Como conseguir uma iluminação adequada para vitrines? Veja as dicas

Como iluminar uma vitrine dicas 01

A iluminação de uma vitrine é responsável por ditar o primeiro contato que o consumidor tem com a sua loja. Baita responsabilidade, não é mesmo? Luzes fracas ou piscando, de baixa qualidade ou com a cor incorreta desviam a atenção dos clientes, que provavelmente não darão ao seu produto uma segunda olhada.

Já uma boa iluminação na sua loja pode ser capaz de atrair o foco, fazendo com que mais pessoas se interessem em conferir o seu interior. Além disso, realça os seus produtos e cria uma atmosfera agradável – condições que garantem possíveis venda.

Com isso em mente, preparamos este post especial para te guiar através dos diferentes tipos de lâmpadas, suas variações e efeitos. Assim, você logo poderá garantir a iluminação adequada para vitrines.

Vantagens e desvantagens de cada tipo de lâmpada

Como critérios de definição, nós avaliamos o efeito, a durabilidade e o custo benefício das lâmpadas para as vitrines. Confira a lista abaixo:

Incandescente

Como iluminar uma vitrine dicas 02

Atualmente, essa é considerada uma opção inferior às demais. Além de esquentar muito (o que poderia por sua vitrine em risco), são pouco econômicas e sustentáveis, pois duram, em média, 1.000 curtas horas de uso. Sua potência também já foi superada pelos novos tipos de lâmpada, então ela realmente não oferece nenhuma vantagem.

Halógena

Como iluminar uma vitrine dicas 03

É uma variação mais eficiente, econômica e com maior vida útil (até 5.000 horas) do que as incandescentes, por ser composta de iodo ou bromo. De tamanho compacto, essas lâmpadas podem ser usadas em pequenos “spots” decorativos, emitindo um facho direcionado. Vendida em diferentes cores, é uma opção adequada para a sua loja.

Fluorescente

Como iluminar uma vitrine dicas 04

Também chamada de lâmpada fria, pode ser encontrada em inúmeros modelos. Sua luz é distribuída igualmente, então deve ser usada em conjunto com outra de facho direcionado. É econômica e sua intensidade elevada resolve evita possíveis dificuldades causadas pela reflexão da luz nos vidros.

LED

Como iluminar uma vitrine dicas 05

De longe, é a melhor opção do mercado. Sustentável, proporciona até 80% de economia na conta de luz e conta com uma vida útil altíssima. As lâmpadas de LED tem o custo maior que as anteriores, mas é estimado que reduzam em 50% o gasto mensal de energia. É um investimento mais que inteligente.

Esse tipo de lâmpada, além de ser o mais potente, é capaz de adequar os ambientes a qualquer que seja seu estilo de preferência. Isso porque o LED pode ser encontrado nas diversas variações mostradas abaixo:

  • Bulbo: vem no formato mais tradicional das lâmpadas e é muito versátil, uma vez que pode ser inserido em um plafon, por exemplo, proporcionando um tom mais moderno;
  • Filamento: imita o antigo modelo das lâmpadas incandescentes, o que cria um ambiente vintage para a sua vitrine, com charme garantido.
  • Fita: inovação grande em iluminações complementares, as fitas geralmente são colocadas atrás de objetos, apenas para realçá-los;
  • Painel: gera uma iluminação ampla e clara, não focando em apenas um ponto particular;
  • Tubular: é comprido, sendo mais indicado para lugares maiores (como o próprio interior da loja).

É possível encontrar mais inúmeras variações de lâmpadas LED no mercado, mas as mais relevantes para a sua vitrine são essas. Agora que você já está familiarizado com variações de lâmpada, saiba a diferença entre os tipos de iluminação para escolher o melhor para a sua loja.

Iluminação dirigida ou difusa: qual escolher?

Como iluminar uma vitrine dicas 06

A iluminação dirigida conta com uma luz direcionada. Produz um efeito em foco, dando aos seus produtos um tom de exclusividade e atraindo olhares para eles. As lâmpadas refletoras, em fita e em filamento oferecem esse efeito.

Já a iluminação difusa, como o nome sugere, proporciona um ambiente melhor iluminado e abrangente, tornando as sombras mais suaves; com ela, você pode se aventurar e escolher diferentes cores para compor a vitrine. As lâmpadas em painel e em bulbo inserido no plafon são boas escolhas para essa função.

Agora, você já tem todas as informações necessárias para conseguir uma iluminação adequada para vitrines! Junto de uma boa decoração, sua loja estará realçando corretamente seus produtos e com certeza receberá a devida atenção dos consumidores.

Como iluminar uma vitrine dicas 07

Para mais conteúdos como este, que te mostrou a iluminação adequada para vitrines, confira os outros posts do blog Decor Lumen. Ele está sempre sendo atualizado com inspirações e dicas de decoração para você continuar a atualizar a sua loja ou lar com as melhores opções do mercado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.