dependendo do material que é usado na fabricação.

Um ponto de atenção para esse tipo de escada é que seus degraus ficam vazados e pequenos. Assim, merece atenção com a segurança, principalmente se a casa contar com idosos e crianças.

7. Escada suspensa

Esse modelo de escada transmite a sensação visual de que os degraus estão flutuando! Para gerar esse efeito, todo o suporte de sustentação dessas superfícies fica escondido em uma estrutura fixada diretamente na alvenaria da parede.

É um modelo elegante e, ao mesmo tempo, moderno! Para não perder essa estética e deixar esse espaço seguro, muitas pessoas optam por instalar corrimãos de vidro. Para valorizar ainda mais esse item do ambiente, escolha uma iluminação para a escada com balizadores ou spots.

Muitas vezes você já até viu os modelos de escadas, mas já tinha parado para pensar em todas essas variações? A arquitetura e a decoração são mesmo incríveis, não é mesmo?

E aqui no blog da Decor Lumen, estamos sempre trazendo conteúdos recheados de inspirações e dicas para você deixar o seu lar cada vez mais bonito e aconchegante. Aproveite para conferir como aproveitar o espaço acertando na decoração do pé direito duplo.

Até mais!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.