Iluminação industrial: para fechar com chave de fenda!

Uma tendência que já conquistou o coração de designers e arquitetos ao redor do mundo todo é o estilo industrial. Mas não podemos falar disso sem trazer a tona o “toque final” dessa decoração: a iluminação industrial.

Isso porque, quando um projeto de decoração é desenvolvido, é preciso pensar em todos os detalhes que farão, de um projeto comum, algo excepcional. Por conta disso, considerar a iluminação é fundamental!

A escolha dos materiais certos, das peças complementares adequadas e de designers inovadores garantem a sofisticação e modernidade que estão atreladas a esse estilo e a consequente satisfação do cliente e de quem projeta.

Pensando nisso, nós da Decor Lumen, vamos explicar tudo o que você precisa entender sobre o estilo industrial e como escolher os melhores iluminadores para essa pegada. Vamos lá?

A iluminação industrial não veio das indústrias, mas do povo

arquitetura de industria aplicada em casas

Para entendermos como inserir as luminárias industriais na sua decoração, é preciso antes saber mais sobre o estilo propriamente dito e como ele surgiu.

A pegada industrial iniciou quando as pessoas desabrigadas começaram a ocupar galpões industriais abandonados lá em Nova Iorque, nos Estados Unidos, por volta da década de 1960 – uma novidade não tão nova assim.

Os moradores, ao ocupar esses espaços, não faziam reformas em suas estruturas. Assim surgiram esses espaços super amplos, com paredes de tijolos ou concreto queimado, escadas de aço e outros elementos fabris.

luminária pendentes

Nem por isso esse estilo é simples ou descuidado. É a combinação de materiais e texturas específicas, juntamente com a mobília bruta e restrita ao essencial, que garante a cara de indústria ao lar.

Agora que você já tem uma ideia de como é o estilo industrial, que tal falarmos sobre as luminárias industriais e suas particularidades? Vamos lá!

3 dicas coringas para você escolher a luminária industrial perfeita

estilo industrial de iluminar

Além das paredes com os revestimentos à mostra, a textura do cimento e dos tijolinhos e janelas grandes para espaços abertos, a iluminação industrial tem características muito próprias.

Preparamos três dicas de elementos que você deve considerar ao escolher a luminária nesse estilo que mais se encaixe no seu projeto. Vamos lá!

  • Atenção as cores

iluminação industrial sala colorida

Falar de paleta de cores é um assunto que nós adoramos e, certamente, você também. Então, pense: quais cores vêm à sua mente quando você pensa em uma fábrica, uma indústria?

Cinza, preto e cores metálicas com certeza surgiram na sua imaginação – e você está com toda a razão! O cinza e o preto remetem ao concreto, aos materiais de revestimento.

Já as cores metálicas fazem referência às correntes e instalações geralmente expostas em fábricas, por isso são bem interessantes de serem trazidas para as luminárias.

  • Fios à mostra

iluminação industrial ambientes

Como nas indústrias não havia muita preocupação com o acabamento das pinturas e das fiações, você não precisa se preocupar em esconder os cabos – pelo contrário, deixe tudo onde todos possam ver.

Isso não quer dizer que suas instalações elétricas devem ficar expostas e desprotegidas – segurança e bom senso em primeiro lugar. Pense em luminárias penduradas por fios no teto ou em algum suporte na parede.

Outra ideia que não expõe tanto os fios, mas sintoniza muito com todo o ambiente, é uma iluminação com arandelas conectadas por canos – usar uma cor metálica como o prata ou o bronze dá um charme a mais!

  • Instalação

luminária industrial

Um ponto importante de ressaltar, se é que você já não se perguntou isso até aqui, é que, apesar de estarmos buscando um estilo industrial, ele não vai ser aplicado em uma fábrica, e sim em uma casa.

Mas por que enfatizar o óbvio? Não queremos que você pense em lâmpadas tubo, por exemplo, para colocar na sua sala de estar só porque é isso que se usa nas fábricas geralmente.

iluminação industrial luzes amarelas

Você precisa entender que cada ambiente pede um tipo de iluminação própria – leia mais sobre isso no nosso post sobre lâmpadas e projeto de iluminação!

Então, pense na sua iluminação com um ar mais intimista, com luzes direcionadas e mais quentes. Abajures e luminárias suspensas são uma ótima pedida. Os spots presos a trilhos aparentes garantem a iluminação geral do ambiente sem fugir do estilo.

quarto com lampadas de teto em estilo industrial

Com todas essas dicas, esperamos que tenha ficado mais fácil garantir um ótimo acabamento para a sua decoração industrial e não errar na hora de escolher as luminárias que vão abrilhantar o seu projeto.

Lembre-se sempre de que, como existem várias opções disponíveis no mercado, é sempre a sua preferência – ou de seu cliente – que vai determinar qual peça escolher ou não.

Estamos aqui para te auxiliar, mas deixe sua imaginação fluir e decore seu ambiente ao seu estilo industrial. Você vai ver como essa experiência vai ser muito mais prazerosa e eficiente.

exemplo de pendentes com lampadas

Agora que chegou a hora de buscar as luminárias industriais perfeitas para você, nós da Decor Lumen esperamos poder fazer parte do seu projeto, por isso temos produtos incríveis para você. Confira no nosso site. Até o próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.