Tudo sobre spots: como escolher, qual a distância e mais!

Tudo sobre spots: como escolher, qual a distância e mais!

O planejamento da iluminação de um projeto arquitetônico de interiores é, atualmente, essencial em transformações residenciais, e a distância entre spots é uma poderosa aliada na criação de ambientes confortáveis e com os mais lindos designs.

No mercado, existem diferentes versões de spots, e entre eles, nós da Decor Lumen destacamos modelos que você pode selecionar para a criação de diversos efeitos luminotécnicos. Curioso para descobrir formas de utilizar spots na decoração?

Então siga conosco e confira logo abaixo algumas indicações que irão auxiliar na sua escolha, começando pela melhor maneira de calcular a distância entre os itens.

A distância entre spots na iluminação

Antes de calcular a distância entre spots em um ambiente, vale destacar os tamanhos dos modelos de spots e trilhos disponíveis no mercado luminotécnico, fatores que influenciam na hora de definir o espaço ideal. Entre as melhores opções presentes, a Decor Lumen destaca os seguintes modelos:

  • trilho fixo com dois spots;
  • trilho fixo com três spots;
  • spots para trilho eletrificado.

Dentre estes modelos, calcular a distância entre os spots vai depender de aspectos como:

  • foco direcional, em trilhos com spots móveis, possibilitando iluminação em diversos ângulos;
  • criação de efeitos múltiplos, alternando spots fixos com outras opções luminotécnicas.

A iluminação residencial é essencial para o sucesso de todo projeto de interiores. Como bem sabemos, as áreas sociais são destinadas para a recepção de visitas em uma casa, portanto, são vistas como cartões postais dos ambientes.

Conheça também 10 opções para Iluminação de sala que irão te inspirar!

Como escolher a posição do trilho de spot?

A posição do trilho de spot irá depender do tipo de spot escolhido, bem como, do efeito visual a ser alcançado. Para te auxiliar nesta escolha, antes de tudo, destacamos os ambientes da casa e as opções de itens ideais para cada caso. Confira!

Distância entre spots na cozinha

Imagem da planta de uma cozinha com espaço estre os spots

Quando pensamos em um projeto de iluminação para casa, é natural idealizarmos a iluminação de cozinhas, afinal de contas, este é um dos principais cômodos em um lar. Saiba como ter uma boa iluminação na cozinha da sua casa!

Nas cozinhas, a posição mais indicada para os trilhos é sobre as bancadas e as pias. Para isso, utilize como referencial o centro da pia ou bancada.

Distância no banheiro social

Imagem da planta de um banheiro com a distância entre os spots

A distância entre spots embutidos sobre a pia contribui com a iluminação de lavabos e banheiros sociais. Aposte na iluminação direcionada sobre as bancadas, bem como, fitas de LED ao redor de espelhos.

É fundamental nesses casos, o trabalho com ao menos dois focos luminotécnicos, mantendo ao menos 20 centímetros da parede, com pontos de 50 centímetros entre os spots. Quanto a cor, opte pelas lâmpadas brancas em lavabos e banheiros.

Distância no escritório

Imagem do teto de um escritório com spots

Em salas, quartos ou escritórios com a presença de telas, evite spots com pontos de luz direcionados frente à televisão ou computadores, evitando assim, desconfortos visuais. Escolha trilhos com dois ou três spots para estes ambientes.

Na lavanderia

Imagem de spots no teto de uma lavanderia

A indicação de iluminação de lavanderias agrada admiradores de tendências modernas e industriais. Desta forma, os spots em trilho ganham focos direcionáveis, iluminando ao mesmo tempo, armários e equipamentos direcionados em outras direções.

Iluminação de lavanderia: conheça 5 dicas essenciais!

Em áreas externas

Imagem de um espaço externo com spots

Por último, destacamos a importância da iluminação de ambientes externos em um projeto luminotécnico. Nestes espaços, é fundamental que sejam calculadas as metragens a serem iluminadas, com inclusão de spots a mais que nas áreas internas.

Afinal de contas, devem ser levados em consideração, a dispersão da luz, bem como a necessidade de iluminação de corredores de acesso e áreas sociais externas. Caso o espaçamento de 20 centímetros não seja o suficiente para iluminar ambientes amplos, adicione também iluminação auxiliar com aplicações externas. Além de criar lindos efeitos visuais, a acessibilidade é assegurada.

Você possui um cômodo de serviço esquecido em sua residência? Se a resposta é afirmativa, saiba que existem maneiras de reativar e dar outras funções para esta área já em desuso. Deseja transformá-la em uma agradável área de lazer com churrasqueira para reunir os amigos e a família nos fins de semana? Nós da Decor Lumen preparamos um conteúdo especial sobre o assunto:

Confira dicas de iluminação para área de churrasco: tudo o que você precisa saber em um blog post!

Gostou de conhecer os detalhes relacionados à distância entre spots e como utilizá-los em diferentes ambientes da casa? Siga por dentro dos conteúdos desenvolvidos pela Decor Lumen aqui no blog, além de compartilhar com aqueles que amam decoração de ambientes com muito estilo e acessibilidade. Sucesso e até a próxima conversa!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.