6 melhores ideias para decoração de cozinha pequena

Um assunto que interessa muitos arquitetos, designers de interiores e até mesmo aquela pessoa que está reformando a casa própria é a decoração de cozinha pequena. Apesar de ser um dos cômodos favoritos, é também um dos mais complexos para projetar, visto que existem diversas possibilidades de layouts e configurações de móveis e luminárias. 

espaço para preparo de alimentos

Uma das dificuldades é, sem dúvida, decorar o cômodo aproveitando bem o pouco espaço disponível. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para que você coloque a mão na massa e invista em uma decoração moderna e funcional, que vai deixar sua cozinha muito mais aconchegante e bem composta. 

Vamos lá? 

Decoração de cozinha pequena: é possível?

foto colagem com exemplo de cozinhas pequenas

Decorar a cozinha é uma das atividades mais prazerosas de quem está montando um projeto, tanto em iluminação quanto décor. Mas sabemos muito bem que esses dois elementos andam de mãos dadas e precisam ser pensados como um todo, a fim de criar o melhor ambiente possível.

Desse modo, para compor um projeto, o mais importante é saber utilizar cada metro quadrado de forma inteligente. A boa notícia é que a cozinha é um cômodo que atende muito bem a ambientes compactos, devido a sua facilidade em criar diferentes layouts.

O ideal, nesse caso, é criar um espaço moderno, funcional e criativo, que aproveite bem o pouco espaço disponível com muita praticidade. 

Dicas de decoração para cozinha compacta

cozinha pequena branca

Existem algumas dicas básicas que proporcionam mais qualidade para a cozinha, por mais pequena que seja. São sugestões que fazem toda diferença! 

Olha só:

1) Escolha um estilo clean

cozinha pequena mesa

Uma ótima forma de ampliar o recinto é o uso de uma decoração clean. Esse conceito de décor é perfeito para criar um efeito de limpeza e espaçamento, tornando ele muito mais leve, arejado e funcional.

Esse tipo de estilo preza pela leveza. Essa sensação é proporcionada por elementos básicos, como cores neutras, linhas retas e disposição dos móveis de modo inteligente. Esse tipo de decoração tem algumas diretrizes bastante semelhantes às do minimalismo.

cozinha pequena mármore

A diferença entre o clean e o minimalista cabe, principalmente, a alguns detalhes. No clean, a maioria dos objetos é funcional, e dificilmente tem o propósito exclusivo de decorar.  

A sutileza ocasionada pelas cores e formas proporciona muito mais imensidão ao espaço: a ideia é evitar um excesso de informações, selecionando muito bem os itens que vão compor a decoração

Móveis de madeira em design reto e moderno, paredes de cor branca e objetos de decoração funcional são exemplos de elementos que cabem neste conceito. 

2) Móveis planejados

cozinha pequena móveis na quina

Uma saída infalível para quem deseja otimizar o espaço e usufruir de uma decoração eficaz é investir em móveis projetados. Essa aparece como uma ótima alternativa à otimização, pois os móveis são pensados de modo personalizado ao espaço disponível, com o objetivo de não sobrar nem faltar.

3) Atente-se à iluminação mais adequada

cozinha pequena móveis

Uma vantagem da cozinha pequena é que é possível adotar uma luminária grande central que ofereça claridade no espaço inteiro. Uma luminária horizontal ou embutida é perfeita para iluminar de forma eficiente. Além disso, outra opção é possível apostar em luminárias de sobrepor com lâmpadas de LED.  

4) Aposte também em uma iluminação pontual

cozinha pequena móveis suspensos

Uma ótima alternativa é apostar também em iluminação pontual para destacar cantos específicos, garantindo acolhimento do cômodo. Aí, vale direcionar a iluminação nos armários e prateleiras, por exemplo. 

Aposte em fitas de LED nessas partes ou spots direcionados, que ajudam a localizar utensílios e alimentos. Mais que isso, dão um destaque especial ao recinto, com mais claridade e amplitude.

Além dos armários, também é conveniente adotar as fitas de LED sobre a bancada da pia. Fica um charme!

5) Escolha na temperatura de cor certa

cozinha pequena madeira

Cada temperatura de cor proporciona um efeito diferente da decoração. Como a cozinha é um ambiente quente devido ao uso do forno e fogão, o ideal é darmos preferência a lâmpadas com temperatura de cor acima de 4000 K, ou seja, lâmpadas de cor fria, que dão a sensação de frescor e limpeza – além de clarear melhor. 

A sugestão é que se utilize, nesse ambiente, lâmpadas LED ou fluorescentes, que são mais econômicas, frescas e eficientes. 

Para saber mais sobre como iluminar a cozinha da melhor forma, confira o post “Como ter uma boa iluminação na cozinha da sua casa

6) Acrescente um espelho

Isso mesmo que você leu: espelho na cozinha. Como ele reflete o outro lado, amplia o ambiente. Aposte em espelhos em formato retangular, que acompanhem a dimensão e os ângulos do cômodo. 

Onde comprar itens de decoração para cozinha

Quando falamos em decoração e iluminação, não podemos deixar de falar da Decor Lumen. Somos uma loja especializada em iluminação e temos o objetivo de atender o seu projeto da melhor forma possível.

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos ter ajudado. Para saber mais, confira nosso blog – temos muito conteúdo informativo sobre iluminação e decoração. Não deixe de conferir!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.