Iluminação para hall de entrada: 10 dicas para usar!

Cada cômodo residencial exige um tipo de iluminação, não é mesmo?!

  • A cozinha precisa de foco e intensidade;
  • A sala de estar requer um jogo de luzes mais confortável;
  • O quarto tem um projeto criado para acalmar.

Mas e no primeiro lugar da casa, como deve ser a iluminação? O hall de entrada, por ser a área que faz o primeiro contato com o resto da casa, também merece uma iluminação especial para receber todas as pessoas que por ali passarem.

Basicamente, é iluminar para criar uma sensação de boas-vindas aos convidados e causar uma primeira impressão positiva. Pensando nisso, preparamos um guia de iluminação de hall de entrada para criar um projeto luminotécnico encantador.

Como iluminar o hall de entrada? Dicas de iluminação!

Deseja montar um projeto de iluminação adequado para tornar o ambiente mais receptivo. Para te ajudar nisso, separamos 7 truques de iluminação para o seu hall de entrada, confira!

1. Dê preferência para a luz amarela

Luzes amarelas transmitem conforto visual e aconchego, representando uma iluminação mais natural.

Essas características são essenciais para criar uma atmosfera intimista e convidativa para os convidados, fazendo com que eles se sintam confortáveis para entrar na casa. As lâmpadas de tonalidade amarelada são as opções que contam com temperatura de cor entre 2.700 e 3.100K.

Corredor de uma casa com revestimento planejado em madeira e fitas LED em tom amarelado.

2. Crie diferentes direcionamentos

Cada hall de entrada exige um tipo de iluminação e direcionamentos diferentes. Por exemplo:

  • Para um cômodo com espaço reduzido, é possível adicionar apenas uma luminária com a finalidade de decorar e torná-lo funcional.
  • Já para halls maiores, uma iluminação em camadas com é uma ótima alternativa para criar um espaço fora do comum.

Por isso, uma dica importante é avaliar as funções desempenhadas no cômodo e o seu tamanho total para iluminá-lo de uma forma exclusiva.

Hall de entrada com spots de luz direcionada alinhados no teto.

3. Destaque a décor com a iluminação

Entre os principais tipos de iluminação temos a geral e a de destaque, certo? Cada uma delas trabalhará diferentemente no ambiente.

A iluminação geral tem o intuito de oferecer funcionalidade para casa e, por isso, nela são geralmente utilizadas luzes mais intensas, como as lâmpadas fluorescentes e tubulares que vão iluminar todo o ambiente de forma difusa.

A de destaque é a ideal para o hall de entrada, segundo arquitetos e especialistas de iluminação. Isso porque, esse ambiente recebe luzes que criam um cenário mais dramático, dando foco a itens ou móveis que merecem destaque — esse tipo de iluminação pode ser feito com fitas de LED ou lâmpadas de foco.

Spots de luz destacando objetos decorativos e um grande vaso de plantas.

4. Utilize luzes diretas e indiretas

O mais legal de iluminar o hall de entrada é que, mesmo sendo um cômodo reduzido, a área aceita diferentes tipos de luminárias.

Por isso, a nossa quarta dica é mesclar as luzes indiretas e diretas, sempre priorizando o equilíbrio e a proporcionalidade do espaço. Você pode adicionar uma luminária central para a claridade do cômodo e luzes indiretas para destacar decorações do ambiente. Que tal?!

Elevador com uma lâmpada LED centralizada interpretando a iluminação direta, além de uma faixa LED contornado o piso e spots de luz no teto ocupando o papel da iluminação indireta.

5. Aposte em abajures e pendentes

As luzes indiretas são peças que incidem na superfície e logo depois são refletidas, atingindo o espaço que deve ser iluminado, como alguns modelos de abajures e pendentes.

Essas luminárias transmitem um efeito super aconchegante, não são nada invasivas e proporcionam uma iluminação menos óbvia. Sem dúvidas, são modelos excelentes para investir no seu hall.

Cômodo decorado com um abajur de piso com pés de madeira e uma cúpula de tecido branca.

6. Aposte em tonalidades neutras no ambiente

As tonalidades com base neutra oferecem amplitude para o espaço, tornando-os mais claros e iluminados. Para levar esse efeito para o seu hall, invista em paredes claras e móveis de cores neutras.

Dessa forma, você estará valorizando o conforto visual do cômodo, além de deixá-lo extremamente elegante.

Ambiente com tonalidades aparador em um tom de marrom claro, parede e objetos decorativos em tons neutros de bege, branco e cinza.

7. Adicione espelhos

Assim como as cores neutras, os espelhos também contribuem na ampliação do cômodo. É por isso que eles são vistos frequentemente em decorações e iluminações de hall de entrada!

Então, se você quer dar novos ares ao ambiente, instale espelhos em locais estratégicos! Assim, você terá um ambiente muito mais leve.

Recorte de um cômodo decorado com um espelho redondo.

5 modelos de luminárias para hall de entrada!

Agora que apresentamos as dicas para montar uma iluminação adequada de hall de entrada, chegou a hora de mostrar as melhores luminárias para o ambiente.

  1. Abajures: as melhores alternativas para criar uma iluminação confortável e aconchegante para o hall;
  2. Arandelas: as arandelas ajudam a levar uma iluminação mais potente e sofisticada para o cômodo;
  3. Embutidos: garantem uma iluminação mais discreta e harmônica;
  4. Spots e trilhos: perfeitos para criar um espaço moderno e iluminado;
  5. Pendentes: peças que decoram e iluminam halls maiores.

Conseguiu encontrar inspiração para criar uma iluminação de hall de entrada para a sua casa?

Continue acompanhando o nosso blog e conhecendo mais assuntos sobre tendências de decoração e iluminação!

Camila Lattanzi

Olá meu nome é Camila Lattanzi, sou Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade São Francisco em 2016. Trabalho no ramo da iluminação desde 2017, desenvolvendo projeto luminotecnico e consultoria ao cliente, visando o bem estar e conforto de cada projeto em específico. Além de ser apaixonada pela área da iluminação, descobri os encantos na decoração desenvolvendo ambientações. Com esse processo tornamos a casa do cliente ainda mais aconchegante com peças únicas e exclusivas.

2 comentários em “Iluminação para hall de entrada: 10 dicas para usar!”

    • Sim, a escolha da iluminação faz toda a diferença para o nosso conforto. Obrigada pelo seu feedback e continue nos acompanhando por aqui e nas nossas redes sociais @decorlumen 🧡💡

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.