Como combinar a decoração com diferentes tipos de tomadas? Confira!

Quando pensamos em decoração, normalmente idealizamos o ambiente dos nossos sonhos. Cada detalhe é importante nesse processo, dos lustres aos móveis e até pequenos participantes, como os tipos de tomadas que iremos escolher.

Embora comuns, são muito importantes e devem ser pensadas com cuidado, já que, entre os dispositivos elétricos de qualquer residência, as tomadas possuem um papel essencial durante nossa rotina.

Mas, além da funcionalidade, também devemos observar como diferentes tipos de tomada podem interferir no ambiente. Por mais que elas pareçam todas iguais, vários modelos podem ter um funcionamento diferente e também podem ser usadas como aliadas na decoração.

tomadas

Quem está sempre antenado em novidades do mundo do design de interiores ou da arquitetura sabe que possuir um olhar atento é indispensável para não perdermos oportunidades de deixar o espaço com a nossa cara.

Personalizar os ambientes sem perder a harmonia é uma missão que, muitas vezes, se torna difícil. Cada pequeno detalhe tem poder de alterar o resultado como um todo, e com as tomadas não é diferente.

Para entender quais são os tipos de tomada e como eles podem ser combinados com a sua decoração, continue a leitura!

Tipos de tomada: conheça os principais aqui!

plugin tomada interruptor

Conhecer os tipos de tomadas e também dos interruptores é essencial para realizar as instalações elétricas em residências. Afinal, eles são responsáveis por interromper ou direcionar o fluxo da corrente elétrica.

Como sabemos, os interruptores são utilizados nos mais diferentes tipos de dispositivos, mas o que torna um diferente do outro? Por que optar por esse e não aquele? Entender isso nos ajuda a escolher as melhores alternativas para nosso projeto.

As tomadas elétricas são as responsáveis por permitir que determinado dispositivo seja conectado a uma fonte de alimentação. Aqui no Brasil elas possuem padrões e normalmente podem ser encontradas com dois ou três pinos, com corrente 6A-25A.

Plug “tipo C”:

tomada tipo c

Esse tipo de plug é um modelo que está se tornando ultrapassado, sendo substituído pelo modelo do tipo N. Ele é constituído por dois pinos redondos e dois fios. Possui potencial elétrico de 127V e 220V e frequência de 60Hz.

Esse modelo é apto para qualquer tomada de pinos redondos, que possua um tamanho de 4.0mm 4.8mm. Normalmente, os plugs tipo C acabam sendo limitados para dispositivos que utilizam menos de 2,5A.

Plug “tipo N”:

tomada tipo n

Diferente do plug tipo C, o tipo N possui duas variações. Eles podem aparecer com dez amps ou 20 amps. Na primeira, ele possui dois pinos com 4mm e um fio para aterramento. Já na segunda delas, possui dois pinos de 4,8mm e um de aterramento.

Sendo assim é fácil entender por que nos últimos anos ele vem substituindo o tipo de tomada que citamos anteriormente. Ele foi projetado para funcionar bem como um substituto.

Aqui no Brasil, utilizamos duas voltagens. Em alguns estados encontramos voltagem 220 V, mas na maioria deles é utilizado 127 V. A utilização varia de região para região, sendo assim, vale lembrar de conferir a voltagem antes de ligar qualquer aparelho.

Os interruptores e a decoração: entenda aqui!

tomadas coloridas

Para entendemos o aspecto da decoração, precisamos considerar que são os interruptores que realmente podem nos ajudar a personalizar os ambientes. Existem interruptores de pólo único, duplo, triplo e muitos outros. Mas na decoração, isso não é essencial.

Se pensarmos na padronização das tomadas no Brasil e sua restrição de tipos aceitos, podemos nos sentir limitados para aproveitá-las na decoração. No entanto, é possível estar entre as normas vigentes, utilizando as tomadas exigidas e ainda assim, ser criativo.

plugin tomada USB

Para isso, precisamos trabalhar com interruptores e tomadas customizadas. No mercado encontramos diversos modelos e variedades que nos permite estilizar o espaço. Lembrando que a iluminação do ambiente precisa estar de acordo com as estratégias utilizadas.

Você pode optar por placas neon, coloridas, com texturas diferenciadas e até mesmo peças transparentes. Além disso, também é possível encontrar itens com acabamentos diferentes, trazendo novas perspectivas para o lugar.

O papel de parede e as tomadas: dicas para a decoração!

Normalmente, os papéis de parede possuem sua aparência danificada pelas tomadas, principalmente quando ambos não foram planejados. Para minimizar esse problema, você pode optar por algumas estratégias. 

Por exemplo, é possível encapar suas tomadas com o mesmo material do papel de parede. Sempre com atenção e cuidado, essa estratégia pode fazer com que a tomada desapareça na parede, não incomodando visualmente. 

plugin tomada

Além disso, também é possível utilizar enfeites que acompanhem a mesma cor ou textura das tomadas. Você pode optar por um modelo customizado com um tom metálico, por exemplo e apostar em enfeites de metal. 

Avaliar a paleta de cores é nossa dica mais imprescindível. Como dissemos anteriormente, podemos customizar nossas tomadas, mas é preciso seguir um padrão de cores. Se o ambiente é clean, nossa estratégia de personalização deve seguir a mesma tendência e assim por diante. 

E então, gostou do post? Esperamos que ele te ajude e encontrar uma forma de utilizar as tomadas ao seu favor na decoração. Conhecer os tipos de tomada pode te ajudar a colocar tudo isso em prática. 

Continue nos acompanhando por aqui, nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.