Cozinha americana pequena: ideias para se inspirar e acertar

O estilo de cozinha americano é, sem dúvidas, uma das mais altas tendências de decoração para casas, justamente por todos os benefícios que o modelo traz, especialmente para quem não tem muito espaço, mas não abre mão do estilo e da sofisticação.

Montar uma cozinha americana pequena não demanda muitos esforços e os resultados são recompensadores! Basta, para isso, seguir alguns princípios básicos de decoração criativa, funcionalidade e iluminação.

Quer saber como? No post dessa semana, o blog da Decorlumen traz as melhores ideias para você se inspirar e aproveitar ao máximo o estilo americano na sua cozinha. Acompanhe a leitura e descubra as principais características de uma cozinha americana e como implementá-las na sua casa.

modelos de cozinha americana

Estilo americano: moderno, prático e integrado

Se você já viu alguma cozinha no estilo americano, sabe que o modelo é inconfundível. Diferentemente das cozinhas projetadas aqui no Brasil, lá, esse cômodo é pensado seguindo outros princípios de organização, integração e aproveitamento do espaço.

O grande diferencial desse estilo é a interação com outros ambientes da casa, geralmente a sala de jantar e de estar. Isso ajuda a criar um open concept, isto é, o conceito aberto, que gera a sensação de amplitude, modernidade e aconchego.

Outro destaque da cozinha americana é a bancada central – que também pode ser uma ilha –, no qual geralmente monta-se a pia, mas também serve como mesa, quando incorporadas algumas banquetas.

O resultado final, aliado aos móveis com pegada industrial e armários de madeira, é um espaço que mescla diferentes estilos, desde o clássico e arrojado, ao industrial e eclético. Toda essa mistura é a responsável por transformar o estilo americano em um dos mais cobiçados, desejados e reproduzidos.

Por ser muito prática e versátil, a cozinha americana pode ser adaptada para ambientes das mais diversas metragens. Combinando-se os elementos certos, é mais que possível montar uma cozinha americana em um espaço menor, sem pecar no estilo.

Sabe o que é melhor? São as vantagens agregadas por esse estilo de cozinha, dentre os quais podemos citar:

  • Visual moderno e conceitual;
  • Mais prática;
  • Efeito de amplitude visual;
  • Confortável;
  • Privilegia as interações e a integração entre os espaços da casa.

dicas de estilo para cozinha americana

Dicas e inspirações para cozinhas americanas em espaços reduzidos

Gosta do estilo americano e quer trazê-lo à sua cozinha, mas não tem muito espaço para trabalhar? Sem problemas, separamos as melhores dicas e ideias para você se inspirar e compor uma cozinha moderna, simples e receptiva.

Afinal, o cômodo é um dos centros de convivência do lar e merece todo o destaque em relação à decoração e iluminação. Antes de mais nada, é preciso saber que existem 2 modelos de cozinhas americanas:

  • As totalmente integradas com a sala, em que não existe nenhum elemento vertical – móvel ou alvenaria – que faça a divisão entre a cozinha e o outro espaço. Isso significa que o aproveitamento da área útil é maior, uma vez que existe mais liberdade para explorar e criar;
  • As parcialmente integradas, em que existe algum tipo de separação nítida entre os dois ambientes, mas de forma parcial. Algo como algum móvel, uma meia parede e principalmente uma bancada de alvenaria.

As nossas dicas servem para ambos os estilos de cozinha, okay? Olha só:

1. Invista em um balcão central

Como você já sabe, a bancada é a grande estrela do estilo de cozinha americano. Isso significa que ela é indispensável para você que deseja trazer o estilo ao seu lar! O ideal é que o balcão esteja no limite entre os ambientes que serão integrados.

Caso você prefira o estilo totalmente integrado, é importante que o balcão fique no centro do espaço, para não criar nenhuma separação visual com o restante do ambiente. Para as cozinhas pequenas, a dica é apostar no estilo parcialmente integrado.

Para otimizar o espaço, adicione banquetas à bancada, transformando-a em mesa e agregando valor estético. Um balcão assimétrico, por exemplo, otimiza o espaço e não prejudica o fluxo de pessoas no ambiente.

cozinha americana com balcao central

2. Faça a mescla de estilos

Outra dica de ouro para o sucesso de uma cozinha americana é a mescla de estilos e tendências, que é a marca registrada do modelo. Eletrodomésticos com a pegada industrial são os clássicos modelos-padrões, presente em sites e revista de casa e décor.

No entanto, você também pode adicionar os seus toque pessoais, para deixar o espaço do seu jeito: os itens decorativos podem seguir uma linha mais moderna e contemporânea, enquanto pratos, talheres e louças podem ser do estilo vintage.

O importante é investir nos contrastes, sem exagerar. As cores também são bem-vindas, desde que não sejam conflitantes e prejudiquem a harmonia do espaço – você também podem investir no visual total white ou monocromático, tendência no design minimalista.

estilos de cozinha americana

3. A iluminação faz total diferença

Como não poderia deixar de ser, a Decorlumen ressalta a importância da iluminação decorativa para todos os ambientes da casa, e na cozinha não poderia ser diferente! Para cozinha americana, a dica é seguir a tendência eclética com pegada mais industrial.

Algo como pendentes metálicos ou spots em trilhos estrategicamente instalados traz o valor estético contemporâneo ao mesmo tempo em que garante a iluminação adequada para o cômodo. Em cima da bancada, por exemplo, é um lugar perfeito para se instalar luminárias e outras peças de iluminação pontual.

Para criar um ambiente mais integrado, uma ideia simples e que dá bons resultados é utilizar as mesmas peças para os ambientes. Luminárias embutidas no teto, por exemplo, fazem muito bem a função de integralizar espaços e criar um ambiente diversificado, mas harmonioso.

dicas de iluminacao para cozinha americana

4. Considere investir em móveis planejados

Por fim, na nossa lista de ideias práticas para cozinhas americanas em espaços pequenos, está a dica mais prática de todas: investir em móveis planejados. Móveis sob medida são uma forma simples, elegante e muito funcional de aproveitar ao máximo todos os espaços da sua cozinha, uma vez que são personalizados para o seu ambiente.

Além disso, os móveis desse tipo, apesar de demandarem um alto investimento, são vantajosos à medida que são pensados em todos os detalhes para atenderem às suas expectativas.

Assim, você pode, por exemplo, criar armários e balcões que tragam todas as características do estilo americano aliados às suas preferências de tamanho, cor e modelagem. É ou não uma boa ideia!?

moveis planejados para cozinha americana

Viu só como é fácil montar uma cozinha americana pequena? Que tal saber mais sobre iluminação para cozinhas? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades, dicas e mais assuntos relacionados ao universo decorativo. Até mais!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.