Sumário
Cada cômodo residencial exige um tipo de iluminação, não é mesmo?!
- A cozinha precisa de foco e intensidade;
- A sala de estar requer um jogo de luzes mais confortável;
- O quarto tem um projeto criado para acalmar.
Mas e no primeiro lugar da casa, como deve ser a iluminação? O hall de entrada, por ser a área que faz o primeiro contato com o resto da casa, também merece uma iluminação especial para receber todas as pessoas que por ali passarem.
Basicamente, é iluminar para criar uma sensação de boas-vindas aos convidados e causar uma primeira impressão positiva. Pensando nisso, preparamos um guia de iluminação de hall de entrada para criar um projeto luminotécnico encantador.
Como iluminar o hall de entrada? Dicas de iluminação!
Deseja montar um projeto de iluminação adequado para tornar o ambiente mais receptivo. Para te ajudar nisso, separamos 7 truques de iluminação para o seu hall de entrada, confira!
1. Dê preferência para a luz amarela
Luzes amarelas transmitem conforto visual e aconchego, representando uma iluminação mais natural.
Essas características são essenciais para criar uma atmosfera intimista e convidativa para os convidados, fazendo com que eles se sintam confortáveis para entrar na casa. As lâmpadas de tonalidade amarelada são as opções que contam com temperatura de cor entre 2.700 e 3.100K.
2. Crie diferentes direcionamentos
Cada hall de entrada exige um tipo de iluminação e direcionamentos diferentes. Por exemplo:
- Para um cômodo com espaço reduzido, é possível adicionar apenas uma luminária com a finalidade de decorar e torná-lo funcional.
- Já para halls maiores, uma iluminação em camadas com é uma ótima alternativa para criar um espaço fora do comum.
Por isso, uma dica importante é avaliar as funções desempenhadas no cômodo e o seu tamanho total para iluminá-lo de uma forma exclusiva.
3. Destaque a décor com a iluminação
Entre os principais tipos de iluminação temos a geral e a de destaque, certo? Cada uma delas trabalhará diferentemente no ambiente.
A iluminação geral tem o intuito de oferecer funcionalidade para casa e, por isso, nela são geralmente utilizadas luzes mais intensas, como as lâmpadas fluorescentes e tubulares que vão iluminar todo o ambiente de forma difusa.
A de destaque é a ideal para o hall de entrada, segundo arquitetos e especialistas de iluminação. Isso porque, esse ambiente recebe luzes que criam um cenário mais dramático, dando foco a itens ou móveis que merecem destaque — esse tipo de iluminação pode ser feito com fitas de LED ou lâmpadas de foco.
4. Utilize luzes diretas e indiretas
O mais legal de iluminar o hall de entrada é que, mesmo sendo um cômodo reduzido, a área aceita diferentes tipos de luminárias.
Por isso, a nossa quarta dica é mesclar as luzes indiretas e diretas, sempre priorizando o equilíbrio e a proporcionalidade do espaço. Você pode adicionar uma luminária central para a claridade do cômodo e luzes indiretas para destacar decorações do ambiente. Que tal?!
5. Aposte em abajures e pendentes
As luzes indiretas são peças que incidem na superfície e logo depois são refletidas, atingindo o espaço que deve ser iluminado, como alguns modelos de abajures e pendentes.
Essas luminárias transmitem um efeito super aconchegante, não são nada invasivas e proporcionam uma iluminação menos óbvia. Sem dúvidas, são modelos excelentes para investir no seu hall.
6. Aposte em tonalidades neutras no ambiente
As tonalidades com base neutra oferecem amplitude para o espaço, tornando-os mais claros e iluminados. Para levar esse efeito para o seu hall, invista em paredes claras e móveis de cores neutras.
Dessa forma, você estará valorizando o conforto visual do cômodo, além de deixá-lo extremamente elegante.
7. Adicione espelhos
Assim como as cores neutras, os espelhos também contribuem na ampliação do cômodo. É por isso que eles são vistos frequentemente em decorações e iluminações de hall de entrada!
Então, se você quer dar novos ares ao ambiente, instale espelhos em locais estratégicos! Assim, você terá um ambiente muito mais leve.
5 modelos de luminárias para hall de entrada!
Agora que apresentamos as dicas para montar uma iluminação adequada de hall de entrada, chegou a hora de mostrar as melhores luminárias para o ambiente.
- Abajures: as melhores alternativas para criar uma iluminação confortável e aconchegante para o hall;
- Arandelas: as arandelas ajudam a levar uma iluminação mais potente e sofisticada para o cômodo;
- Embutidos: garantem uma iluminação mais discreta e harmônica;
- Spots e trilhos: perfeitos para criar um espaço moderno e iluminado;
- Pendentes: peças que decoram e iluminam halls maiores.
Conseguiu encontrar inspiração para criar uma iluminação de hall de entrada para a sua casa?
Continue acompanhando o nosso blog e conhecendo mais assuntos sobre tendências de decoração e iluminação!

Olá meu nome é Camila Lattanzi, sou Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade São Francisco em 2016. Trabalho no ramo da iluminação desde 2017, desenvolvendo projeto luminotecnico e consultoria ao cliente, visando o bem estar e conforto de cada projeto em específico. Além de ser apaixonada pela área da iluminação, descobri os encantos na decoração desenvolvendo ambientações. Com esse processo tornamos a casa do cliente ainda mais aconchegante com peças únicas e exclusivas.
Com certeza as luminárias transmitem realmente um efeito aconchegante para os nossos olhos.
Sim, a escolha da iluminação faz toda a diferença para o nosso conforto. Obrigada pelo seu feedback e continue nos acompanhando por aqui e nas nossas redes sociais @decorlumen 🧡💡
Luminárias são o encanto para todo projeto de iluminação.
Na Decor Lumen, acreditamos que luminárias vão muito além da função de iluminar — elas encantam, valorizam os ambientes e refletem personalidade em cada detalhe do projeto. ✨