Como escolher tamanho de cortina ideal para o ambiente?

Se tem um item de decoração que faz toda a diferença em um ambiente, é a cortina. Além de agregar beleza e conforto, a cortina também é um item muito útil e indispensável para o dia a dia de qualquer espaço.

Para que você esteja pronto para adicionar uma cortina ao seu ambiente, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para instalar uma cortina, desde escolher o tamanho, ferramentas necessárias, tipos de modelos e muito mais. Acompanhe!

1. Medindo a janela para definir o tamanho da cortina

Vamos ao passo a passo: o primeiro é definir qual será o tamanho da cortina que você deseja instalar. Para isso, meça a janela na qual ela vai ficar. Comece conferindo sua altura e depois sua largura. Lembre-se de sempre adicionar alguns centímetros extras para sobrar um pouco de espaço para a cortina.

Esteja sempre atento e certifique-se de que as medidas estão corretas. Se necessário, repita o processo para garantir que nenhum valor está errado.

Ferramentas básicas para medir o comprimento

Antes de começar a medir a janela do espaço, você vai precisar de algumas ferramentas básicas. Confira abaixo quais são as principais:

  • Fita métrica ou trena;
  • Lápis para anotar os tamanhos;
  • Caderno para registrar os dados.

Como medir a altura da cortina?

Para medir a altura da cortina, comece utilizando algum objeto de medida, como uma trena ou uma fita métrica. Utilize-o medindo a partir do varão ou do ponto onde a cortina ficará instalada.

A altura mínima da cortina deve ser desde o ponto de instalação até o fim da janela. Caso você prefira uma opção de cortina mais longa que a janela, adapte as medidas às suas preferências. O importante aqui é garantir que a cortina ficará 15 a 20 centímetros maior do que a janela.

Como medir a largura da cortina

Já para medir a largura da cortina, comece medindo a largura do varão ou do ponto onde ela será instalada. Em seguida, é necessário acrescentar alguns centímetros de cada lado para que a cortina não fique curta nas bordas, aproximadamente 20 cm de cada lado.

Está gostando do conteúdo? Aproveite e leia: Qual é a melhor luz para dormir? Confira as dicas!

2. Tipos de comprimento de cortina: escolha o estilo ideal

Agora que você mediu o espaço em que sua cortina ficará, é hora de escolher qual o tipo de comprimento da cortina que você deseja adicionar ao ambiente. Existem diferentes opções de comprimento para cortinas. Elas podem ser curtas, mais ou menos do tamanho da janela, ou longas.

O importante é entender que cada comprimento trará um aspecto próprio para a decoração e funcionalidade do espaço onde a cortina ficará. Confira a seguir quais são os tipos de comprimento para cortina e quando cada um deles é indicado ou não.

Cortinas na altura da janela

As cortinas curtas são aquelas que ficam mais ou menos do tamanho da própria janela em que estão instaladas. Se tratando de funcionalidade, esse comprimento de cortina é ideal para ambientes nos quais o tamanho muito longo pode prejudicar a circulação ou a mobilidade do ambiente.

Em cômodos, como a cozinha, não faz sentido adicionar uma cortina comprida na janela, visto que, na maioria das vezes, essas janelas se encontram de frente para a pia, o que pode acabar prejudicando o funcionamento das tarefas.

Pensando nisso, você pode usar cortinas mais curtas em ambientes como lavanderias, áreas de serviço e, claro, as cozinhas. Em geral, em ambientes que demandam mais praticidade e funcionalidade.

Cortinas que caem abaixo da janela

As cortinas que caem abaixo da janela, também chamadas de cortinas de comprimento médio, conferem ao ambiente um visual mais limpo e elegante.

Elas são indicadas para a decoração de ambientes que demandam praticidade e, ao mesmo tempo, estilo e elegância. Você pode adicioná-las em escritórios ou outros espaços corporativos. Isso ajuda a evidenciar um ar mais formal ao ambiente.

Cortinas do teto ao chão para ampliar o espaço

Por fim, as cortinas compridas. Nesse modelo, o comprimento da cortina vai desde o teto até o chão, ocupando todo o pé-direito do ambiente.

Esse modelo é ideal para quem deseja ampliar ou conferir mais uniformidade para o ambiente, criando um visual de pé-direito mais alto. Aposte em cortinas longas para ambientes mais sofisticados e aconchegantes, como salas de estar e quartos.

3. Largura ideal da cortina: cobertura completa ou parcial

Para garantir que a cortina fique num comprimento ideal, é necessário identificar um tamanho que cubra todos os espaços da janela. Esse é um passo muito importante para evitar que raios de luz indesejados passem pela janela, garantindo a iluminação perfeita para escritório e outros cômodos.

Confira de que forma você pode realizar o cálculo da cobertura de sua janela, de acordo com sua preferência.

Cálculo da largura da cortina para cobertura total

Caso você deseje que a cortina do ambiente no qual será inserida cubra toda a janela, impedindo que qualquer luz passe, é necessário adicionar alguns centímetros extras.

Para fazer esse cálculo, é muito simples. Basta adicionar de 20 a 40 cm de cada lado da janela. Dessa forma, você garante que a cortina tenha uma cobertura completa da janela.

Cortinas para cobertura parcial da janela

Já para quem deseja uma cobertura parcial da janela, não é necessário adicionar todas essas medidas extras. Basta adicionar cerca de 10cm a mais do que o comprimento da cortina de cada lado.

Esses centímetros extras são necessários para que as bordas da janela não fiquem aparecendo. Esse tipo de cobertura é recomendado para ambientes nos quais a cortina tenha um papel mais decorativo do que funcional.

4. Densidade do tecido e o efeito no tamanho da cortina

O outro aspecto para o qual você deve se atentar na hora de escolher sua cortina ideal é a espessura do tecido. Isso também influencia no comprimento da cortina. Observe como a espessura e o peso dos tecidos influenciam no tamanho da cortina.

Cortinas leves para ambientes aéreos

Os tecidos mais finos conseguem agregar leveza ao ambiente, ideal para espaços mais claros que demandam mais iluminação natural.

Entretanto, para terem um caimento agradável, é necessário adicionar mais largura. Logo, ao utilizar tecidos mais leves, como o voil, não esqueça de adicionar alguns centímetros extras de ambos os lados.

Cortinas blackout e tecidos pesados

Já os tecidos mais pesados, como o blackout, são indicados para o controle de luz em ambientes como quartos. Além do controle de luz, esse é um item que garante o aquecimento do ambiente. Neste caso, não é necessário adicionar muitos centímetros extras de largura, afinal, o tecido por si só já impede a saída de luz.

5. Dicas finais para escolher o tamanho de cortina ideal

Para finalizar, lembre-se de optar por tamanhos padrão de cortina sempre que possível. Isso facilita o processo de busca pela cortina, visto que são muito mais fáceis de encontrar.

Procure priorizar medidas personalizadas somente para ambientes mais sofisticados. Isso confere ao ambiente um visual mais elegante e personalizado. Esperamos que essas dicas para escolher o tamanho ideal de cortina para o ambiente tenham sido úteis para você. Para continuar informado sobre o assunto, confira também nosso conteúdo sobre como calcular a quantidade de luz para um ambiente.

Essas dicas vão te surpreender!

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.