Spot de luz na sala: para decorar e iluminar! Veja nossas dicas!

Usar spot de luz na sala é uma alternativa que vem sendo a cada dia mais utilizada nos projetos de decoração que prezam por uma iluminação de qualidade. Isso é muito compreensível, afinal, eles são funcionais e valorizam a estética do ambiente

Os spots podem ser usados em vários lugares da casa, sempre com ganho. Mas, quando falamos sobre seu uso na sala, entendemos que nesse ambiente a iluminação possui uma prioridade em relação aos outros cômodos. 

spot de luz sala da tv

Um dos primeiros pontos a serem observados, mesmo antes de escolhermos quais tipos e tons de spots iremos utilizar, é o quanto de luz natural temos no ambiente. Toda luz natural deve ser considerada, afinal, ela faz a diferença na finalização do projeto. 

No entanto, nenhum tipo de luz natural pode suprir a necessidade e a funcionalidade da iluminação elétrica. Nesse sentido, temos a possibilidade de trabalhar de forma dinâmica com a iluminação da sala, fazendo com que um clique no interruptor mude o ambiente.

spot de luz sala

Os spots de luz são considerados contemporâneos por agregarem um conceito de modernidade e aconchego à qualquer tipo de lugar. Porém, é bem verdade que eles passaram a ser vistos dessa forma devido à sua capacidade de proporcionar uma iluminação direcionada, sendo uma ferramenta incrível na decoração dos ambientes.

Por que o spot de luz na sala se tornou tão popular?

spot de luz espelho

O projeto luminotécnico de uma residência é capaz de mexer com as nossas sensações e a forma como a gente se relaciona com determinado espaço. Na sala, um spot de luz pode te ajudar a ter um controle maior em cada detalhe. 

O spot na sala é ideal para você que precisa de luz direcionada ou que deseja ter na palma das mãos o controle para focar a iluminação à um item de decoração específico ou desenvolver diferentes experiências de luz do espaço.

Qual tipo de spot escolher para a sala?

spot de luz sala de janela

Encontramos diversos tipos de spots no mercado. Cada uma das versões vendidas possuem usos específicos e, em alguns casos, podem ser aproveitados em mais de um tipo de espaço 

Para escolher o tipo de spot correto para sua sala, é preciso entender um pouco melhor sobre os estilos mais indicados para esse ambiente. Os spots que encontramos à disposição são: 

  • Spot de luz quadrado;
  • Spot de luz LED;
  • Spot de luz embutir;
  • Spot de luz trilho;
  • Spot de luz para móveis;
  • Spot de luz sobrepor;

Com tantos modelos possíveis, às vezes acaba ficando difícil escolher qual a melhor alternativa. Sendo assim, resolvemos pontuar quais as vantagens de alguns desses estilos, pensando na sala de estar! Confira: 

spot de luz sala de estra sacada

Spot de luz quadrado: iluminação ampla para todo o ambiente!

spot de luz escritório

Uma luz geral na sala de estar pode ser a melhor alternativa para seu espaço. Os spots quadrados fazem isso com maestria, já que ele pode ser usado de forma embutida ou simplesmente sobreposta. 

Ele também pode ser utilizado para produzir uma luz pontual, tudo depende da forma como a disposição deste item é realizada. Você pode brincar com o tamanho dos spots e também com o foco da iluminação

Na sala, ele pode ser utilizado com uma iluminação ampla ou pontual, depende da sua intenção. Mas, por ter bastante variedade, esse tipo de spot é um dos mais indicado para ambientes internos. 

Spot com trilho: moderno e conceitual!

spot de luz cozinha

Essa é  uma ótima opção para você que possui cozinha e sala compartilhada, pois esse estilo de spot possui a função de iluminação direcionada, que como o nome indica, pode ser conduzida de acordo com sua necessidade. 

Além disso, os spots com trilho são boas opções para decorar. Eles são muito conceituais e possuem um estilo arrojado, bastante contemporâneo. Outra vantagem dessa alternativa é que ela pode ter cores que condizem com sua decoração. 

spot de luz

Quando pensamos em estilo, os spots em trilhos pretos são bastante usados em decorações com estilo industrial. No entanto, engana-se quem pensa que ele é restrito à esse espaço. Atualmente é possível inseri-lo até mesmo nos ambientes mais clássicos. 

spot de luz decoração industrial

Os spots em outros cômodos da casa

Como dissemos antes, os spots podem ser utilizados em diversos cômodos, não apenas na sala. No quarto, na cozinha ou na piscina eles são excelentes alternativas para modernizar o ambiente. 

spot de luz quarto

Sabemos que entender sobre a iluminação da cozinha e do restante da casa é muito importante para que possamos construir uma iluminação harmônica, que faça sentido em todos os cômodos. 

Aqui no blog da Decor Lumen estamos sempre trazendo dicas, sugestões e novas ideais para você aplicar em seu projeto. Quer ficar sempre por dentro? Então, basta continuar acompanhando nosso blog! No vemos no próximo post! 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.