Dispositivo de Proteção de Surtos e Usos em Sistemas de Iluminação com LEDs!

Se você busca entender um pouco mais sobre como instrumentos de Proteção de Surto podem contribuir em sistemas de iluminação com LEDs, a Decor Lumen em parceria com a Interlight preparou um material completo para explicar os benefícios destas opções.

Siga conosco nesta leitura e no final deste texto baixe um e-book inteiramente gratuito, disponibilizado pela Interlight!

Tecnologia LED

Pessoal realizando manutenção técnica em caixa de fios de iluminação

Consumidores do Universo Decor conhecem a tecnologia LED como uma das maiores inovações em itens para iluminação dos últimos tempos, isso porque além de ser uma opção econômica, o LED oferece alta qualidade de controle em luz, colorações e em consumo total.

Caso você queira conhecer mais sobre o assunto e entender como os Dispositivos de Proteção de Surtos podem auxiliar nos Sistemas de Iluminação, nós iremos lhe contar no decorrer deste texto.

Fenômenos transitórios

pessoa realizando manutenção

Eis um tema por vezes de complexa compreensão, mas que a Decor Lumen junto a Interlight torna possível que consumidores de tecnologias entendam mais destes eventos de variação de tensão e picos que ocorrem a cada microsegundos – 1.000.000 a cada segundo.

Surtos elétricos são fenômenos responsáveis por 8 em 10 anomalias identificadas em redes elétricas, segundo estudos da Allen-Segal IBM Study. Neste sentido, a busca por Medidas de Proteção contra Surtos, as conhecidas MPS, são extremamente necessárias.

Se você deseja evitar danos aos Sistemas de Iluminação, siga conosco nesta conversa!

Afinal de contas, o que causa surtos elétricos?

imagem de placa eletrônica

Antes de entender como evitá-los, vamos lhe contar o que são os surtos elétricos e como eles são mais recorrentes que o imaginado em solo brasileiro.

Estes fenômenos acontecem por diferentes motivos, e sobre eles, confira logo abaixo:

  • Descargas atmosféricas – em outras palavras, através de raios, afinal de contas o Brasil é o país campeão em descargas elétricas a cada ano em todo o mundo, com mais de 80 milhões delas, segundo o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
  • Chaveamento de cargas indutivas – estas causas também são bastante comuns em solo brasileiro, apontando motores elétricos ligados na mesma rede elétrica como responsáveis por grande porcentagem dos surtos elétricos.
  • Manobras e manutenções na rede elétrica em Concessionárias – outro fator desencadeante aponta para ações de empresas que suprem este mercado.

Sobre os tipos de surtos elétricos existentes, logo abaixo apresentamos algumas diferenças: confira agora mesmo outros detalhes do assunto.

Tipos de surtos elétricos

imagem de placa eletrônica

Entre estes fenômenos, a Decor Lumen e a Interlight enfatizam que existem naturezas diversas, e para facilitar a compreensão delas, contamos logo mais.

Iniciamos com o chaveamento de cargas indutivas, um evento frequente relacionado a motores de equipamentos como ar-condicionado, bombas e máquinas relacionadas.

Já através das manobras e manutenções na rede elétrica, temos que com trocas de cabos e fusíveis, além de chaveamentos em subestações, os surtos elétricos são potencializados.

Contudo, será que existem maneiras de evitar que surtos elétricos aconteçam e atinjam Sistemas de Iluminação ou outros relacionados? Sobre isso nós iremos lhe contar na sequência!

Método de proteção

pessoa realizando manutenção

A Decor Lumen e a Interlight apresentam o DPS, Dispositivo de Proteção contra Surtos que auxilia na prevenção destes fenômenos tão comuns e prejudiciais às redes elétricas.

Neste sentido, é importante destacar as normas que mantêm e amparam consumidores em busca de proteção às instalações de eletricidade:

Norma NBR 5410

Através desta norma, destacamos que o projeto, execução e manutenção das redes elétricas devem ser confiados apenas a pessoas com qualificação profissional para este trabalho.

Assim como na instalação devem ser determinadas, as seguintes características:

  • Utilização prevista e demanda;
  • Esquema de distribuição;
  • Alimentações disponíveis;
  • Necessidade de serviços de segurança e de fontes apropriadas;
  • Exigências quanto à divisão da instalação;
  • Influências externas às quais a instalação for submetida;
  • Riscos de incompatibilidade e de interferências;
  • Requisitos de manutenção.

imagem de gráfico

Norma NBR 5419

Já segundo esta premissa, destaca-se a necessidade de proteção contra sobretensões transitórias em linhas de energia, caso a instalação for alimentada em linha total ou parcialmente aérea, em regiões que recebam mais de 25 dias de trovoadas ao ano.

Caso esta condição seja ignorada, os riscos são calculados e assumidos, mas em nenhuma hipótese a proteção pode ser dispensada se essas consequências puderem resultar em risco direto ou indireto à segurança e à saúde das pessoas envolvidas.

Não perca a oportunidade de conhecer as formas de proteção com a utilização do DPS.

Proteção Coordenada

Esta opção de proteção utiliza dispositivos de proteção de surtos em pontos específicos da instalação elétrica, tais como:

  • Entrada do quadro principal – com os Dispositivos Classe I;
  • Quadros secundários de distribuição e circuitos para equipamentos sensíveis – com Dispositivos Classe II
  • Proteção localizada, próximo à luminária ou grupo de luminárias a serem protegidas – com Dispositivos Classe II ou Classe III.

Proteção Localizada

Já sobre esta opção de proteção podem ser utilizados dispositivos de proteção de surtos em pontos específicos da instalação elétrica, tais como:

  • Dispositivo de proteção de surto – Classe II – IP66;
  • Proteção de várias luminárias em um raio de 5m;
  • Independe da potência da luminária;
  • Ligação série ou paralelo;
  • LED indicador de fim de vida.

Gostou de conferir com a Decor Lumen e a Interlight como DPS, o Dispositivo de Proteção contra Surtos auxilia na prevenção de sistemas de iluminação com LEDs? Aproveite e baixe o e-book completo com mais dicas que a Interlight disponibilizou e saiba mais!

Além disso, continue nos acompanhando aqui no blog e aproveite novos conteúdos relacionados a temas como economia de energia, iluminação e tudo sobre o lar. Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.