Luz artificial para plantas: saiba tudo sobre o assunto

Se você gosta de plantas, mas tem receio em cultivar em apartamentos ou casas que não recebem muita luz solar, a Decor Lumen trouxe a solução: o uso da luz artificial!

É isso mesmo, você pode considerar essa opção para ter plantas em casa. Existem algumas alternativas que podem facilitar o desenvolvimento das plantas, possibilitando que você tenha um espaço verde mesmo sem o sol no ambiente.

Chegou a hora de saber tudo sore o assunto! Se você tem dúvidas sobre que tipo de lâmpada substitui a luz solar, confira tudo o que você precisa saber.

É possível cultivar plantas com luz artificial?

Sim, é possível usar iluminação artificial para plantas! Antes, o processo era um pouco mais complicado, visto que lâmpadas halógenas e incandescentes esquentavam muito quando acesas por longos períodos.

Caso colocadas perto das plantas, provocariam queimaduras nas folhas. Porém, com os avanços tecnológicos, as lâmpadas de LED foram criadas — e popularizadas!—, aquecendo menos, facilitando no cultivo e manutenção das plantas em casa!

Já pensou ter um apartamento inteirinho com plantas e tudo mais? Isso é possível, basta apostar no apartamento garden!

Qual a melhor luz artificial para plantas?

A luz de LED é uma opção muito indicada para quem deseja utilizar luz artificial para plantas. Isso porque se trata de uma opção mais econômica, sustentável e que não emite tanto calor. Além disso, as lâmpadas de LED conseguem potencializar a intensidade da fotossíntese.

Atualmente, existem lâmpadas e painéis de LED próprios para quem visa plantar em casa — desde a manutenção até o cultivo dos vegetais —, uma delas é a lâmpada LED Grow Light!

O que acha de conferir a melhor lâmpada LED para decorar e economizar?!

plantas crescendo sobre luz de LED Grow Light

Que tipo de lâmpada substitui a luz solar?

O modelo de lâmpada de vapor metálico simula uma luz bem parecida com a luminosidade solar de espectro frio entre 2700 a 5500k.

Sendo assim, esse tipo de lâmpada torna-se a melhor opção para quem deseja que sua planta tenha um bom desenvolvimento, como se estivesse realmente exposta à luz natural.

A lâmpada é geralmente aplicada na fase de estímulo de crescimento da planta. Sendo assim, muito utilizada por quem gostaria de ter um desenvolvimento mais rápido da flor plantada.

Como cultivar plantas com iluminação artificial?

A luz é um combustível essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

  • Em alguns casos, a luz é essencial para as espécies que precisam ser cultivadas em pequenos espaços sem a presença da luz natural;
  • Em outros, para plantas que precisam de cuidados especiais. Ou seja, de uma luz mais específica.

Confira em alguns passos como é possível usar a luz artificial para cuidar dos vegetais.

1. Escolha o tipo de planta que será cultivada

A escolha da planta que será cultivada em sua casa é um passo muito importante. Isso porque é preciso considerar:

  • O espaço que se tem disponível em casa para o cultivo da espécie;
  • A quantidade exata de luminosidade que será necessária para o crescimento da planta.

Ao escolher, atente-se ao fato de que algumas espécies de plantas precisam de mais luz do que outras, especialmente se foram mais exóticas.

O ideal é que a escolha seja de uma planta de sua preferência, mas que o processo de cultivo seja simples, a fim de otimizar o seu tempo.

vasos com diferentes tipos de plantas sob a luz artificial

2. Entenda sobre as cores de luz que são necessárias

Ao escolher a planta que deseja, é hora de pesquisar a respeito das cores no espectro que ela mais faz uso. Grande parte das plantas usa o espectro por completo, porém cores como vermelho e azul são as mais necessárias.

Por meio dessas pesquisas, você descobre qual cor a planta escolhida mais gosta. Entendendo a preferência da planta, você a terá por muito tempo.

brotos de plantas crescendo sob a luz growth light

3. Monte o espaço onde as plantas ficarão

O próximo passo é escolher o local que as plantas serão posicionadas e onde ficará a iluminação.

O ideal é que haja uma distância certa. Geralmente, a distância de 23,5 cm é considerada um bom afastamento entre planta e iluminação.

É interessante ter em mente que posicionar as lâmpadas a mais de 1 metro da planta pode ser inefetivo para o cultivo.

plantas sendo criada em estufa artificial com luzes e ventilação

4. Atente-se à duração da luz sob as plantas

A iluminação artificial para plantas é essencial para o seu desenvolvimento, mas essa exposição deve ser feita com critério a fim de não atrapalhar o desenvolvimento delas! Ou seja, é importante que elas descansem.

As plantas precisam ter em sua rotina de cultivo alguns períodos onde as folhas possam descansar e respirar, não estando exposta à luz.

Geralmente, o tempo de exposição de um vegetal é de 12 horas, mas isso pode mudar dependendo da espécie. A dica é se informar sobre a sua e a expor sob a luz artificial no tempo indicado.

pequenas árvores com copa arredondada iluminadas por parede de lâmpadas redondas

5. O cuidado das plantas e lâmpadas é essencial

Para garantir o bom funcionamento das lâmpadas e o cultivo adequado das plantas, algumas dicas são fundamentais para que tudo ocorra dentro do esperado:

  1. As plantas devem ser giradas semanalmente para receberem a mesma quantidade de luz de todos os lados;
  2. A fertilização e irrigação deve ser feita conforme a necessidade do vegetal;
  3. As lâmpadas precisam ser trocadas assim que começarem a ficar velhas, em especial as incandescentes, que tendem a enfraquecer;
  4. Verifique sempre a temperatura das lâmpadas. Ao perceber que bem quente, a planta deve ser levemente afastada da fonte de luz.

planta cultiva em pequena estufa artificial de vidro

Gostou do conteúdo de hoje? Continue navegando e aproveitando o blog da Decor Lumen! Por aqui, você encontra tudo sobre decoração e iluminação e inspirações para projetos!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.