Iluminação com perfil de LED: O que é? Saiba como usá-la!

Com design inovador, os perfis de LED combinam perfeitamente com projetos arquitetônicos contemporâneos. O tipo de iluminação vem sendo bastante aplicado em decorações iluminativas de espaços minimalistas e elegantes — tanto como fonte de luz principal como complementar.

Continue a leitura do post para saber tudo sobre o modelo de iluminação que traz mais sofisticação a diversos ambientes da casa! Veja quais são os tipos de perfil de LED, ideias de onde instalar e como funcionam! Você vai se encantar!

O que é perfil de LED?

O perfil de LED é um tipo de iluminação que consiste em uma fita de LED potente integrada a um perfil de alumínio fechado com acrílico. A combinação proporciona uma iluminação sofisticada e discreta, iluminando os espaços de maneira linear.

Assim como outros tipos de luminária, os perfis de LED assumem diversos tamanhos, espessuras, modos de instalação e intensidades de luz. Sem contar que eles podem compor o projeto luminotécnico de ambientes internos e externos.

Os perfis de LED podem ser instalados não apenas no teto, como também atrás de móveis, embaixo de bancadas, em escadas, estantes e até mesmo na fachada externa! Ou seja, eles possibilitam uma iluminação inovadora em pontos estratégicos que você deseja destacar.

teto do corredor com LED

Como funciona um perfil de LED?

O alumínio e o acrílico difundem a luz da fita de LED, garantindo uma iluminação poderosa e linear para os espaços. Os perfis funcionam como outros tipos de lâmpadas: podem ser acionados por interruptor e instalados em diversos pontos da casa!

Além da funcionalidade, o perfil de LED é um tipo de iluminação que agrega beleza e sofisticação à decoração, especialmente em ambientes modernos que prezam pelo belíssimo estilo clean.

Quais os tipos de perfil de LED?

Há dois tipos principais de perfis de LED: os de embutir e os de sobrepor. A diferença está no modo de instalação das peças.

Conheça as principais características de cada um:

Perfil de LED de embutir

Como o nome sugere, o LED de embutir é aquele acoplado às superfícies, criando um efeito de iluminação integrada. É o modelo ideal para instalação em forros de gesso, paredes drywall e de alvenaria, rodapés, entre outros.

A instalação parece complicada, mas ela não requer cortes na estrutura de sustentação das paredes. Ou seja: não é preciso refazer o forro! Além disso, o resultado é impecável: com os perfis de LED rentes à superfície, os seus ambientes ficam modernos e elegantes!

Perfil de LED de sobrepor

Já os perfis de LED de sobrepor são ideais para quem busca uma instalação descomplicada. Nesse caso, o perfil é instalado com parafusos e presilhas de fixação, diretamente na superfície escolhida. Pode ser em móveis, pergolados de madeira, estantes ou mesmo em paredes e rodapés!

O perfil sobrepõe as superfícies, mas de todo modo, fica discreto e não ocupa espaço! É a escolha ideal para quem não quer ter transtornos quebrando o forro de gesso para a instalação.

Onde usar o perfil de LED?

Uma das vantagens do perfil de LED está na sua versatilidade. Eles podem ser instalados em diversos ambientes da casa, tanto em cômodos internos como em espaços externos.

Apesar de ser mais comum em casas, os perfis de LED não ficam restritos às residências: são uma ótima opção de iluminação complementar para agências, escritórios, consultórios, entre outros. A seguir, confira ideias de onde usar os perfis de LED:

Sala

A sala é um ótimo local para você instalar um perfil de LED! Se você decidir fazer a iluminação principal com os perfis, que tal instalar nas sancas de gesso no teto? Fica super elegante e sofisticado!

para a iluminação complementar, você pode usar os perfis de LED instalados atrás de algum móvel, como rack ou sofá. Dessa forma, você ajuda a dar destaque para um canto específico do ambiente!

Para salas, quartos, cozinhas e outros espaços de convivência, recomenda-se as fitas de LED com temperatura de cor quente (até 3000K), pois a luz amarelada ajuda a trazer maior sensação de tranquilidade e aconchego aos ambientes.

sala ambientada com iluminação LED

Quarto

O perfil de LED no quarto também pode fazer parte da iluminação principal do cômodo, ou, então, ajudar a criar uma área mais tranquila e intimista.

Uma ideia é instalar os perfis, na horizontal, na cabeceira atrás da cama! Também fica super elegante em móveis mais robustos, como armários, cômodas, penteadeiras e guarda-roupas!

quarto iluminado com cabeceira LED

Cozinha

Assim como os trilhos eletrificados, os painéis de LED na cozinha dão um toque de modernidade para o ambiente. É possível instalá-los no teto e nas paredes para uma iluminação poderosa.

Já para uma luz direcionada, que tal instalar em bancadas perto da pia ou logo abaixo dos seus armários? Os perfis de LED vão proporcionar a iluminação perfeita para você preparar os seus alimentos com conforto e segurança.

cozinha equipada com lampada LED

Banheiro

Por ser um local compacto, é uma ótima ideia instalar os perfis de LED nos banheiros! Esse tipo de iluminação não ocupa muito espaço e fica super funcional!

Dá para instalar logo acima da pia, nas paredes, ao redor do espelho, embaixo de armários, entre outros! Como se trata de um local propenso à umidade, busque por perfis de LED resistentes à água!

banheiro com iluminação LED

Hall de entrada

Para receber seus convidados da melhor forma, já pensou em um perfil de LED logo no hall de entrada? Pode ser no rodapé ou até mesmo embutidos nas paredes dos corredores para iluminar o caminho e adicionar um toque de elegância para a decoração.

A inspiração é ótima para residências, mas também podem ser aplicados em halls e recepções de consultórios, clínicas, escritórios, etc.

Hall de entrada com iluminação led

Espaços externos

O perfil de LED é versátil e pode ser instalado até mesmo em espaços externos. Em áreas de piscina, você pode fixá-los em pergolados de madeira, por exemplo.

Se você tem uma casa no estilo contemporâneo, é possível destacar ainda mais as formas lineares com perfis de LED na fachada! Pode também ser colocado em áreas gourmet e churrasqueiras.

Como você viu, os perfis de LED são uma tendência da iluminação decorativa. Além de funcionais, agregam sofisticação e muita elegância aos mais diversos cômodos e ambientes! Convencida a instalar o modelo nos seus espaços?

Para conhecer outras tendências arquitetônicas contemporâneas, saiba tudo sobre a iluminação industrial! Continue acompanhando o blog da Decor Lumen para os melhores conteúdos sobre decoração e instalação!

Jaíne Emídio

Sou Jaíne Emidio, nascida em Atibaia, SP, formada em Design de Interiores. Minha paixão é iluminação e decoração. Amo criar arranjos, fazer ambientações e decorar espaços. Acredito no poder da luz para valorizar a arquitetura e transformar ambientes. Busco sempre aprender e crescer no mundo do design, revelando o potencial único de cada lugar. Compartilhar essa paixão e contribuir positivamente com a vida das pessoas é o que me motiva.

3 comentários em “Iluminação com perfil de LED: O que é? Saiba como usá-la!”

  1. Olá, bom dia.
    Fico feliz que tenha gostado do artigo! A escolha da quantidade de lumens para um perfil de LED como luz principal em uma cozinha depende de vários fatores, incluindo o tamanho da cozinha, a altura do teto e o uso pretendido da iluminação.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.