Tipos de luminária: conheça os modelos e como usar

A iluminação é uma das partes mais importantes na decoração de um ambiente, independentemente do cômodo a que se destina. Hoje, por exemplo, existem diversos tipos de luminárias que possibilitam a criação dos mais variados estilos de luz.

As luminárias ainda servem para complementar a luz natural, dar destaque nos demais elementos do espaço e, combinando modelos diferentes, dar uma outra cara para o local.

Fique com a gente para saber tudo sobre as luminárias, seus tipos e em quais espaços usar em projetos de iluminação. Vamos lá?

Quais os tipos de luminárias? Confira!

É importante você saber, antes de conferir as opções abaixo, que existem peças com funcionalidades diferentes e para espaços diferentes. Existem modelos para usar no teto, na parede e no chão, tanto para ambientes internos quando para áreas externas.

Um exemplo disso são as luminárias de embutir e de sobrepor. As embutidas são instaladas, como o próprio nome sugere, em tetos de gesso ou pvc, por exemplo, e ajudam a criar uma decoração mais minimalista. Já a de sobrepor é parafusada diretamente no teto, ficando expostas para fora, escondendo o ponto e a fiação.

Veja agora mais modelos de luminárias e como usar em cada ambiente. Depois disso, leia também: Iluminação embutida – tipos e como inserir na decoração.

Quarto de casal decorado com luminárias

Pendente

O pendente é um tipo de luminária para teto que fica pendurado através de um fio mais comprido. Esses itens são bastante usados nos projetos para dar destaque a móveis, sendo assim uma luz direta, criando um foco. Existem modelos de pendentes mais clássicos, mas também há espaço para os modernos, com designs diferenciados, ou seja, para todos os gostos.

Onde usar pendentes? Eles vão muito bem na decoração e iluminação de salas de jantar, dando destaque por exemplo para a mesa criando uma iluminação mais intimista. Na sala de estar pode dar destaque para vasos decorativos, por exemplo.

No quarto também há espaço para eles, como uma iluminação complementar próxima à cama, como luz de leitura. Na cozinha fazem muito sucesso em cima de balcões.

Imagem de uma cozinha decorada com pendentes

Você também pode gostar: Pendentes – aprenda como deixar seus ambientes mais elegantes

Abajur

O abajur é um dos mais populares do mercado, sendo mais usado em mesas de estudo, cabeceiras de camas e aparadores. Existem modelos que ficam em cima dos móveis e também no chão, que acaba se tornando um elemento decorativo do espaço.

Essa luminária consegue cortar a ação direta da luz, através da “cúpula” que diminui o efeito luminoso. Por isso seu uso é recomendado para espaços mais intimistas, como a sala para relaxar ou no quarto para a leitura. Justamente por isso, não é recomendado em ambientes que precisem de uma luz mais intensa como o banheiro, cozinha ou áreas externas.

Imagem de uma sala de estar com abajur, cadeira e vaso de planta

Leia também: dicas de iluminação para dormir

Lustres

Quer falar sobre modelos de luminárias elegantes e mais excêntricos? O lustre é um clássico nesse estilo, que pode deixar qualquer ambiente mais luxuoso, é um verdadeiro espetáculo na decoração.

O lustre é uma boa opção de luminária para sala de jantar, hall de entrada e, por que não, até para os quartos. Um bom item leva sofisticação para esses ambientes.

Um cuidado importante para se ter na hora de escolher o seu lustre é em relação ao restante da decoração. Como ele sozinho é uma peça de muito destaque, complemente o ambiente com itens que não chamem tanto a atenção.

O mesmo vale para a iluminação. Por conta dos designs variados de lustres, esse tipo de produto não ser suficientes para iluminar o ambiente por completo, por isso, combine com outras luminárias como spots embutidos ou painel de LED para complementar.

Imagem de sala de estar com lustre no centro

Veja também: modelos de lustre de cristal para decorar sua sala de jantar

Painel de LED

Você conhece os tipos de luminária LED? O painel é um deles. Conhecido por ser uma opção econômica para iluminar espaços de forma uniforme, esse modelo de luminária possui vários formatos e tamanhos diferentes, como quadrado, redondo ou retangular.

São itens de iluminação bastante versáteis e você pode usar tanto em ambientes internos quanto externos. Sua luz é indireta, ou seja, o painel ajuda a luz se espalhar de forma difusa oferecendo conforto aos olhos.

Onde usar o painel de LED? Na sala de estar, na cozinha, no escritório ou home office, no banheiro e no quarto, por exemplo. Por emitir uma luz uniforme, vai ser uma ótima opção para iluminar amplamente os espaços funcionais, onde você precisa de luz para as atividades. Aposte tanto no painel de embutir, que é uma ótima opção de luminária para forro de gesso por exemplo, ou de sobrepor, que dá um toque especial sem atrapalhar a decoração.

Imagem de uma cozinha com painéis de LED

Perfil de LED

Os perfis de LED são peças que você pode usar para dar destaque a elementos do espaço ou da decoração, através de uma luz discreta, indireta e suave. Não são indicadas para ser a única fonte de luz de um ambiente, ok?

Quando usar perfil de LED? O perfil pode ser uma luminária de teto, parede e até mesmo ser instalado no mobiliário. Você pode utilizar também em nichos e até nos corredores da casa.

No quarto ou no escritório de home office ficam muito bem decorando e iluminando as mesas, dando um destaque e personalizando o lugar como você quiser. Vale a pena investir, são muito fáceis de instalar.

Imagem de uma sala de estar com perfis de LED

Spots

Os spots são exemplos de luminárias de teto que também transformam os ambientes, tanto internos quando externos. Assim como o painel de LED, existem modelos de embutir e também os spots de trilho, que além de iluminar dão um ar mais industrial e moderno ao ambiente.

Os spots são usado como luz direta, ou seja, eles projetam a luz em um canto específico de um espaço como uma parede com quadros ou um móvel. São ótimos para iluminação de cozinhas, por exemplo, onde você pode usá-los para iluminar melhor uma bancada ou o fogão e a pia.

Mas, eles não se limitam a esse cômodo apenas. Podem ser usados em banheiros, quartos, salas e até em áreas externas como jardins e varandas. O segredo é combiná-los com outras luminárias para uma iluminação ampla e, quando quiser criar um clima mais intimista, ao deixar apenas os spots ligados você consegue proporcionar mais aconchego e bem-estar.

Imagem de uma sala de estar com spots

Plafon

Um outro tipo de luminária para teto, o plafon é ideal para criar luz direta, indireta ou difusa em qualquer ambiente. É muito versátil, possui vários formatos e estilos, então vai muito bem para decorar e iluminar vários espaços.

Existem modelos em que a iluminação da lâmpada é direcionada para o teto e ajudam a tornar cômodos mais aconchegantes, já que a luz é emitida de forma confortável para os olhos.

Assim como os painéis e spots, existem modelos de plafon de sobrepor e de embutir, então você pode escolher o que mais combina com a sua decoração.

Imagem de uma cozinha e sala de estar com plafons na decoração

Arandela

Agora trazemos um tipo de luminária de parede, a arandela. Ela é usada para decorar espaços e criar uma iluminação de fundo, bem difusa. Por ser fixada na parede, pode te ajudar a criar uma iluminação mais próxima na cabeceira da cama ou em salas de estudos.

Porém, não é essa apenas a sua função. A arandela é utilizada também para decorar corredores, halls de entrada, varandas, jardins e outros ambientes externos, auxiliando na circulação desses locais.

Hoje, existem modelos de arandelas externas produzidos com materiais resistentes à ação do sol e chuva. Vale a pena conferir.

Quarto de casal com arandela na decoração

Refletor

O refletor é um tipo de luminária de chão indicada para ambientes externos e pode ser utilizado para várias finalidades, como iluminar fachadas ou varandas, dar destaque a paredes e decorar jardins e áreas de lazer, iluminar piscinas, além de auxiliar na segurança dos espaços durante a noite.

Refletor de luz em um solo com grama

Dica de leitura: qual o melhor refletor de LED para a área externa?

Balizador

O balizador é outro tipo de iluminação de chão que é usado para “indicar o caminho”, tanto de áreas internas quanto externas. Dentro de casa pode ser instalado em escadas, para indicar os degraus e garantir mais segurança, ou ainda serem aplicados em corredores ou hall de entrada.

Na área externa você pode usá-lo, nos caminhos de entrada do portão até a porta da sua casa e, com os balizadores de jardim, você pode dar foco em plantas iluminando-as debaixo para cima, com menos intensidade do que um refletor.

Ambiente interno com balizadores na parede

Espeto de Jardim

O espeto de jardim é também um tipo de luminária de chão, bastante utilizado para decorar e iluminar os jardins. Assim como os refletores, o espeto de jardim serve também para fazer um ótimo paisagismo no jardim.

A principal diferença entre eles é que o refletor tem uma potência de luz maior e ilumina o espaço de uma forma mais ampla, já o espeto de jardim permite que você direcione a luz em um lugar específico, geralmente as próprias plantas, criando vários efeitos.

Temos um artigo falando sobre iluminação de jardim, com todas as dicas que você precisa antes de comprar os produtos necessários, não deixe de conferir.

Fachada residencial com luminárias no modelo espeto no jardim

Tipo certo de luminária para cada ambiente

Neste artigo você pode conferir os principais modelos de luminária e onde podem ser utilizados, e com tantas opções incríveis, talvez seja um pouco difícil escolher a ideal para o seu espaço.

Mas calma, temos algumas dicas básicas que vão te ajudar. Por exemplo, a cozinha e o banheiro são espaços que precisam ser muitos higiênicos, então opte por uma iluminação mais direta, com painel de LED combinado com pendentes e spots dando destaque a áreas específicas, assim você deixa o espaço bem iluminado.

Outra dica importante é entender que cada cômodo pode ter camadas diferentes de luz. A sala de estar pode ter luzes embutidas e indiretas para oferecer aconchego e bem-estar para descansar, ao mesmo tempo que pode ter plafons que ajudam a iluminar uma reunião com amigos.

Então pense bem na funcionalidade de cada ambiente e o que você deseja obter em cada um deles. Aproveite e leia o nosso guia completo com dicas de iluminação ideal para cada ambiente, preparamos com muito carinho para te guiar na busca pela iluminação perfeita.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a entender mais um pouquinho sobre os diferentes tipos de luminária e que sirva de inspiração para suas ideias saírem do papel.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.