Sumário
Para valorizar o trabalho de paisagismo, a iluminação de jardim auxilia a destacar elementos de destaque dessa área especial do seu lar. O planejamento, portanto, é necessário para te ajudar a organizar as luzes na direção correta e gerar efeitos visuais que correspondam às suas preferências e valorizem os elementos decorativos — sejam eles naturais ou não.
Por isso, você precisa analisar exatamente o tipo de funcionalidade dessas opções de iluminação e decoração que melhor atenderá seu caso e suas preferências. Conte com a Decor Lumen para se inspirar com ideias de iluminação de jardim e aplicar em casa.
Boa leitura!
Planejamento da iluminação de jardim: primeiros passos
Planejar o local em que será instalada a iluminação de jardim é necessário, pois você precisa verificar o tamanho da área, que tipos de luminárias serão usadas e de que maneira devem ser posicionadas.
Sem esse tipo de análise básica, é muito mais desafiador organizar a decoração do jeito que se quer, além de causar retrabalhos que geram cansaço, gasto e estresse.
1. Identifique as áreas que precisam de iluminação
Verifique a região do jardim que necessita de iluminação eficiente ou decorativa, como áreas de convivência (varanda), canteiros ou caminhos compostos por elegantes pedras.
A função da luz é fazer com que essas regiões fiquem visíveis e devidamente destacadas, para chamar atenção a um ponto específico, caso essa seja a sua vontade, além de garantir mais segurança com a visibilidade oferecida.
2. Escolha do estilo e tipo de luz ideal
A luz difusa tem bom espalhamento e é confortável, a direta é ideal para destacar peças de decoração, a indireta é voltada para uma região que vai refletir a luminosidade para diversas áreas.
Portanto, defina um estilo de iluminação que harmonize com as características do seu jardim para ter o efeito desejado e realçar a beleza dos objetos ali presentes.
3. Considere o consumo energético e a sustentabilidade
Lâmpadas de LED e os sistemas solares são mais econômicos, e auxiliam a diminuir o impacto ambiental porque são sustentáveis.
Se a sua intenção é gastar menos na eletricidade, mas ter funcionalidade e durabilidade, estas são opções que podem ser implementadas no seu jardim.
Tipos de iluminação para jardins: conheça as Opções
Para incluir a iluminação ideal, você precisa analisar os principais tipos disponíveis para escolher o produto correto e gerar o efeito desejado. Devido à variedade de estilos, é indispensável analisar os seguintes modelos:
- Poste de iluminação: modelo alto, possibilita iluminar áreas maiores;
- Arandela: oferece uma iluminação mais suave, ideal para ser aplicada nas paredes e gerar ampla luminosidade;
- Refletor: podem ser postos para decorar as áreas que se encontram as plantas sendo inseridos no chão.
Tudo isso, é claro, deve ser coordenado da melhor forma possível junto à luz natural, fonte que deve ser priorizada o quanto for possível quanto não somente pensando na economia quanto também no benefício para as plantas.
Agora, veja opções de iluminação que podem se “mesclar” ao ambiente, trazendo luzes ainda mais estratégicas e harmoniosas em meio ao espaço e à estrutura disponível:
Balizadores para marcar caminhos e trilhas
Rentes ao chão para iluminar canteiros discretamente e auxiliar no destaque de caminhos, instalar os balizadores pode gerar efeitos elegantes nesse espaço. Por meio de uma luz suave e mais direta, você consegue chamar atenção aos detalhes da região sem causar poluição visual.
Próximos de escadas, ao redor dos canteiros, caminhos, árvores e muretas, os balizadores podem ser instalados. Direcione a luz de baixo para cima a fim de gerar um efeito visual sofisticado, agradável e que não gere incômodo enquanto você e outras pessoas estiverem pelo local.
Luminárias espeto para destacar plantas e elementos decorativos
Espetos de jardim são adequados para destacar as plantas, vasos e pequenas estátuas decorativas. Por serem versáteis, você também consegue definir o tipo de ponto ideal para direcionar a luz e fazer com que os objetos recebam a quantidade adequada de iluminação, já que podem ser modificadas de posição sempre que necessário.
Os produtos podem ser compostos por diferentes tons de cores, como âmbar, amarelo, verde e azul. Você também consegue encontrar modelos solares, dessa forma, é possível controlar os gastos de energia ao usar uma opção mais sustentável e prática de colocar na posição que for do seu agrado.
Embutidos de solo para um visual discreto e elegante
Embutidos de solo promovem um efeito modernista, discreto e minimalista, são perfeitos para inserir nas entradas, nas bordas dos canteiros, próximos de árvores, ao redor das esculturas e também em caminhos. Por ser composto com uma luz funcional e eficiente, todas as características presentes no paisagismo podem ser valorizadas da maneira que você quer.
Práticos por prevenirem tropeços e quedas, essa é uma luminária da qual pode fazer parte do seu jardim, inclusive por conta da praticidade nos cuidados.
O ideal, neste caso, é você optar por aparelhos à prova d’água que são mais resistentes e não estragam facilmente. Lembre-se da necessidade de também realizar uma limpeza frequente nos itens, a fim de remover sujeiras e garantir que o desempenho deles permaneça excelente.
Dicas de economia de energia para iluminação externa
É indispensável ter atenção quanto à quantidade de pontos de iluminação de jardim para não produzir um efeito visual muito saturado. Não se esqueça também de que a quantidade em demasia dessas luzes podem causar um aumento significativo na conta de eletricidade.
Para você prevenir esse problema, preparamos as seguintes dicas:
- Troque todas as lâmpadas das antigas do jardim por LED;
- Durante o dia, opte pela iluminação natural;
- Ligue as luzes somente de noite;
- Tenha modelos com sensor de presença;
- Prefira luzes automatizadas.
Para criar uma iluminação planejada, você precisa dar atenção ao tamanho do ambiente, que tipos de itens devem ser destacados e quais os objetivos da iluminação. A mensuração da metragem é indispensável para te auxiliar a definir se um refletor é o mais adequado ou se as arandelas, mais sofisticadas e com luzes indiretas, são melhores.
Saiba que você também tem a possibilidade de combinar os diferentes tipos de iluminação, conforme a sua necessidade e senso estético. Com as dicas da Decor Lumen, você tem a praticidade de verificar os modelos ideais para compor a iluminação de jardim e tornar esse local em um ambiente ainda mais acolhedor, visualmente bonito e seguro!
E que tal seguir nossas dicas para melhorar também o projeto de iluminação da fachada do seu lar? Aproveite de toda a expertise da nossa equipe para valorizar também o cartão de visitas da casa!

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.
Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.
Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.
Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.