Arandela externa: como usar na decoração do seu espaço

Arandelas são luminárias que ficam presas à parede, e constituem ótimas alternativas aos abajures. São itens muito interessantes para decoração: podem ser utilizadas em ambientes internos e externos, criando pontos de luz estratégicos, enfatizando detalhes arquitetônicos e tornando muito mais dinâmicos os possíveis cantos pouco aproveitados de seu cômodo.

Além disso, são elementos de iluminação muito úteis e funcionais: promovem luz indireta aos ambientes, em especial os externos, que costumam ser bem escuros quando não há luz natural. A iluminação é confortável e aconchegante, o que cria um clima próximo, intimista, calmo. 

arandela externa casa

Quer saber mais sobre a utilização de arandelas na decoração de seu ambiente externo? Nosso post de hoje trará informações sobre a diferença entre arandelas internas e externas, os vários estilos do equipamento, além de algumas dicas de decoração. Vem! 

Como saber se a arandela é adequada ao uso externo?

arandela externa entrada de casa

A diferença entre arandelas internas e externas é, principalmente, sua robustez e proteção. O fator é importante pois arandelas externas ficam expostas aos elementos: recebem sol forte, chuva e poeira.

Essa característica é medida pelo índice de proteção, um padrão internacional definido pela norma IEC 60529 que estabelece o grau de resistência de um equipamento de iluminação contra impacto de objetos úmidos ou sólidos.

arandela externa faixada

A classificação é composta por dois dígitos. O primeiro indica a resistência à impactos de objetos sólidos, como poeira. O segundo mostra o fator de resistência contra a umidade: água ou vapor. Veja a tabela:

Tabela

tabela 2

tabela 3

Os equipamentos com índices inferiores a IP33 são indicados para uso interno, apenas. Arandelas internas costumam ter designs mais elaborados e frequentemente são abertas, com recortes e vazados. 

Para banheiros ou saunas, ambientes com grande presença de vapor, opte por equipamentos com IP mínimo de 44. As arandelas móveis articuláveis são ótimas pedidas para esses ambientes, pois permitem iluminação focal para maquiagem, por exemplo.

arandelas externas muros

Arandelas com IP66 possuem alta vedação contra poeira e jatos fortes de água. Isso quer dizer que podem ser expostas à chuva, sem preocupações. Para ambientes externos, procure por essa classificação. 

Os refletores e outros itens de iluminação adequados para imersão devem possuir fator de proteção contra água superior a 7. 

Estilos possíveis

arandela externa muros da casa

Para escolher o estilo que melhor complementa a decoração de seu ambiente externo, procure entender as informações estéticas que ele transmite.

Não se esqueça, ainda, de que alguns estilos de arandela oferecem funcionalidades diferentes que podem não ser compatíveis com suas expectativas. Conheça bem os tipos e escolha sem erro! 

  • Arandela colonial ou retrô

São itens de forte capacidade de iluminação, pois costumam contar com áreas iluminadas grandes. Imponentes, frequentemente contam com design rococó, em caixa ou em globo. Se a intenção é iluminação geral e um bom toque de elegância, escolha a arandela colonial!  

  • Arandela cúbica ou minimalista

Possui linhas limpas e cores claras – em geral, branco. Seu espírito é moderno e versátil, podendo abrigar diversos tipos de lâmpada, com efeitos diferentes de iluminação. São muito usadas para balizamento e pontos focais. 

  • Arandelas de efeito

São luminárias de parede feitas para que se veja, especialmente, os fachos de luz produzidos na superfície fixada. Os fachos são produzidos por aberturas na parte opaca, que permitem com que a luz forme desenhos na parede. 

arandelas externas paredes

Existem arandelas de efeito com as mais diversas propostas: duais, com dois fachos de luz nas partes superior e inferior; em estrela, com vários fachos de luz pequenos espalhados; cônicas, com facho de luz que se expande na base… A escolha dependerá do grafismo que deseja criar. 

Ideias de decoração com arandelas externas

arandela externa sobrado

Nos ambientes livres, as arandelas externas podem ser usadas sozinhas, com maior destaque, ou em grupo, criando composições interessantes. A seguir, veja dicas de aplicação:

  • Arandelas de balizamento

Chamamos de balizamento luminoso a demarcação de um caminho a ser percorrido com peças de iluminação. Essa técnica é muito feita em jardins, usando estacas iluminadas, ou em beiras de piscina, usando LEDs embutidos.

Em caminhos ladeados por muro, é possível criar uma composição de balizamento usando várias arandelas pequenas. Assim, cria-se um caminho iluminado, aconchegante e seguro. 

  • Arandelas de efeito em detalhes da fachada

Durante a noite, fachadas altas podem não ser devidamente iluminadas pelas fontes gerais de luz, como postes e refletores de chão. Isso torna a fachada apagada, sombria.

arandelas externa varanda

Para destacar elementos importantes, como janelas e grafismos, aplique arandelas de efeito, em especial arandelas duais, com fachos de luz verticais. Os pontos focais criados pela luz guiam os olhos pelas melhores características arquitetônicas do edifício. 

Onde comprar arandelas externas para decorar meu ambiente?

Na Decor Lumen, você encontra diversas opções de iluminação interna e externa, incluindo os modelos de arandela que citamos aqui. Nossos produtos são selecionados com cuidado e qualidade para que seus projetos fiquem sempre incríveis. Confira nossas opções! 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.