5 dicas essenciais para decorar o quarto do seu bebê

É no quarto do bebê que se constroem as primeiras memórias afetivas da criança, por isso sua decoração e iluminação é super importante. O momento de decorar esse cômodo também é muito aguardado pela família, que manifesta sua expectativa pela chegada do novo integrante por meio dos cuidados com seu espaço.

abajur simples

Experientes ou não, os decoradores de plantão sempre têm dúvidas quando o assunto é quartinho de bebê: queremos saber quais são as novidades em design, quais os materiais mais indicados, as medidas de segurança necessárias…

Pensando em você, o blog Decor Lumen selecionou as principais dicas de decoração para um dos cômodos mais importantes de sua vida. Acompanhe a leitura e anote as sugestões!

1. Comece pelas cores

luminárias de nuvem

As cores das paredes são fator importantíssimo no resultado final da decoração do quartinho, talvez o principal! Elas definem o estilo do ambiente e, por isso, todos os outros elementos podem ser definidos a partir delas.

O ideal é que as paredes possuam tons claros e calmos: eles ampliam o ambiente, são confortáveis ao olhar e fáceis de combinar com outras cores.

quarto de bebê

Se quiser optar pela pintura, lembre-se que grafiatos e texturas não são recomendáveis em quartos infantis: no período em que estiver aprendendo a andar, o bebê utilizará as paredes como apoio, e pode se arranhar.

A partir de truques simples é possível criar padronagens e artes muito divertidas com pintura. Para conservar a coesão de seu ambiente, opte por tonalidades diferentes da mesma cor, ou brinque com cores complementares.

2. Escolha um papel de parede

iluminação led de nuvem

Papéis de parede são ótimas opções para esse ambiente. Possuem fácil aplicação e oferecem padronagens interessantes, que valorizam a decoração. As opções em vinílico lavável são resistentes às possíveis bagunças do bebê, podendo ser facilmente higienizadas.

Se o papel de parede tiver designs grandes ou poluídos, não o utilize em todas as paredes. Escolha a parede em que o berço ficará apoiado, que será o foco da decoração do ambiente. Assim, você utiliza um elemento estético imponente sem que seja cansativo aos olhos.

iluminação horizontal quarto de bebê

As padronagens clássicas, como listras e poás, podem ser aplicadas em todas as paredes. Divirta-se!

Existem os revestimentos de parede produzidos em tecido, mas estes podem acumular poeira e provocar alergias no bebê. Considere esse fator ao optar por sua utilização.

3. Escolha a melhor iluminação

luminária de bolinha

Quartos devem ser ambientes calmos e aconchegantes, e a iluminação escolhida é um fator fundamental.

Se a sua luz de teto for fria – o que funciona bem para os momentos em que os pais e o bebê estão bem despertos – considere adicionar pelo menos uma fonte de luz morna. Ela será muito útil nos momentos de preparação para o sono e nas mamadas noturnas, pois não machucam os olhos nem agitam a criança.

Um abajur pode cumprir bem a função de trazer luz morna ao seu ambiente. A peça vem, inclusive, em modelos infantis fofos e bem humorados, perfeitos para a decoração do quartinho. Dê uma olhada nas opções de abajur selecionadas pela Decor Lumen!

iluminação led

É possível que seu bebê fique desconfortável com a ausência total de luz durante a noite. Nessa situação, adicione uma luz noturna: pequeno aparelho conectado à tomada que emite luz suave, acalmando e entretendo os pequenos.

4. Fique de olho na segurança

Alguns elementos da decoração podem ser perigosos. Previna acidentes observando os seguintes aspectos:

Os móbiles – itens muito queridos do quartinho de bebê – podem se desprender e cair diante dos puxões do pequeno, causando acidentes. Por isso opte por modelos leves, de tecido, de preferência os antialérgicos, para evitar problemas respiratórios.

Tome muito cuidado com tapetes em áreas de grande circulação, pois podem provocar quedas graves. Em prateleiras altas, coloque apenas itens leves, como bichinhos de pelúcia e cobertores, nada pesado!

iluminação luminária

Cuide muito bem dos acessos à rede elétrica presentes no quarto. Bebês são muito curiosos e com certeza tentarão colocar os dedinhos nas tomadas. Para protegê-los, use protetores de tomada discretos, que não chamem a atenção da criança.

Quanto aos móveis, escolha modelos sem quinas pontiagudas. Se as pontas forem inevitáveis, aplique protetores de silicone. O principal, porém, é verificar se berço e armários possuem certificação INMETRO, que garantirá a integridade estrutural de seu móvel.

5. Cuide dos detalhes

quarto de bebê

Enfeitar o quarto é o momento mais esperado e divertido. Nessa hora, solte a imaginação! Insira nichos nas paredes, em que poderá colocar livros infantis, enfeites e os brinquedos mais bonitos.

Os adesivos de parede são fáceis de colocar, divertidos e as crianças adoram. Quer incrementar ainda mais? Que tal fazer uma composição de quadrinhos e porta-retratos? Assim você exibe os momentos especiais com seu filhote e enche o quarto de personalidade.

Quer mais dicas como essas? Fique ligado no blog Decor Lumen, com posts semanais sobre iluminação, decoração e design de interiores.

Deixe suas dúvidas de decoração nos comentários, interaja com a gente! Ficamos muito felizes em ajudar em seus projetos. Até a próxima!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.