Item muito tradicional no décor de ambientes internos, um abajur pode mudar totalmente o tom de sua decoração. Minimalista e moderno, retrô e cheio de personalidade ou industrial e arrojado: no mercado há modelos em diversos estilos e com funcionalidades especiais, pensadas para cada ambiente e intenção.
De origem francesa, a palavra abajur vem da expressão abat-jour que, em tradução literal, significa abaixar ou quebrar a luz. O objeto foi criado no século XVI com a função de fornecer iluminação indireta e confortável, impedindo que os olhos tenham contato imediato com a lâmpada.
Tradicionalmente posicionado ao lado de camas, sofás e escrivaninhas, a luz suave do abajur provê ao espaço um clima calmo e aconchegante, muito necessário para fazer de sua casa, um lar.
Acompanhe as dicas que preparamos para te ajudar na escolha da peça de iluminação certa para cada situação!
Abajur ideal: como escolher?
Para escolher o abajur com estilo e características ideais ao seu ambiente, alguns fatores devem ser considerados. Siga os passos e faça a composição perfeita:
Defina a função
Primeiro, tenha clara a função que a peça exercerá. Uma lâmpada de leitura deve oferecer iluminação abundante, sem que seja excessivamente forte – e para isso o abajur é a pedida certa, pois ilumina de forma indireta.
- Abajures de mesa com cúpula cônica, translúcida e com algum nível de opacidade são opções interessantes: iluminam de maneira difusa e suave, ao mesmo tempo que oferecem clareza para a leitura.
- Sua lâmpada ficará em seu quarto, ao lado da cama? Os abajures de cabeceira devem oferecer iluminação muito branda e calmante, de tonalidade quente, para provocar um efeito aconchegante.
- Para as crianças, as luminárias noturnas brilham suavemente no ambiente escuro do quarto, proporcionando conforto e distração aos pequenos.
- Os abajures de chão – ou em coluna – são os mais recomendados para ambientes coletivos amplos. Imponentes. Fornecem iluminação complementar em salas e lobbies. Em qualquer uma dessas situações, evite lâmpadas incandescentes, que são pouco econômicas e esquentam o ambiente.
Entenda o estilo
Definida a função pretendida, leia com clareza as informações estéticas transmitidas pela decoração do cômodo que deseja iluminar: seu ambiente é clássico, requintado, de influências vitorianas? É moderno, de tonalidades noir e muito minimalista? Bem humorado e de raízes pop art? Rústico ou industrial?
Se está encontrando dificuldades em definir o estilo exato de sua decoração, observe com cuidado as cores, formas e materiais empregados. Assim, poderá procurar por essas características em sua peça de iluminação.
O estilo de seu abajur deve conversar com o clima de seu espaço. Os materiais e o design que compõem a peça são os definidores desse aspecto. A seguir, leia sobre as características de alguns estilos de abajur:
Rústicos
De estética leve e descontraída, peças rústicas caracterizam-se pela utilização de materiais naturais, tons terrosos e formas simples.
As fibras naturais são as grandes estrelas do estilo. Se seu cômodo se comunica com a estética rústica, opte por cúpulas em tons cru ou colunas revestidas em palha. Peças em madeira de demolição e patch work também são boas pedidas
Minimalistas
Mais moderno impossível, um abajur minimalista compõe bem em quase todos os ambientes, dos que já seguem a estética limpa aos cômodos mais cheios de informação, que pedem uma peça discreta.
Metal e vidro são os materiais mais utilizados. O branco e o preto marcam presença na paleta minimalista, que reserva ênfase às linhas arrojadas e ágeis do design. Formas geométricas são muito usadas, compondo peças de inspiração futurista.
Infantis e bem humorados
Esse estilo é pura diversão! Nos últimos anos, o mercado foi invadido por uma variedade imensa de peças criativas, com influências que vão da pop art à sátira humorística.
Luminárias brincam de imitar outros objetos, como picolés e brinquedos. Podem ganhar pezinhos e mãozinhas, formam palavras ou transformam-se em animais.
São, definitivamente, as opções que mais empolgam as crianças, e compõem muito bem as mesas de estudo ou desenho. Luzes noturnas, muito queridas pelos pequenos, também vêm em formatos engraçados e fofos que ajudam a alegrar o quarto infantil!
Clássicos
A cúpula cônica em tom pastel é o abajur clássico por excelência; é aquele que visualizamos de imediato ao pensar em abajur. Seu espírito é atemporal e sempre será um dos estilos mais visados.
As peças em vidro de influência rococó também são clássicas, apesar de cruzarem com a estética retrô. De maneira geral, abajures clássicos são ideais para os ambientes mais conservadores, iluminando com sobriedade.
Peças abstratas
Abajures abstratos possuem design ousado, que frequentemente foge de nosso imaginário comum sobre o que é um abajur ou luminária. São elementos intrigantes, que chamam a atenção e geram curiosidade.
Um ambiente muito limpo e simples pode ser valorizado por uma peça statement, de cores vibrantes, proporções grandes e formas nada usuais. Nesses casos, o abajur atuará como item principal da decoração de seu espaço, que ganha uma composição moderna e interessante.
Preparado para iluminar seu cômodo com o estilo e funcionalidades corretos? Continue ligado nos posts novos do blog Decor Lumen. Aqui, você encontra as melhores informações e novidades sobre iluminação e decoração de ambientes.
Teve dúvidas? Interaja com a gente na seção de comentários! Nossa equipe está preparada para te auxiliar. Até a próxima!