Decoração de teto: dicas para transformar seu ambiente

Você tem sentido vontade de expandir o tema que escolheu para o seu ambiente? A decoração de teto oferece técnicas acessíveis, práticas e com um enorme poder de transformação no espaço.

Mesmo sabendo que muitas pessoas acabam deixando de lado a decoração do teto, mantendo o tradicional tédio das tintas brancas e lâmpadas de mercado, pode ser um sacrilégio para quem planejou com tanto carinho a decoração do lar.

Hoje em dia a decoração de teto não é dos temas mais comentados e fáceis, e por isso mesmo trouxemos uma série de dicas para você encontrar seu tom e sentir satisfação ao olhar para cima na sua casa!

embutido_1

Como panejar sua decoração de teto

O processo de harmonização do ambiente passa por ter aquele tato com cada item, e o teto traz diversas oportunidades para você trazer cada vez mais identidade e aconchego ao lar:

Decorações de gesso no teto

gesso faz maravilhas quando é relacionado a decoração. É um material acessível e maleável, que permite criar muitos tipos de linhas e formas diferentes. No teto isso significa a possibilidade de encurtar o pé direito ou, pelo contrário, dar uma sensação maior de amplitude.

O uso de sancas é a técnica mais popular e amada na hora de criar esses efeitos, com diversas possibilidades de aplicação de iluminação indireta, assunto que discutimos recentemente aqui no blog em nosso post com um guia sobre sancas.

Além delas, roda tetos também são opções para criar transições suaves entre o revestimento e o teto, com padrões que vão do clássico ao minimalista.

O gesso permite criar desenhos e padrões com um bom nível de detalhes. Se quiser usar símbolos ou padrões sofisticados no teto, essa é a melhor opção.

Iluminação decorativa

embutido_2

A aplicação de sancas abre possibilidades para embutir diferentes modelos de iluminação: nas sancas invertidas, além das fitas de LED para um efeito de iluminação indireta, é possível criar rasgos de luz, que ficam ótimos em escritórios e cozinhas de conceito aberto.

As lâmpadas de embutir costumam ser a opção mais comum para explorar as sancas, com a possibilidade de distribuir diferentes focos através do ambiente.

Em ambientes mais rústicos e de padrão industrial, trilhos de luz e bulbos de filamento de carbono são as opções ideais, especialmente quando somadas a efeitos brutos, como cimento queimado e tijolos expostos.

Agora, se a ideia é trazer um tom mais extravagante, o ideal é centralizar a iluminação, apostando em lustres e pendentes com volume, que distribuam bem a iluminação através de pingentes e bobeches de cristal.

Invista na madeira

embutido_3

Sendo rústica por natureza, a madeira é um material que quebra a tensão da alvenaria e tem ótima aplicabilidade em casas e apartamentos com o pé direito mais rebaixado.

Você pode criar um forro de madeira para espelhar o piso laminado ou manter as vigas do teto aparentes, especialmente aquelas com madeiras nobres. Em ambientes como sótãos esse efeito fica ainda mais conceitual.

Outra opção criativa usando o conceito de vigas é criar vigas falsas com gesso para incrementar o ambiente e fazer uma transição mais detalhada de ambientes.

Aposte na iluminação natural

embutido_5

O conceito de iluminação zenital, que vem de cima, exige mais transformações no lar, e na maioria das vezes vem junto do próprio projeto da casa.

Aproveitar a luz do sol, além de econômico, traz várias oportunidades para decorar o lar. Efeitos como lanternins e claraboias, além de mais baratos de se fazer, ajudam a aumentar em até 12% a sensação térmica do lar, o que é ótimo especialmente para épocas frias.

Mais do que a luz do dia, com uma instalação bem planejada você vai ser privilegiado com o brilho do luar também. Bem romântico, não?

Pintura de teto

embutido_4

Muitas vezes, ao pintar o cômodo, deixamos somente o teto sem pintura. Mas você já pensou em fazer o contrário? Pintar apenas o teto oferece um poder centralizador e você pode combinar seu tom com o revestimento ou piso.

Para que o teto não fique muito “vazio” ao centralizar tanta atenção, nada melhor do que proporcionar camadas e investir em um pendente bem criativo.

Papel de parede até no teto

Um clássico da decoração, o papel de parede é outra oportunidade acessível e cheia de oportunidades: de padrões no melhor estilo art déco até painéis fotográficos de céus estrelados, formas geométricas e efeitos curiosos, como os estilos 3D.

Mais do que temas e padrões, você pode investir em papéis de parede que simulam texturas variadas, que podem ser usadas das paredes ao teto.

Para evitar um aspecto kitsch e artificial ao decorar, o mais importante é escolher um modelo de qualidade e contar com um profissional para fazer a aplicação.

Se inspirou para transformar o ambiente? Aqui no blog da Decor Lumen você encontra uma enorme variedade de dicas e conceitos para decorar o seu lar com o seu estilo! Para conferir as melhores dicas semanalmente, é só seguir nosso blog e nos encontrar também nas redes sociais!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.