Iluminação para cozinha: 5 dicas para não errar! Veja aqui!

A cozinha é um dos ambientes mais importantes em qualquer residência. Desde as pequenas até as mansões, todas elas precisam de um espaço especial para o preparo das refeições. Por isso, a iluminação da cozinha é muito importante. 

Seja para um jantar com os amigos, uma noite especial ou um almoço de domingo, nesse cômodo esperamos encontrar o máximo de aconchego possível, pois é um dos nossos lugares preferidos. 

E se você pensa que a decoração da cozinha não exige uma boa luz, está na hora de atualizar seus conceitos. Normalmente, não damos tanta atenção ao assunto, mas, na verdade, contar com uma boa iluminação – inclusive na cozinha – faz toda a diferença para deixar o cômodo agradável e sofisticado. 

iluminação para cozinha

Um espaço social, que é compartilhado, exige um cuidado especial, um projeto de iluminação bem pensado, que valorize tudo o que o lugar tem de melhor. Para te ajudar nesse processo, confira 5 dicas que preparamos!

1. Escolha as lâmpadas adequadas

Para aproveitar seu ambiente da melhor maneira possível, é preciso caprichar na escolha das lâmpadas que vão fazer parte da iluminação. Dispor os itens corretamente, pensar onde cada luminária irá ficar é fundamental. 

iluminação pendentes cozinha

Isso vai depender de vários fatores. Por exemplo, como você pretende decorar todo o restante da casa? Espera por uma decoração com cores vibrantes, um espaço mais descontraído ou busca por uma construção clean, sem muitos detalhes? 

As possibilidades são muitas, no entanto você deve observar a tonalidade de cada tipo de luz. As lâmpadas de LED são ótimas opções para quem deseja dar mais vida ao ambiente, com cores claras e destacadas. iluminação de led cozinha

Agora, se a sua prioridade for deixar o ambiente com um aspecto mais rústico e aconchegante, as lâmpadas em tons mais quentes são a pedida certa. Elas ficam incríveis em lugares menores. 

Se você tem uma cozinha integrada a sala de jantar, vale a pena investir em lâmpadas que mantenham a mesma temperatura nos dois ambiente. Se sua sala é clean, nada de inserir lâmpadas amarelas na cozinha.

2. Modernidade da iluminação dos acessórios

Os pequenos detalhes são sempre muito importantes para transformar sua cozinha em um lugar que seja realmente a sua cara. Para isso, não tenha medo de investir em contemporaneidade até nas partes mais independentes, como gavetas e armários. 

luminária pendente para cozinha

Você pode, por exemplo, iluminar seus móveis utilizando fitas de LED. Esse detalhe é uma forma de levar inovação para seu projeto de iluminação. As fitas podem ser aplicadas em armários altos, em gavetas escondidas ou com destaque. Enfim, onde você quiser. 

Além de ser um item super versátil, elas ainda são fáceis de instalar, não exigindo mão de obra especializada. Que tal deixar sua cozinha muito mais bonita, com detalhes personalizados?

3. Aproveite todas as vantagens dos pendentes

pendentes iluminação de cozinha

Se por um lado os pendentes não são muito indicados para cozinhas pequenas, por outro, são reconhecidos por serem maravilhosos em cozinhas amplas. Usar um bom pendente para separar ambientes integrados é sempre uma boa ideia. (Leia também: Pendentes: aprenda como deixar seu ambiente elegante).

luminária para cozinha

Você pode optar por um pendente que tenha tamanho condizente com a amplitude do seu projeto. Se você tem bancadas, eles podem ser uma opção para conferir mais sofisticação ao cômodo, no entanto, sempre salve um espaço entre os objetos, ou o efeito desejado não será alcançado. 

4. Aposte nas luzes embutidas!

Utilizar iluminação embutida é uma alternativa excelente para você que deseja uma iluminação contemporânea, sofisticada e elegante, mas deseja evitar a presença de sombras pela cozinha, ou focos de iluminação. 

iluminação horizontal de cozinha

Luzes embutidas iluminam o ambiente como um todo. Você pode utilizar plafons de LED ou outras alternativas. O importante é garantir que sua cozinha estará realmente toda iluminada, sem pontos cegos. 

5. Não abra mão da luz natural!

iluminação natural para cozinha

Um dos conceitos indispensáveis na construção do seu projeto, é a luz natural. Afinal, mesmo que você invista em boas lâmpadas, pendentes ou iluminação embutida, ainda assim, a luz natural será sempre indispensável. 

Faça o máximo possível para valorizar essa característica. Além de deixar tudo muito mais bonito, a luz natural pode ajudar e muito na sua economia, pois ela exige menos da iluminação artificial. Isso sem mencionar a ventilação que as janelas trazem. 

E então, gostou das nossas dicas? Aplicando essas regrinhas, não tem erro na iluminação. Você pode garantir um ambiente agradável não apenas para a sua família, mas para todas as visitas que receber. . 

Vale lembrar que usar produtos de boa qualidade é essencial para atingir o objetivo esperado. Evite lâmpadas que não tenham um design que agregue valor ao cômodo. 

Que tal continuar acompanhando nosso blog? Por aqui, sempre trazemos dicas, sugestões e novidades sobre decoração, iluminação e cuidados com diferentes ambientes.  

Fique de olho para não perder nenhum dos nossos conteúdos! Nos vemos no próximo post. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.