Sumário
Entre as dúvidas mais comuns entre os pais, especialmente os de primeira viagem, está relacionada ao tipo de luz para o quarto do bebê. Afinal, a iluminação faz toda diferença no projeto final do quartinho dos pequenos.
Pensando nisso, a Decor Lumen preparou um post especial com dicas infalíveis para iluminação em quarto de bebês e, ainda, separamos algumas ideias decorativas, para que você mescle o melhor do conforto com o charme e a fofura que os pequeninos merecem!
Acompanhe a leitura para ficar por dentro do assunto:
Luz no quartinho do bebê: por que é importante?
Como você já deve saber, é cientificamente comprovado que a luz influencia diretamente na qualidade do sono, ainda mais durante as fases iniciais do desenvolvimento. Nessa fase, o organismo dos bebês têm maior dificuldade em lidar com alterações bruscas nas condições do ambiente, fato que deve ser considerado pelos pais.
A luz azul, por exemplo, inibe a produção de substâncias essenciais para o momento de descanso dos bebês, o que pode resultar em noites intranquilas – tanto para os pequenos quanto para os adultos.
Além disso, durante os primeiros meses de vida, os bebês chegam a dormir 18 horas por dia! Então, por esse motivo, o projeto luminotécnico do espaço destinado ao novo integrante da família precisa ser planejado visando a atender suas necessidades especiais.
Isso sem falar, claro, que a iluminação no quarto dos bebês precisa atender às necessidades das mães e dos pais durante as sessões de amamentação, troca de fraldas, banhos e todas as atividades que venham a acontecer no ambiente.
Resumidamente, é importante atentar-se à iluminação no quarto do bebê porque:
- O tipo de luz correto facilita o sono e o descanso dos pequenos, enquanto que certos tipos de luz possuem o efeito contrário;
- A iluminação adequada garante o conforto visual aos olhos sensíveis dos bebês em estágio de desenvolvimento;
- Um projeto luminotécnico bem executado privilegia as necessidades do bebê, ao mesmo tempo em que não dificulta a realização de atividades como amamentação e trocas de fralda.
Quer saber os tipos de iluminação e peças mais adequadas para quartos infantis? Sem problemas, a Decor Lumen separou algumas dicas preciosas sobre o assunto, confira:
Luz noturna: descanso para bebês (e para os pais)
Quando a noite chega, é o momento de acender as luzes e contar com a iluminação artificial para clarear os ambientes. É nesse momento que entra em ação a iluminação noturna que, para o quarto dos bebês, precisa ser especial.
Isso porque o ambiente precisa ser preparado para maximizar o conforto dos bebês, ao mesmo tempo em que o tipo de iluminação escolhido não comprometa a decoração do quartinho – e sim complemente-a.
Felizmente, somos especialistas no assunto e separamos algumas ideias de iluminação que são diferencial quando o assunto é iluminação decorativa:
1. Spots de luz
Os spots são espécies de luminárias embutidas, que são instaladas no teto e formam os chamados pontos de luz, que ajudam a criar a sensação de ambiente tranquilo e induzir o bebê ao sono.
Esse tipo de iluminação pode ser direcionado a áreas estratégicas do quarto, como o troca-fraldas e o espaço de amamentação, que precisam de maior incidência luminosa, e afastado do berço, o que ajuda a promover o bem-estar ao bebê.
2. Plafons e pendentes
Os plafons e os pendentes são outros tipos de luminárias que se adaptam muito bem ao ambiente infantil, já que também são modelos projetados para a iluminação de áreas restritas e estratégicas dos espaços em que são instalados.
Os pendentes estão disponíveis em vários modelos: o ideal é combinar o design da peça com o estilo escolhido para a decoração do quarto. Já estão disponíveis no mercado modelos exclusivos para quartos infantis, com formas e desenhos criativos e divertidos.
Uma alternativa aos pendentes são os plafons, modelos mais simples e discretos de luminária, mas que não deixam a desejar em beleza e eficiência.
3. Lustre de pequeno porte
Outra solução em iluminação decorativa para quartos de bebês são os lustres, que costumam a ser grandes, imponentes e cheios de ramificação. Para os quartos infantis, recomendamos que o tamanho seja reduzido, para invocar o clima de delicadeza característico dos ambientes infantis.
LED: a criatividade entra em foco
Os materiais em LED fazem parte das últimas tendências em decoração para todos os tipos de ambiente, mas ganham destaque os quartos. Para o bebê, a iluminação em LED pode ser trabalhada de uma forma criativa e que não prejudique o descanso dos pequenos. Nesse sentido, você pode usar:
1. Fitas de LED
As fitas de LED podem facilmente servir como iluminação – nesse caso, elas são fixadas nas paredes, no chão, no teto ou em qualquer superfície do ambiente – e como decoração, especialmente os modelos multicoloridos, que oferecem configurações de luz branca e cores variadas.
Esse tipo de iluminação é ótimo para os pais que não pretendem reformar o quarto do bebê por um longo período de tempo. Dessa forma, à medida em que a criança vai crescendo e, consequentemente, as necessidades de iluminação se modifiquem, o quarto estará plenamente ajustado às necessidades do seu filho.
2. Painéis de LED
Os painéis de LED, por sua vez, podem ser instalados nas paredes e nos tetos e, assim como os pendentes, proporcionam uma sensação agradável ao quarto por meio da iluminação de pontos específicos do espaço.
A diferença é que, assim como as fitas, também existem modelos de painéis multicoloridos, o que significa mais ludicidade e estilo ao quartinho do bebê! Além disso, os painéis também podem ser utilizados para criar o efeito de iluminação indireta.
Iluminação indireta: equilíbrio e conforto visual
Tipo de luz mais adequada para quartos infantis, a iluminação indireta consiste, basicamente, em utilizar fontes de luz não-direcionais, isso é, que refletem nas superfícies ou provém de objetos translúcidos e opacos, aumentando o conforto e evitando a fadiga ocular nos bebês.
Para criar um ambiente aconchegante por meio da iluminação indireta, dê preferência a objetos de iluminação específicos, tais como:
Abajures
A principal vantagem dos abajures é para as mamães: quando bem-posicionados, os abajures fornecem a quantidade ideal de luz ideal para a amamentação. Em cima de criados-mudos e cômodas é o local mais propício para os abajures.
Dê preferências aos modelos com lâmpada de LED de baixa intensidade e cores mais quentes, o que confere um extra no conforto e ajuda a criar sensações de aconchego e tranquilidade. O melhor de tudo é que os abajures ainda são ótimas peças decorativas!
Arandelas
Outro tipo de luminária, as arandelas costumam ser instaladas nas paredes das áreas externas e corredores, mas saibam que elas podem – e devem – ser aproveitadas nos quartos infantis.
Existem tipos de arandelas específicas para a criação de iluminação indireta. Aliás, já explicamos sobre cada um deles e como usá-los, não deixe de conferir.
Viu só como é possível criar um projeto de iluminação adequado, moderno e com personalidade por meio dos tipos de luz para quarto de bebê? Agora que você está por dentro do assunto, não se esqueça de acompanhar o blog da Decor Lumen!
Por aqui tem mais dicas, explicações, guias e muitos outros conteúdos úteis sobre o universo da iluminação toda semana. Até a próxima!
[adrotate banner=”1″]
Olá meu nome é Camila Lattanzi, sou Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade São Francisco em 2016. Trabalho no ramo da iluminação desde 2017, desenvolvendo projeto luminotecnico e consultoria ao cliente, visando o bem estar e conforto de cada projeto em específico. Além de ser apaixonada pela área da iluminação, descobri os encantos na decoração desenvolvendo ambientações. Com esse processo tornamos a casa do cliente ainda mais aconchegante com peças únicas e exclusivas.