Como instalar balizador de solo e iluminar seu ambiente

Instalar luminárias embutidas é uma ótima alternativa para renovar a decoração e a iluminação da casa de forma prática e econômica. Um exemplo desse tipo de luminária é o balizador, que pode ter diversas funcionalidades, como oferecer luz a partes específicas do cômodo, modernizar o visual da casa ou destacar alguns detalhes na decoração do ambiente. 

balizador corredor externo

No entanto, na hora de colocar a mão na massa, muitas pessoas encontram dificuldades e acabam desistindo da instalação, buscando alternativas mais simples, mas que não têm o efeito esperado. 

Para te ajudar com essa tarefa, trouxemos um pequeno guia com o passo a passo fundamental para instalar o balizador de solo no seu ambiente. Está esperando o quê? Confira nossas dicas e veja como instalar balizador é mais simples do que parece.

Confira na íntegra! 

Como são os balizadores para solo

balizador paredes externas

Os balizadores são luminárias que deixam a estética da sua casa mais bem-posta. Quando falamos em balizadores de solo, estamos tratando de luminárias desenvolvidas especialmente para serem alocadas debaixo do solo, enterradas. 

Devido às condições a que é sujeitado, o balizador de solo possui material blindado na superfície, é à prova d’água e muito resistente a chuvas e outras condições. 

As luminárias de piso representam luxo, são artigos de design e fazem toda diferença no ambiente. Dentro da casa, elas podem ser alocadas ao lado do sofá, de uma poltrona, enfim, elas complementam a decoração de um modo especial. 

No ambiente externo, elas também proporcionam charme, podendo ser colocados em pontos específicos para destacar a decoração ou garantir mais luminosidade. 

balizador luzes corredores

Elas são produzidas em potências, tamanhos e cores diversificados, podendo atender a qualquer tipo de necessidade. Normalmente, os embutidos são bivolts e já vêm com a fiação pronta para instalação. 

Passo a passo: instalação de balizador no solo

balizador luz branca

Instalar um balizador de solo é muito mais simples do que parece. Existem, basicamente, duas etapas para realizar a tarefa, uma que envolve a fiação interna e outra que faz a instalação do dispositivo no chão. 

É importante planejar muito bem onde vão estar alocadas as luzes. O objetivo principal é destacar a decoração, iluminar o caminho, dar enfoque de luz a um objeto? Analise bem qual a funcionalidade que almeja e como transformar a teoria na prática. 

Veja o passo a passo da primeira etapa, que é a fiação:

balizador luz rosa

  • Tire a tampa de inox, o vidro e o anel de vedação: desparafuse a tampa com a chave em formato de “L” e remova os componentes;
  • Desparafuse as laterais que prendem o balizador à luva e retire;
  • Coloque a lâmpada no soquete integrado;
  • Faça a ligação elétrica: nesta etapa, isole os fios e o cabo PP para garantir um bom funcionamento da corrente elétrica; a dica é, após usar a fita isolante comum, isolar completamente como uma fita de auto fusão;
  • Após arrumar os cabos, faça o processo inverso para vedar a luminária: parafuse a luva nas laterais, coloque o anel de vedação, o vidro, a tampa de inox e parafuse. 

Após esse processo, o balizador vai estar pronto para ser instalado no chão. Para essa nova etapa, você irá precisar de pedra brita e uma caixa de luz. 

Agora, veja o passo a passo da instalação no chão

balizador escada espiral

  • Faça a abertura do buraco

O primeiro passo é fazer uma abertura no local de instalação conforme as medidas seguidas no nicho do produto, deixando cerca de 15 cm de altura de pedra brita, para drenagem.

  • Prepare os cabos

A segunda etapa é preparar os cabos. Nessa fase, podemos fazer de duas formas: ou colocamos o cabo PP diretamente no solo ou podemos usar conduite para passar os cabos. 

Pensando em futuras manutenções, é interessante colocar uma caixa de plástico octagonal de luz, pois proporciona mais espaço para as emendas e facilita a entrada dos conduítes. 

  • Passe silicone nas bordas

Para anexar o tubo da luminária, passe silicone nas bordas e encaixe o tubo de PVC. 

  • Finalize de acordo com o tipo de solo

Agora, basta finalizar como desejar. Considere se o solo é de concreto, pedras, gramado, piso, enfim, faça o melhor acabamento.  

balizador escada parede externa

Onde comprar o melhor balizador para solo

balizador escadas internas

O último passo importante para uma boa instalação de balizador é adquirir produtos de qualidade. Na Decor Lumen, você encontra luminárias para solo com qualidade e design moderno, especialmente para você deixar a iluminação da sua casa, empresa ou espaço de lazer muito mais completa e interessante. 

Trabalhamos com os melhores fornecedores do segmento, para proporcionar matéria prima de boa procedência e um desempenho inigualável. 

Confira as opções de balizadores para solo em nosso site e aproveite de uma alta performance em luminosidade e decoração.

Ah, se este post foi útil para você, confira o outros conteúdos do nosso blog – temos postagens semanais sobre tudo que envolve iluminação e decoração para você fazer sempre o melhor projeto na sua casa!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.