Iluminação para salão de beleza: dicas para realçar o ambiente

A iluminação para salão de beleza é um dos grandes desafios dos projetos luminotécnicos voltados para esses ambientes, justamente pela necessidade de um espaço claro, convidativo e que forneça uma visão nítida e sem distorções dos trabalhos sendo realizados.

O assunto pode parecer complexo, mas acertar na iluminação decorativa do seu salão de beleza pode ser um pouco menos complicado, por meio de algumas dicas certeiras e das ações estratégicas que transformam o ambiente.

Então, pensando nisso, o post de hoje é inteiramente dedicado a listar algumas dicas essenciais para iluminação, decoração e cores em salões de beleza de todos os tipos! Acompanhe a leitura para saber quais os tipos de peças e luzes se adequam melhor aos diferentes ambientes de um mesmo salão, olha só:

Recepção: iluminação de impacto!

A recepção é o primeiro lugar avistado pelo cliente, ou seja, é o espaço responsável pelas primeiras impressões – positivas ou negativas – a respeito do seu comércio. Por esse motivo, é essencial que ele cause as melhores impressões, por meio de uma decoração estilosa e uma iluminação de impacto.

A estética das peças de iluminação é o fator-chave, assim como o design dos móveis e da decoração nas paredes. Um lustre, por exemplo, é uma peça única, imponente e que transpira luxuosidade – para a recepção do salão, um modelo de porte médio já faz toda a diferença e adiciona toques de requinte à área.

O objeto já é, por si só, o centro das atenções, então apostar em móveis no estilo clean e paredes em cores mais suaves, em tons pastéis, é uma ótima forma de complementar e criar contrastes de beleza para a recepção.

Caso opte por algo mais tradicional, há a opção de substituir o lustre por um pendente, que possui um tamanho menor, mas não deixa a desejar no quesito estilo. Nesse caso, aproveitar para colorir as paredes, adicionar quadros decorativos e outros enfeites é uma boa forma de deixar o ambiente sofisticado.

iluminacao para recepcao

Área de espera: tranquilidade e alegria

Cá entre nós, nenhum consumidor se alegra de esperar em locais desconfortáveis e mal-iluminados enquanto aguarda ser atendido, certo? Esse é um dos motivos pelos quais a área de espera precisa trazer a sensação de tranquilidade e alegria – também conhecidas como good vibes.

Como isso é possível? Por meio das cores e dos objetos decorativos! O ideal é combinar a paleta de cores da recepção, para formar um ambiente coeso e integrado, mas é possível brincar com a diferença de tonalidades e criar gradações, para minimizar a diferença entre os lugares.

Outro fator importantíssimo é o conforto e o aconchego, principalmente dos móveis de espera – é uma ótima dica investir em peças estofadas ou que sejam anatômicas, para que a cliente se sinta confortável enquanto espera.

Por fim, explore as possibilidades das plantas ornamentais! Isso porque elas trazem vida, alegria e a natureza para mais perto, integrando-as à decoração do ambiente. O resultado é uma área de espera good vibes, bem-decorada e moderna.

Área principal: onde a mágica acontece!

Chegamos ao principal ambiente de todo salão de beleza – a área de cortes, tinturas e procedimentos estéticos. Embora você já deva saber, vale ressaltar que a maioria dos esforços de iluminação decorativa devem se concentrar nesse espaço.

Isso significa que, se o seu móvel é reduzido ou pequeno, a atenção aos detalhes da área principal já é um grande passo em direção a um salão moderno, receptivo e bem-sucedido. Inclusive, os espaços pequenos são os que mais têm a ganhar com mudanças de design que os tornam mais eficientes e visualmente espaçosos.

Praticamente todos os detalhes fazem total diferença no resultado final, desde o tipo de tomada até a temperatura das luzes e o esquema de cores. Para que você entenda melhor do assunto, preparamos uma lista com algumas ideias e dicas, veja:

  • Valorize a luz natural

Econômica e visualmente confortável, a luz natural é sempre a opção preferida em salões de beleza, mas, como sabemos, nem sempre o recurso está disponível a todos os espaços. Por essa razão, é muito importante que você valorize a incidência da luz natural que entra pelas janelas do seu salão, direcionando-a aos espaços que necessitam de fidelidade, como tinturas e manicure.

iluminacao natural para salao

  • Atenção ao tipo de lâmpada

Você sabia que diferentes tipos de lâmpada oferecem diferentes níveis de semelhança à luz natural? Por isso, é essencial que a escolha seja feita com base nesse fator, chamado de índice de reprodução de cor.

A lâmpada de LED é uma muito utilizada e trata-se de uma opção econômica e muito eficiente para todos os lugares.

Nos salões, ela garante a temperatura de cor adequada e pode ser utilizada nas bancadas, espelhos e cadeiras de cabeleireiro.

iluminacao led para salao de beleza

  • Aposte no estilo eclético

A identidade visual de um salão é o cartão-postal da sua marca para todos os que o visitam e adquirem seus produtos. Então, já que, todos os dias, pessoas de diferentes tipos adentram as portas do negócio, por que não apostar em um estilo que reflita essa diversidade?

Estamos nos referindo, nesse caso, ao estilo eclético, que mistura elementos dos estilos mais tradicionais – como o vintage e o clássico – com os mais modernos e contemporâneos – a exemplo do industrial e do minimalista.

É importante não exagerar na combinação, já que isso pode gerar poluição visual e aborrecimento no cliente. Combine um artigo de iluminação vintage, como uma arandela, por exemplo, com um móvel moderno e colorido.

Caso goste do estilo monocromático, recomendamos a exploração da variedade de tons, uma vez que uma única cor pode causar confusão visual e desconforto. O ideal é harmonizar tons complementares da paleta de cores, para um resultado mais chique e estiloso.

Tudo isso, claro, inclui os seus próprios toques pessoais – mas sempre pensando no gosto do cliente!

estilo de salao de beleza

E então, gostou das nossas dicas? A Decorlumen é especialista em iluminação decorativa e toda semana apresenta um conteúdo novo, rico e cheio de dicas aqui no blog. Nos acompanhe e fique por dentro de todas as nossas atualizações! Até a próxima!

Deixe um comentário