13 dicas de decoração de interiores para se inspirar!

A decoração dos ambientes é uma parte essencial dos projetos arquitetônicos. Para além da funcionalidade, as propostas devem considerar o conforto e a parte visual dos espaços.

Para te inspirar, preparei 13 dicas de decoração de interiores! São alternativas e inspirações simples, mas que podem transformar os cômodos da sua casa.

Siga no post e veja como deixar os ambientes mais elegantes com objetos decorativos, instalações e aplicações criativas!

1. Defina um estilo de decoração

A minha primeira dica é em relação ao estilo de decoração. É ele que servirá como um guia para você transformar o seu ambiente e deixar o projeto com a sua cara.

Por exemplo, as decorações minimalistas priorizam tonalidades claras e linhas retilíneas. Já o estilo boho destaca diferentes texturas e tons terrosos.

Sendo assim, o primeiro passo é definir um estilo. Decida o que você gosta na decoração de interiores, se você tem um perfil sério, ou prefere ambientes mais aconchegantes, se você gosta de uma arquitetura tradicional ou tem preferência por projetos contemporâneos e assim por diante.

sala de estar

2. Aposte em detalhes amadeirados

Independentemente do estilo de decoração que você decidiu, sempre há espaço para a madeira. Os detalhes amadeirados combinam com interiores rústicos, mas também adicionam sofisticação a ambientes contemporâneos.

São várias formas de utilizar a madeira na composição! Para quem busca uma decoração autêntica, aconselho apostar em móveis e estruturas amadeiradas.

Para trazer ainda mais textura e aconchego ao seu ambiente, aposte em móveis e painéis ripados. Pergolados são uma ótima pedida para áreas externas.

ambiente elaborado com tonalidades claras

3. Invista em perfis de LED

A iluminação é muito importante quando pensamos em um bom projeto. Uma das formas de deixar os espaços mais elegantes é por meio dos perfis de LED!

Além de complementarem a iluminação dos espaços, são peças que agregam elegância ao aspecto visual dos ambientes. Você pode investir em opções de embutir ou de sobrepor!

Instalar os perfis de LED no teto adiciona requinte sem igual para salas de estar, halls de entrada e ambientes amplos! Também são uma ótima escolha para destacar estantes e nichos!

sala de estar elaborada com painéis de led

4. Trabalhe bem as cores

A cor pode evidenciar um determinado volume ou até mesmo mimetizar determinados detalhes.

Esse é um assunto extenso que pode ser debatido em uma próxima oportunidade, o fato é: procure usar cores que mais tem haver com a sua personalidade!

quarto elaborado em tonaliddes claras

5. Faça uma composição com texturas

Outro segredo da decoração de interiores está na mescla de texturas! Além das paredes texturizadas, é possível investir em cabeceiras estofadas, tapetes sofisticados, sofás de linho ou couro, painéis com madeira trabalhada, entre muitos outros.

As diferentes texturas ajudam a trazer mais personalidade e dimensão aos cômodos. Mas tome cuidado para não ficar poluído demais! Para manter a elegância, sugiro que você aposte em tonalidades semelhantes e em cores neutras ou terrosas.

quarto

6. Dê destaque para a iluminação natural

Um ponto super valorizado pelos projetos arquitetônicos contemporâneos é a iluminação natural. Se possível, invista no pé direito alto e garanta grandes aberturas que viabilizem a entrada de luz solar!

Mas se você mora em apartamento ou em lugares mais fechados, é possível simular uma iluminação natural com as lâmpadas certas. As brancas de tonalidade quente, por exemplo, proporcionam o conforto visual, além de um ambiente acolhedor.

ambiente externo de uma casa, com rede, mesa, cadeiras

7. Não se esqueça da iluminação complementar

Outro ponto essencial da decoração dos interiores é a iluminação complementar! Além das luzes principais, é importante investir em lâmpadas secundárias!

Além de deixarem o ambiente mais iluminado, as luzes complementares proporcionam um espaço mais aconchegante. São complementos indispensáveis, principalmente em espaços de convivência, como salas de estar.

Já para ambientes que exigem concentração, como escritórios e espaços de home office, recomendo uma luminária que não ofusque a sua visão! Para cômodos amplos, vale apostar nos trilhos e spots, com uma pegada mais industrial.

banheiro elaborado com cores claras e cobre

8. Traga frescor para os ambientes com plantas

Ao contrário do que muitos acreditam, os projetos contemporâneos não se resumem ao acabamento de cimento queimado. Os designs de interiores atuais valorizam os elementos naturais, para uma arquitetura atemporal e viva.

Uma forma de trazer um toque de frescor para os interiores é utilizando plantas e folhagens. Você pode pendurá-las nas paredes, apostar em vasinhos suspensos, vasos maiores dispostos em cantos estratégicos, ou, então, investir em uma parede viva! É pura elegância!

plantas decorativas sobre o projeto de iluminação

9. Invista em espelhos para aumentar os ambientes

Posicionados em lugares estratégicos, seu ambiente vai parecer mais amplo e iluminado.

Para quartos, closets e salas, você pode optar pelos modelos de corpo todo ou pelas peças que vão do chão ao teto! Já para banheiros e lavabos, que tal um espelho em formato arredondado? É moderninho e ultra charmoso! E também nunca se esqueça de pensar o que seu espelho estará refletindo.

espelhos instalados no quarto para aprimorar o ambiente

10. Aposte em detalhes metalizados para inovar

Os detalhes metalizados estão entre as principais tendências de decoração dos últimos anos. Os pontos em dourado, prateado e rosé gold destacam os interiores, deixando os ambientes mais luxuosos e inovadores.

Para que os cômodos não fiquem muito carregados, a minha dica é investir nos acabamentos metalizados e em peças confeccionadas em metal, como pendentes, luminárias, bordas de espelho, entre outros.

quarto com detalhes metalizados

11. Lembre-se: o menos é mais!

O minimalismo está entre os estilos de decoração mais valorizados dos últimos anos. Nos projetos contemporâneos, o destaque vai para espaços amplos, linhas retas e objetos decorativos funcionais!

Então, para ter uma casa bem decorada, não é preciso ter uma grande quantidade de objetos! O segredo está na disposição dos elementos, nas cores escolhidas e no investimento de um projeto de iluminação que dê destaque aos pontos certos!

12. Dê atenção aos detalhes

Outra dica para decorar os interiores é dar o máximo de atenção aos detalhes! De nada adianta ter objetos lindíssimos de decoração se a sua obra não foi bem acabada, por exemplo.

Não podemos esquecer da organização! Para manter os interiores impecáveis, é essencial investir na limpeza e arrumação constante! Evite deixar utensílios espalhados no chão e descarte os objetos que não têm mais uso!

13. Busque inspirações

Por fim, a minha última dica é: busque inspirações para encontrar o que você gosta! A sua casa deve ser um espaço confortável, que você adora morar!

Então, para além das tendências de decoração de interiores, é sempre importante considerar o que você gosta e o que é funcional para o seu dia a dia.

Espero que essas dicas tenham te dado uma luz para compor uma decoração de interiores estilosa e confortável! Siga o blog da Decor Lumen para as melhores dicas de iluminação decorativa.

Até o próximo post!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

2 comentários em “13 dicas de decoração de interiores para se inspirar!”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.