Qual o melhor refletor de LED para área externa?

Quando falamos em iluminação para área externa, automaticamente nos vem à cabeça o refletor de LED. Até porque é um dos principais artifícios para proporcionar uma luminosidade efetiva ao jardim, piscina, entre outros. Mas, afinal, qual o melhor refletor de LED para área externa?

Como existem muitas variedades desse produto no mercado, é normal ter dúvidas sobre qual é o mais adequado para o contexto. Para te ajudar com essa questão, trouxemos algumas dicas de como escolher o melhor refletor de LED para área externa e, assim, montar seu projeto de iluminação com eficiência.

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura — temos sugestões incríveis para você adquirir a melhor luminária para o seu espaço.

Está curioso? Então vamos lá!

O que considerar antes de escolher o refletor de LED

Antes de tomar qualquer decisão, é essencial entender muito bem sobre o assunto para garantir uma boa aquisição. No caso da iluminação, vários tópicos devem ser levados em conta para que funcionalidade e custo-benefício estejam de mãos dadas.

Cada produto apresenta elementos e características específicas, e é fundamental conhecê-los antes de efetuar a compra. Mas não se preocupe – a seguir, mostraremos os principais aspectos a serem considerados para que você tenha propriedade para escolher um refletor que atenda às suas necessidades.

refletor de jardim oval

  1.  Atente-se à potência

Qualquer equipamento elétrico tem uma potência diferente, com o refletor LED não poderia ser diferente. Existem opções desde 10W até 1000W de potência, e, por isso, pode ser desafiador escolher qual potência é mais adequada.

Sendo assim, precisamos entender de que modo cada tipo de potência é empregado para fins práticos. As três principais utilizadas pelo item são:

  • Refletor LED 10W

Esse é o modelo mais sutil para uso doméstico, perfeito para quem busca iluminar pontos específicos do jardim. Eles são pequenos e econômicos, mas isso não significa que são ineficientes: seu fluxo luminoso fica entre 700 e 1000 lúmens, proporcionando uma iluminação simples e satisfatória.

  •  Refletor LED 30W

A opção de 30W também é bastante utilizada nas residências. Trata-se do intermediário entre o de 10W e de 50W, ideal para quem quer uma luminosidade média: seu fluxo é de 2000 lúmens, portanto, não é tão fraquinha e sutil como a de 10W e nem tão intensa como a de 50W, que será tratada a seguir.

  • Refletor LED 50W

Por fim, chegamos ao refletor de 50 watts. Os refletores com essa potência são os mais populares do mercado, justamente por sua notável capacidade de iluminação.

Ele é indicado para quem procura uma iluminação mais ampla, pois seu fluxo luminoso gira em torno de 3500 lúmens. Desse modo, mostra-se bastante versátil aos ambientes: é muito usado por estacionamentos, jardins, garagens e muito mais!

Mas qual é a melhor potência para o ambiente externo?

Dentre essas alternativas mencionadas, o refletor LED de potência 10W é ideal apenas para áreas internas da casa, pois conta com um fluxo luminoso de apenas 1000 lúmens. Agora, como o seu objetivo é adquirir um produto para jardim ou outro ambiente fora de casa, é melhor optar por potências a partir de 30W.

A verdade é que tudo vai depender do tamanho da sua área. Se o espaço do seu jardim for amplo, vai precisar de uma luminosidade maior, logo, de refletores de maior potência.

De modo geral, o refletor de 50W dá conta do recado e, por isso, é também o mais popular. São recomendados para diferentes aplicações: jardins maiores, iluminação de árvores grandes e condomínios. Se esse é o seu caso, pode ser que seja a melhor opção.

Mas se por acaso for preciso um fluxo maior, como em estacionamentos, luminárias de 100W são mais indicadas. Acima disso, a partir de 300W, os refletores apresentam aplicações técnicas. Não é o seu caso, né?

refletor faxada da casa

Agora, voltemos aos tópicos a serem considerados.

  1. Escolha a cor ideal

O sua intenção é proporcionar claridade, aconchego ou decoração? Para cada objetivo, existe uma cor diferente que contribui para o efeito desejado.

Basicamente, os refletores de LED de luz branca são divididos entre dois grupos: com luz branca fria, que oferece uma iluminação mais clara e intensa, e com luz branca quente, que oferece uma luz amarelada, menos intensa e mais confortável.

Quando a ideia é garantir segurança e funcionalidade, a luz fria é a melhor alternativa, mas, se a busca for por deixar o ambiente aconchegante, a luz quente é mais requisitada.

Além disso, algumas luminárias têm um objetivo principal de decorar. Para isso, existem refletores de LED coloridos, que dão um charme ao espaço e o tornam muito mais interessantes. A mais usada no jardim é a luz verde, que realça a tonalidade natural das plantas.

iluminação de jardim

  1. Opte pela qualidade

Como você deve saber, nem todos os produtos são iguais, com os refletores também é assim. Provavelmente, você já se deparou com itens que, com pouco tempo de uso, começaram a falhar. Isso acontece com produtos genéricos, réplicas de marcas autênticas.

Além da baixa durabilidade, a eficiência é comprometida: elas gastam a mesma quantidade de energia, mas a eficiência é reduzida. Aí, o barato sai caro. Por isso, ao adquirir um refletor LED para área externa, é importante dar preferência para marcas renomadas, que proporcionam acessórios de qualidade, resistência e durabilidade. Portanto, adquira seu refletor somente em lugares de confiança.

refletor entrada casa

Onde comprar refletores LED

Na Decor Lumen, você encontra as melhores marcas especializadas em produtos de iluminação residencial e industrial. Todo nosso catálogo concerne em luminárias e acessórios desenvolvidos para pessoas que priorizam uma iluminação com qualidade superior, resistência e também uma vida útil estendida.

E aí, este artigo foi útil para você? Esperamos que sim! Para receber mais conteúdos relacionados, acompanhe nosso blog: por aqui, sempre trazemos dicas de iluminação e decoração residencial e empresarial!

 

Fábio Xavier Vicente

Fábio Xavier Vicente, Designer de Interiores apaixonado por iluminação desde 2008. Trabalhei em lojas de iluminação em várias cidades, de Jundiaí a São Paulo. Acredito que a iluminação é essencial no design de interiores, transformando espaços com funcionalidade e beleza. Minha abordagem é centrada no cliente, buscando entender suas necessidades e entregando projetos que superam expectativas. Mantenho-me atualizado nas últimas tendências e tecnologias do mercado para criar experiências incríveis e momentos memoráveis através do design.

3 comentários em “Qual o melhor refletor de LED para área externa?”

  1. Foi útil a informação, porém ano retrasado comprei 6 unidades para colocar em todo meu jardim, foram caras. E todas queimaram. Começaram falhando e na loja só trocavam qdo estivessem totalmente apagadas, aí qdo apaga gabam totalmente tinha vencido o prazo de troca. Fiquei frustrada.

    Responder
    • Para te responder com qualidade, precisaríamos saber mais informações sobre a aplicação das peças, Paulo, mas poderão ser utilizados refletores ou embutidos de solo. Podemos conversar melhor através no nosso whatsapp (11)96188-7583 💡🧡

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.