Top 6 ideias de decoração para sala pequena: exemplos práticos!

Tem pouco espaço em casa, mas deseja um ambiente totalmente novo, estiloso e original? A decoração de sala pequena pode até parecer simples, mas não deixa a desejar no quesito estética e funcionalidade.

Aliás, ela é o primeiro passo para a conquista de um lar totalmente repaginado, que combine os aspectos práticos e valorize o seu espaço da maneira certa: funcional, agregando valor decorativo em cada pequeno detalhe.

Engana-se quem pensa que a redução métrica seja um fator limitante. Hoje em dia, a decoração criativa tem encontrado soluções cada vez melhores para driblar o problema do espaço e, no fim, o resultado é um só: beleza!

Então, quer saber como repaginar a sua casa de maneira simples e efetiva? Pensando nisso, o blog da Decorlumen separou as melhores dicas e ideias de decoração para sua sala pequena!

Acompanhe a leitura e saiba como transformar o cômodo e deixá-lo a sua cara! Preparado(a)? Vamos lá:

6 dicas criativas para se inspirar e decorar sala pequena

1. Espelhos: sensação de amplitude

Você já ouviu que os espelhos são os grandes coringas dos espaços reduzidos? E isso é verdade! As superfícies espelhadas são responsáveis por aumentar visualmente a proporção dos espaços, dando a sensação de que eles são muito mais amplos do que realmente são.

Graças a essa propriedade, uma ótima dica para decorar uma sala reduzida é investir em uma parede de espelhos – assim, além de ter um ótimo local para checar o visual, você também ganha alguns “metros extras” em sua sala.

sala com espelho

2. Sofás reduzidos

A lógica é simples: ambientes menores requerem móveis menores, por uma questão funcional e estética. Móveis como sofás muito grandes, acabam por “engolir” o espaço, diminuindo-os visualmente e prejudicando a mobilidade e o fluxo de pessoas do cômodo.

Por isso, a dica de ouro é investir em móveis menores, preferencialmente os de cores mais claras, que refletem a luz a proporcionam a sensação de amplitude e arejamento essenciais aos espaços reduzidos.

sala pequena com sofa

3. Móveis adaptáveis

Seguindo o mesmo princípio da dica anterior, o espaço minimizado em tamanho precisa compensar em versatilidade e, por isso, os móveis adaptáveis são perfeitos. Esses móveis, na verdade, são aqueles que se encaixam nos espaços dos cantos e que costumam ser desprezados.

Nichos, prateleiras e estantes também são apostas seguras para quem deseja um móvel funcional. O resultado é um ambiente otimizado ao máximo, sem falar na beleza e no valor decorativo que móveis desse tipo agregam.

Nesses casos de móveis em madeira ou fixados nas paredes, o ideal é criar contrastes com a cor do sofá, por exemplo – cores mais escuras, como tons de marrom, cinza e preto criam o jogo de cores no ambiente e harmonizam a estética do décor.

sala pequena com móveis adaptados

4. Paredes listradas

Se na mundo fashion as listras “diminuem” a silhueta, no universo decorativo elas têm o efeito contrário, especialmente quando a técnica é aplicada às paredes da sua sala. Padrões listrados proporcional efeitos diferentes, conforme a disposição das listras no layout:

  • Listras horizontais: alongam visualmente a amplitude do cômodo, isso é, dão a sensação de que a metragem do espaço é maior (efeito semelhante aos espelhos);
  • Listras verticais: para um pé direito visivelmente maior, o ideal é apostar nas verticais, uma vez que elas alongam longitudinalmente o espaço.

sala com paredes listradas

5. Estilo clean e minimalista

A sala de estar (e até mesmo a de jantar), é um dos lugares onde há maior fluxo de pessoas em uma casa ou apartamento. Desde os próprios moradores, até visitantes, amigos e família, a sala é o ponto de convergência da galera e o grande centro de convivência do lar.

Por esse motivo, a decoração criativa e funcional torna-se um dos aspectos fundamentais para o sucesso do ambiente, ainda mais em se tratando de um espaço pequeno. Você sabia que é possível dar o seu toque original ao espaço, sem comprometer sua funcionalidade?

A multiplicidade de estilos de design proporciona um vasto número de possibilidades decorativas e, dentre eles, o clean e o minimalista são os que mais se destacam quando o assunto é ambientes reduzidos.

Ambos os estilos são semelhantes em princípios: utilizar o mínimo para se obter o máximo! Isso não significa que o “mínimo” é chato ou insignificante. Trata-se de uma estratégia para não poluir visual e fisicamente a sua sala.

Móveis claros, alguns objetos decorativos, quadros nas paredes – o segredo desses estilos é escolher pontos estratégicos do ambiente para decorá-los. E, lembre-se: qualidade é melhor que quantidade!

sala minimalista

6. Cortinas do teto ao chão

Para complementar o efeito de alongamento das listras verticais, a última dica na nossa lista é: cortinas do teto ao chão. Esses acessórios permitem controlar a entrada e a saída de luz da sala, assim como criam a sensação de arejamento e amplitude, mesmo quando as janelas são reduzidas.

Falando em luz, como não poderia deixar de ser, a dica da Decorlumen é harmonizar as peças de iluminação com estilo proposto ao cômodo – se for minimalista, algo como um pendente metálico simples. Ou, se quiser investir em um artigo de luxo, há dezenas de opções de lustres disponíveis no mercado – dê preferência aos menores.

sala com cortina

Gostou das nossas dicas? Que tal conhecer algumas ideias de iluminação com spot de luz para sua sala? Aproveite também para acompanhar todas as nossas atualizações aqui no blog – toda semana tem coisa nova! Até a próxima postagem!

Deixe um comentário