Como montar uma árvore de Natal inesquecível com a Decorlumen

Quem ama as festas de fim de ano sempre fica ansioso esperando a hora de tirar a poeira da caixa de decorações natalinas e começar a escolher onde pendurar seus enfeites favoritos e, claro, como montar a árvore de Natal mais linda. E as possibilidades são mais do que imaginamos.

O significado da árvore de Natal

As celebrações ao final do ano são mais antigas que o Natal. No hemisfério norte faz um inverno mais rigoroso em Dezembro, mês em que o Sol se torna mais escasso, ou seja, o momento ideal para passar mais tempo com a família, os amigos e a comunidade.

O uso do pinheiro como árvore tradicional provavelmente tem a ver com sua longa vida: ele continua firme mesmo durante os frios mais rigorosos. O gesto de trazer um pinheiro para dentro de casa e decorá-lo simboliza a perseverança, a espera pelo Verão e o início de um novo ciclo.

Os enfeites esféricos simbolizam as frutas e, geralmente, eram feitas com frutas secas; já as luzes simbolizam o céu estrelado, que é mais visível durante o inverno e também a estrela que guiou os Reis Magos, trazendo a boa nova do nascimento de Jesus.

Com o tempo, muitos outros símbolos foram adicionados: os alcaçuz, bonecos de neve, embrulhos de presente, anjinhos e, claro, os papais noéis! Vale lembrar que, hoje em dia, o enfeite tornou-se não somente um símbolo religioso, mas também um objeto decorativo para as festividades de fim de ano.

Quando montar (e desmontar) a árvore de Natal?

Se você quer saber como montar a árvore de Natal seguindo o calendário tradicional, o dia ideal para tirar seu pinheirinho da caixa é no início do Advento de Natal, que acontece 4 semanas antes da semana natalina – no domingo –, que coincide com quando as lojas começam a preparar seu catálogo de fim de ano, e nos EUA, com o fim do feriado de Ação de Graças.

Já para desmontar sua árvore, espere até a manhã do dia 6 de Janeiro, quando é celebrado o Dia de Reis, em homenagem aos reis magos que receberam Jesus em seu nascimento.

No entanto, as datas não são regras e você pode montar sua árvore assim que o espírito natalino chegar ao seu lar!

Ideias para montar sua árvore de Natal

Se você quer dicas de como montar sua árvore decorada de maneira criativa e sofisticada, veio ao blog certo! Temos uma série de ideias práticas e cheias de encantos para você, confira:

Invista na iluminação

A maioria das imagens tradicionais de natal tem aquela ambientação ao redor da lareira, com uma iluminação mais difusa da fogueira, cheia de aconchego. Aqui a maioria das casas não possuem lareiras, mas que tal começar replicando essa iluminação suave e aconchegante?

Experimente montar sua árvore próxima de uma arandela com iluminação bem quente, assim a árvore projeta aquela sombra e fica com uma iluminação delicada com um destaque sutil.

A iluminação é um dos principais artigos decorativos, quem não ama salas, quintais e marquises cheias de vida, com pisca-piscas formando lindos desenhos?

Mas, se você já se cansou daqueles piscas tradicionais, não desista de decorar seu espaço! Que tal buscar por uma fita de led e criar um foco de iluminação mais cheio de vida e que pode ser reutilizado o ano inteiro?

Para a sua árvore, nós temos dois tipos de iluminação que fazem muito sucesso: as fairy lights, as famosas luzes de fada, que têm iluminação amarelada em LED – bem mais suaves (e econômicas também) e decorativas para diversos outros momentos do ano.

Agora, se você tem filhos que amam videogames, a dica é inovar utilizando o famoso padrão RGB. O trio vermelho, verde e azul já se imortalizou no design de artigos de videogame e tem um apelo todo especial para a comunidade.

Crie decorações originais

Que tal, ao invés de comprar as tradicionais bolinhas de tecido e glitter, você e sua família passarem um tempo especial preparando seus próprios artigos? Não precisam ser muito elaborados, e sim feitos com carinho e propósito.

Crochê, macramê, artigos de plástico PET reciclados, pequenas peças marchetadas, isopor pinta. Existem diversos materiais acessíveis e que garantem algumas horas de criatividade.

E mais do que criar enfeites, sabia que é possível criar a própria árvore? No fundo, o mais importante é o formato triangular (que representa a Santíssima Trindade) que leve um símbolo zenital, como a estrela, o sol ou a lua.

Você pode empilhar embrulhos de presente, desenhar a árvore na parede com fitas de luz, enfeitar uma planta tropical bem vistosa – criando um clima muito mais brasileiro!

Como montar sua árvore de natal

Agora, se você está aí com as caixas de enfeites a postos, vamos ao passo a passo que preparamos para você não se embolar nos pisca-piscas e derrubar os enfeites de Natal:

1. Se sua árvore for de montar e tiver um certa altura, monte ela deitada, começando pela base, e depois suba com cuidado antes de começar a enfeitar;

2. Antes de pendurar qualquer coisa, cuide da iluminação, assim você evita o risco de derrubar e quebrar algo. Passe o fio mais rente ao tronco da árvore e depois que tudo estiver passado, dê uma pequena folga nos fios, assim eles não ficam nem muito apertados, nem muito frouxos;

3. Comece decorando de cima para baixo, assim você consegue distribuir melhor o peso dos enfeites (mas deixe a estrela do topo para o fim, é claro);

4. Dê uma boa distribuída em todos os tipos e cores diferentes de enfeites, e para garantir que todos vão ficar bem presos, faça um laço gentil para pendurar e “amarrar” cada item ou enrole a ponta uma ou duas vezes por sobre o galho.

5. Por fim, passe os panos e saiotes ao redor da árvore, sem deixar pontas soltas. Para quem tem crianças e pets em casa, uma dica de ouro: que tal colocar pesos nas caixas de presente de decoração para segurar melhor os pés da árvore?

Gostou das nossas dicas? O que sua árvore de Natal fala sobre a personalidade da sua casa?
Compartilhe conosco nos comentários!

Feliz Natal e nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.