Apartamento garden: o que é, vantagens + ideias de decor

Quando falamos de espaço adicional em uma residência para uma área de lazer, logo pensamos em uma casa com um quintal, certo? Afinal, quando existe uma área assim é possível explorá-la de diversas maneiras para proporcionar melhores momentos de descanso para toda a família.

A proposta do espaço privativo é trazer essa área externa tão desejada para um apartamento. Justamente por proporcionar um espaço a mais destinado ao lazer, esse assunto tem se popularizado.

No conteúdo de hoje, a Decor Lumen vai te explicar tudo: o que é, quais vantagens e como decorar este novo estilo! Continue a leitura para descobrir tudo sobre o assunto.

Entenda o conceito de apartamento garden

Nada mais é do que um espaço externo presente em apartamentos que estão no térreo. Ele funciona, basicamente, como um quintal e serve para acomodar jardins, mas também funciona como um ambiente para descanso e lazer.

A ideia central da fundação deste conceito é a valorização dos imóveis que ficam no térreo, uma vez que possuem menor valor quando comparado aos apartamentos dos andares superiores.

Para tornar o seu lar mais aconchegante, decore os ambientes com o mesmo estilo. Se você ainda não conhece quais são esses modelos de design de interiores, aproveite para saber quais são os 7 tipos de decoração para tonar seu apartamento mais estiloso e com muita personalidade.

5 vantagens de ter uma área privativa no seu apartamento

É possível explorar o espaço de diversas maneiras, quase sempre voltados a momentos de interação, lazer e descanso para os moradores. Separamos algumas das principais vantagens de ter um local desses para chamar de seu:

1. Perfeito para quem deseja mais contato com a natureza

Esse espaço é ideal para quem deseja a segurança de um imóvel assim, mas não quer renunciar a um espaço para cultivar plantas ou fazer um jardim.

Esse cuidado com a natureza vai muito além dos aspectos estéticos, estudos científicos demonstram que atividades relacionadas à cultivação de plantação contribui para a saúde mental e evita, até mesmo, doenças crônicas.

Outro ponto muito interessante de citarmos é o conforto térmico que as plantas proporcionam ao imóvel, já que as plantas aumentam a umidade dos ambientes e, assim, diminuem a temperatura.

2. O local é mais seguro

O apartamento garden é a combinação perfeita entre a segurança de um apartamento, com a privacidade e área externa proporcionada por uma casa.

Contar com o serviço de segurança e portaria concede mais segurança ao seu imóvel, aos veículos (como carro e moto, por exemplo), mas também para você e sua família.

3. Valoriza o seu apartamento

É comum vermos a dificuldade em vender apartamentos localizados no térreo, mesmo quando eles estão mais baratos. Isso acaba sendo um empecilho aos moradores que sabem da dificuldade que enfrentam ao tentar vender o local.

Essa problemática não ocorre quando os apartamentos possuem áreas privativas, já que o imóvel tem mais espaço, sem deixar de lado a segurança de um apartamento — argumentos não faltam para fechar uma boa venda!

4. Ideal para recepcionar as visitas

Em um apartamento, muitas vezes, faz falta um local aberto e arejado para recepcionar os amigos e família na hora de uma visita especial. Através de um local privativo se torna muito mais agradável reunir todos para realizar um almoço, um happy hour, um jantar ou apenas para tomar um chá. Assim, você não precisará se preocupar em alugar salão de festas — é muito mais aconchegante!

Um ponto a ser considerado na hora de mobiliar o seu ambiente privativo é a orientação solar, isso irá contribuir no momento de selecionar os locais que o sol mais reflete e evitá-los. Dessa forma, não será necessário ficar alterando os mobiliários de lugar conforme o sol muda.

5. Área de lazer para as crianças

Na maioria das vezes, pais com filhos tendem a optam por casas para ter mais espaço para a criançada brincar. Isso não é mais um problema com os apartamentos garden.

É possível usar a ampliação do espaço para a diversão da família com brincadeiras entre pais e filhos. Nesse espaço extra, também é possível instalar brinquedos, como piscina de bolinhas, cesta de basquete, escorrega e casinha de brinquedo.

Além disso, é possível criar um jardim em que toda a família é responsável por cuidar das plantinhas. Essa atividade em conjunto faz bem para o desenvolvimento da criança, além de gerar uma interação saudável entre todos.

 

crianças brincando em um balanço no jardim

Como decorar um apartamento garden com muito espaço?

Em ambientes onde o espaço privativo é maior, torna-se possível ousar e ser muito criativo para tornar a sua área mais confortável e perfeita para se desligar do mundo externo.

Separamos uma lista de itens e móveis que podem fazer parte do seu ambiente, vamos lá!

 

área externa com mesas, cadeiras, plantas e sofás

  • Redes;

 

mulher usando celular na espreguiçadeira

 

espreguiçadeira aberta em uma área externa

 

ambiente com jardim vertical, mesas redondas e poltronas

  • Chaises;

área externa com chaises

  • Mesas de centro;

 

área externa com poltrona redonda e mesa de centro

 

Aposte em jardins e plantações de árvores para realizar o paisagismo do local. Se preferir, também pode optar por realizar plantações em grandes vasos. Não se esqueça de investir na iluminação para este local, afinal as luzes são capazes de agregar sofisticação a este ambiente, além de serem fundamentais para confraternizações noturnas.

Use luminárias com perfil LED, além de optar por luminárias posicionadas na parede ou chão. Algumas opções são balizadores, arandelas, fitas de LED, espetos, postes, LED driver, spots e refletores de LED. Dependendo do local, você também pode explorar o teto com lustres e pendentes.

Como realizar a decoração da área privativa com pouco espaço?

A decoração de ambientes pequenos possui particularidades devido à limitação de espaço, além de conseguir aproveitar estratégias para ampliar a sensação de amplitude no local — como a decoração para salas pequenas, que usam espelhos para criar essa sensação de ampliação do ambiente.

Portanto, no caso na decoração de apartamentos garden pequenos, invista em móveis multifuncionais, como cadeiras e mesas retráteis, que podem ser desmontadas facilmente após o uso. Inove no decor do ambiente como fazer jardins verticais e colocar redes de descanso, as quais também podem ser recolhidas depois de serem usadas.

 

área interna com sofá, mesas, prateleiras e uma porta de vidro com saída para o jardim

 

 

Use a iluminação para ampliar a sensação de espaço, para isso, garanta que o ambiente seja bem iluminado com luminárias de cores mais frias, além de criar padrões horizontais com as luzes — usando fitas de LED, por exemplo — isso aumenta a sensação de amplitude no ambiente.

Com essas dicas, certamente, o seu apartamento garden estará pronto! Continue navegando pelo blog da Decor Lumen e aproveite outras dicas que podem deixar o seu lar ainda mais belo.

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.