5 ideias para transformar área de serviço em área de churrasco e lazer

Hoje nós iniciamos este artigo com uma pergunta: você está com o cantinho de serviço esquecido na sua casa? Se a resposta é sim, com certeza o seu principal objetivo é dar vida para essa área. Por isso, que tal transformá-lo em uma área linda de churrasqueira e lazer para chamar a família e amigos aos finais de semana?

Para te auxiliar, ao longo deste post você aproveitará várias dicas para fazer uma verdadeira transformação que possa agregar estilo e aconchego à sua casa. Contudo, antes de conferi-las, saiba que qualquer reforma sempre começa com um planejamento.

Então, se a sua reforma é de grande porte, invista em uma planta da área, pois é de muita valia para evitar gastos desnecessários e ainda saber de forma antecipada onde vai encaixar cada item, especialmente na hora de fazer a construção do balcão e da churrasqueira.

Agora, veja 5 ideias para transformar sua área de serviço em um espaço para churrasco e lazer!

1 – Escolhendo a churrasqueira

imagem de área de serviço com churrasqueira

Vamos começar pela churrasqueira! Para planejar essa área, saiba que dependerá muito do quão radical você quer que seja a transformação do espaço. Em projetos pequenos, por exemplo, vale a pena investir em uma churrasqueira embutida.

Assim, é possível implementá-la do jeitinho que melhor couber e ornar com o resto do ambiente. Mas, caso você queira incluir uma grande churrasqueira, hoje também existem outras opções a serem consideradas, como a de alvenaria e a pré-moldada.

Churrasqueira a carvão: pré moldada e pronta

Com a churrasqueira pré-moldada, você tem a opção de adaptá-la a qualquer ambiente. Vale lembrar ainda que é muito importante, para que a fumaça seja solta fora da casa, escolher o canto mais arejado da área.

No caso da churrasqueira pronta de metal, se a sua área de serviço é coberta, busque a possibilidade de implementá-la próxima a um espaço aberto para não causar desconforto com a fumaça.

Churrasqueiras portáteis

Se o lugar escolhido para criar a sua área de lazer for pequeno, atualmente existem churrasqueiras elétricas que não ocupam muito espaço. Além disso, possuem uma grande vantagem no quesito de ser compacta e poder ser levada para todos os ambientes da casa.

As churrasqueiras a bafo são maiores que as elétricas, mas não deixam de ser compactas. Esses modelos possuem uma tampa, o que facilita no cozimento do churrasco e não solta fumaça.

Existe uma grande variedade de tipos, tamanhos e modelos de churrasqueira. Vale a pena fazer uma pesquisa para ver qual se adapta melhor a sua necessidade. Há alguns tipos que possuem um visual moderno e sofisticado, perfeitos para dar um toque a mais na decoração do ambiente.

2 – Móveis: detalhes importantes

imagem com exemplo de móveis bem ornamentados com churrasqueira

Existem vários tipos de estilos para a decoração de uma área de lazer. O ideal é que ela combine com o restante da casa para que tudo permaneça em uma mesma sintonia. Além disso, aposte em móveis confortáveis, como poltronas e Chaise Hungria, que são sofás redondos próprios para varandas e acompanham almofadas impermeáveis.

Se o intuito é deixar o ambiente ainda mais confortável, para relaxar tanto sozinho, quanto com a família e amigos, aposte em móveis rentes ao chão. Como, mesas japonesas, que são mais baixas e confortáveis. Cadeiras redondas de balanço trazem esse estilo e dão um aspecto ainda mais único para a área.

Se você é adepto do estilo moderno e sofisticado, saiba que combina muito bem com um ambiente externo. Faça a escolha de móveis mais claros e alongados para garantir o aspecto futurista. Aproveite ainda para combinar poltronas unitárias e uma mesa de centro redonda.

Pense como será a área da pia

Em uma área com churrasqueira é importante pensar em uma pequena cozinha externa, com uma pia, uma geladeira e/ou fogão, tudo isso contendo uma iluminação adequada para os períodos noturnos.

O balcão/bar pode ser planejado juntamente com o jogo de cozinha, deixando tudo da mesma cor e material. Veja a seguir 3 tipos de balcões para área externa.

  1. Balcão de tijolos

Um balcão de tijolos agrega um ar rústico à decoração ambiente e ainda você tem menos gastos, pois essa proposta não exige revestimentos caros.

  1. Pastilhas

Possuem uma gama extensa de opções, podendo fazer um ambiente todo sofisticado em tons claros e neutros ou algo mais moderno, cheio de cores vivas. Além de ser fácil na limpeza, pois não requer muito esforço.

  1. Granito e mármore

O granito e mármore ficam perfeitos em uma combinação mais sofisticada e elegante. Geralmente são usados para a construção do tampo do balcão. O granito apresenta mais resistência e menos porosidade, além de não manchar com tanta facilidade, como o mármore.

3 – A parte principal: decoração

Como decorar a área de lazer com churrasqueira

Existem vários exemplos para se inspirar na hora da decoração. Esse é o momento para deixar voar a sua imaginação, fazer combinações e se arriscar na paleta de cores. Afinal, uma área de churrasco e lazer não é nada sem uma boa decoração aconchegante!

Escolhendo as cores

Ao planejar a decoração, atente-se com a paleta de cores. Nós da Decor Lumen selecionamos algumas dicas, logo abaixo, para te ajudar!

  • Se a sua área de lazer é estreita, aposte em tons claros, o que fará parecer maior e mais espaçoso
  • Paleta monocromática: invista em uma cor só e a use em diferentes tons. Isso deixa o ambiente com um toque moderno, deixando-o ainda mais harmonioso!
  • Os tons de marrom com laranja ou cores mais quentes deixam a área com um toque mais acolhedor e aconchegante.
  • Cinza + tons frios. Uma ótima combinação para montar um espaço sofisticado.

Inclua plantas no seu espaço

Os cachepots são uma ótima alternativa para esconder aquele vaso de plástico onde as plantas são vendidas. Fazer uma decoração com esses itens ainda deixa o ambiente mais natural.

Você pode optar por fazer um mini jardim comprando várias flores ou apenas colocando alguns potes estrategicamente pelo ambiente. Como em cima do balcão, na mesa de centro, entre outros.

Existem vários tipos de materiais de cachepots, desde cerâmica, cimento, metal até madeira. Há também os mais decorados com cores sólidas, unitários ou que comportam duas plantas, enfim, uma variedade de estilos que se misturam e trazem a melhor sintonia para o resto da decoração.

Aplique enfeites

Não tenha medo de enfeitar o seu ambiente! Coloque objetos pequenos de cerâmica ou vidro, imagens ou estátuas, que tragam um complemento a mais ao seu cantinho. Vasos de vidro ou cerâmica, sem plantas, colocados em cantos ou no chão contra paredes, são perfeitos para aquela decoração mais sofisticada.

Os quadros com frases ou imagens relacionadas à ideia do ambiente elevam ainda mais a personalidade do espaço. Por exemplo, um quadro que tenha desenhos de comidas ou uma lista de bebidas, como encontradas em bares, além de frases bonitas e chamativas, falando sobre família ou sonhos.

4 – Iluminação

Como fazer a iluminação da lavanderia e churrasqueira

A iluminação é parte crucial na hora de reformar a sua área de serviço. Aposte em lâmpadas próprias para área externa, como as arandelas, que hoje podem ser encontradas em diferentes cores, dando opções para você deixar tudo harmonioso.

Se tiver uma área maior ou com piscina, os postes de jardim são uma salvação para não deixá-la totalmente escura. Dando, assim, a chance de fazer churrascos ou pequenas festas noturnas.

5 – Aposte em decoração com madeira

Decoração com madeira para churrasqueira / área de serviço

Decorações feitas com madeira nunca sairão de moda, afinal o estilo que agrega, é único e insubstituível. Se você busca por uma decoração mais rústica, não duvide em investir em balcões de madeira, mesas em madeira reflorestada (que acabam possuindo aquele acabamento mais rústico e natural).

Os banquinhos e tábuas em madeira cortada em círculos ainda proporcionam mais estilo e conforto. Há uma vasta infinidade de opções e sempre ficam lindas no espaço que antes era uma área de serviço.

Gostou do conteúdo? Não esqueça de comentar aqui embaixo e nos dizer se as ideias foram úteis para você! Se interessar, confira também os conteúdos sobre iluminações de diferentes ambientes, para saber quais lâmpadas usar em cada cantinho da casa.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.