Sumário
A iluminação é um dos pontos mais importantes da decoração de interiores. Afinal, ao escolher e posicionar de maneira correta as luzes dentro de um cômodo é possível levar harmonia e uma maior sensação de bem-estar para os ambientes.
Existem inúmeros estilos de luminárias com diferentes designs e funções para escolher. Algumas servem para ser instaladas nas paredes, como os diferentes tipos de arandelas, e outras para posicionar sobre bancadas, como os abajures.
Além desses, existem também os modelos que são desenvolvidos especialmente para serem instalados no teto, como os trilhos eletrificados — comumente chamados de trilhos de luz, um grande sucesso das decorações atuais, especialmente às que seguem o estilo industrial.
Você já ouviu falar neles? Sabe como e onde usá-los na sua casa? Para conhecer essa trend das decorações, continue a leitura!
O que são os trilhos de iluminação?
Muito bem sucedidos nas atuais decorações de interiores — e característicos das decorações industriais —, os trilhos de iluminação são compostos basicamente de uma haste metálica que acomoda toda a fiação elétrica e possui spots de iluminação ao longo da sua extensão. Esses spots podem variar em espaçamento, cor da lâmpada, tamanhos, formatos e ângulos.
Todo o sucesso do modelo se dá por alguns motivos diferentes:
- O primeiro deles é o amplo alcance da iluminação que oferecem, graças à quantidade de lâmpadas presentes no corpo da haste, geralmente superior aos demais produtos de iluminação. Com eles é possível garantir uma iluminação ampla e potente;
- Outro motivo é a instalação simplificada, já que os seus canos de metal abrigam toda a fiação. Sem contar que evitam quebras que as reformas podem causar.
Dicas para usar os trilhos para iluminação de teto na sua casa
Bom, com tudo que já aprendemos até o momento, fica claro que os trilhos de iluminação são itens que garantem segurança e maior flexibilidade de iluminação nos projetos.
Esse tipo de conjunto de luminárias costuma combinar perfeitamente com a decoração de salas e quartos. Então, nada melhor do que saber algumas dicas e vantagens que podem apresentar nos cômodos!
Luminária de trilho para a sala de estar
Um ponto interessante em apostar nessa tendência na sala é que, com toda a sua versatilidade, os fachos de luz das luminárias de trilho podem tanto ficar mais fechados, criando uma iluminação mais intimista e um ambiente mais favorável para assistir TV, quanto mais abertos, como nas iluminações gerais comuns fornecidas por outros tipos de luminária.
No geral, o design dos trilhos de luz costuma ser bastante simples e neutro, o que possibilita que seja inserido em diferentes ambientes e combinados com variados estilos de decoração.
O mais comum é o modelo com revestimento na cor preta, porém ele pode ser encontrado em outras tonalidades, como branco ou metal cromado.
Trilho de iluminação na cozinha
Com os diferentes pontos de estação para trabalho, os trilhos de iluminação são ótimas alternativas para iluminar a cozinha.
Afinal, é possível alterar facilmente a direção dos fachos de luz — tudo conforme a necessidade e a mudança de layout nos cômodos. É uma vantagem muito bem-vinda no espaço onde as tarefas culinárias são realizadas.
Nesse caso, as opções mais utilizadas são os trilhos fixos com canoplas em alumínio, peças que podem ser aumentadas conforme o número de trilhos adquiridos — sustentando mais spots, plafons e pendentes.
Trilho de luz nos quartos
Como os trilhos de luz são vendidos em peças unitárias, que podem ser encaixadas conforme a sua preferência, é possível iluminar um quarto usando apenas uma peça de trilho com dois ou três spots! Ou ainda, você pode criar uma forma quadrada com as peças no teto, garantindo uma iluminação super potente para aquele espaço.
No quarto, você também pode usar os trilhos como uma fonte de iluminação focal, destacando quadros, detalhes em paredes, obras de arte, e até mesmo uma escrivaninha para estudos e trabalho.
Lembrando que você pode optar por trilhos revestidos na mesma cor do teto, uma bela opção que fica mais neutra na decoração. Porém, você também pode criar pontos de destaque instalando trilhos de luz em cor oposta.
Trilho de iluminação: o que prevalece?
Contudo, a quantidade e os modelos dos spots utilizados no trilho da sua luminária devem corresponder, basicamente, ao seu gosto pessoal. Por isso, tenha em mente o quanto você quer que o ambiente fique decorado, aconchegante, iluminado e funcional.
Além disso, é importante ter parcimônia na hora escolher a quantidade de spots utilizados. Os trilhos devem ser sempre proporcionais aos pontos focais a serem trabalhados e também à dimensão do espaço onde serão instalados.
Quando você optar por encaixar trilhos em linha reta, lembre-se que o mais recomendado é que sobrem pelo menos 50 cm de distância em cada ponta em relação ao fim da parede.
Além disso, por questões de segurança, evite a instalação desse tipo de iluminação em ambientes muito úmidos, como o banheiro e áreas externas.
Essas foram as dicas que preparamos para você com relação aos trilhos de iluminação e como usá-los na decoração da sua casa.
Aproveite e complemente a leitura de hoje conferindo nosso post que explica a iluminação industrial. Absorva as dicas e use e abuse do seu bom gosto na hora de decorar a casa!
Nos vemos no próximo post.
Olá!, sou Magno Guedes, nasci em 1982, em Itatiba, SP, e sou especialista em vendas e consultor luminotécnico desde 2005. Tenho um compromisso firme em orientar meus clientes e garantir que eles fiquem satisfeitos com os resultados dos projetos. Minha paixão é criar ambientes que sejam tanto bem iluminados quanto funcionais.