Tudo sobre salas com dois ambientes: vantagens e tendências em alta!

A cozinha americana é um modelo de ambiente integrado bastante utilizado, esse espaço se tornou uma tendência há anos, mas você sabia que além da cozinha outros espaços podem ser integrados? A sala com dois ambientes é um novo conceito de integração que tem ganhado força no universo da arquitetura.

Esse tipo de design arquitetônico pode ser realizado tanto em espaços pequenos quanto grandes, integrar as salas e criar diferentes ambientes em um mesmo cômodo torna o lar ainda mais aconchegante, intimista e funcional.

Ao optar pela integração de ambientes, sobretudo a sala, a busca maior deve ser pela fluidez e praticidade entre os espaços, o melhor aproveitamento do cômodo conta muito, não basta ficar bonito! Além disso, essa opção é ótima para quem busca por aproximação em família. Esse conceito é prazeroso, principalmente para pessoas que passam o dia fora de casa e possuem pouco tempo para desfrutarem juntas.

Enquanto um está na sala assistindo televisão, outros podem estar na mesa durante o jantar. Com a realidade do trabalho remoto cada vez mais frequente, criar ambientes de trabalho em conjunto, separando a funcionalidade das duas tarefas contribui significativamente para o aumento da produtividade.

Criar ambientes integrados com salas de dois ambientes exige organização, afinal, toda a casa precisa desfrutar de um bom funcionamento ou o que era para ficar belo e convidativo pode acabar produzindo o efeito contrário.

Sendo assim, integrar não significa misturar os cômodos. O ideal é que mesmo integrado, cada espaço possa contar com as suas próprias características sem deixar de combinar entre si.

O fator iluminação irá fazer essa demarcação muito bem, objetos decorativos e tapetes também são de suma importância. A iluminação natural precisa alcançar todo o imóvel, invista em janelas grandes e de vidro para um ambiente ainda mais clean!

Abaixo nós separamos algumas dicas de como preparar um ambiente integrado e trouxemos modelos belíssimos para servir de inspiração, continue a leitura e confira!

Como criar sala de dois ambientes: inspirações e dicas indispensáveis!

Chegar em casa é um dos momentos mais prazerosos do dia, o lar é um ambiente precioso e necessita de personalidade, vitalidade e aconchego. Pequenas mudanças são mais do que necessárias e podem transformar a casa por completo! Veja nossas dicas para criar uma sala integrando mais de um ambiente:

O espaço: saiba como configurar

A sua casa já é originalmente integrada? Perfeito, nesse caso a iluminação e a decoração serão os seus maiores aliados. Mas se você ainda possui paredes entre os ambientes, precisará se livrar delas.

No caso das salas dois ambientes o tamanho não possui grande importância, elas podem ser compactas ou espaçosas, a diferença é que no caso das compactas a sensação de amplitude precisará ser repassada para caber todos os móveis de modo confortável visualmente e ergonômico.

Já em espaços amplos, abuse da criatividade! É possível combinar tanto sala de jantar e de televisão, quanto sala de estar e até mesmo cozinha. Essas integrações conferem ao lar modernidade e sofisticação valorizando ainda mais a casa.

A escolha dos móveis

São os móveis que cumprirão a função de demarcar onde começa e termina cada ambiente, móveis multifuncionais, retráteis e prateleiras suspensas são perfeitas para salas pequenas.

Enquanto as salas retangulares maiores pedem um preenchimento completo do ambiente, espaços vazios podem gerar a sensação de um ambiente sem vida, o efeito contrário daquilo que desejamos propor!

Demarcação do ambiente

Mesmo integrado, o limite de espaço precisa ficar bem estabelecido ou ao invés de harmônica a sua casa ficará uma bagunça!

Nesse caso, os móveis continuam sendo peça-chave. Um home office junto a uma sala de estar são dois ambientes bem distintos mas que com a escolha da decoração e móveis certos podem comungar do mesmo espaço. Bancadas, aparadores, sofás, uma pintura diferenciada, um tapete e até mesmo quadros compõem todo o visual e funcionam como marcadores de início e fim.

Paleta de cores: veja o que fazer

Para as salas com dois ambientes a escolha das cores exige cautela, espaços pequenos pedem cores neutras e claras para conferir uma sensação de amplitude e luminosidade enquanto.

Se você gosta de ousar ainda mais, as cores não precisam necessariamente ser as mesmas em toda a estrutura do cômodo. Paredes diferenciadas como a do sofá ou a da mesa de jantar já dão um toque mais que especial. Não é proibido pintar de cores diferentes mas opte por seguir a mesma paleta, tonalidades muito destoantes acabam por proporcionar divisões agressivas para os olhos.

Faça a decoração funcionar

Assim como as cores, a decoração dos ambientes integrados precisam conversar entre si, o estilo não precisa necessariamente ser o mesmo mas o ideal é que sejam complementares para não destoar muito, afinal, a sala com dois ambientes possui o intuito de integração.

Estilos como industrial e escandinavos podem ser combinações perfeitas para a sala de televisão e sala de jantar, estilos rústicos podem acompanhar tanto o espaço do home office quanto a sala de estar, o moderno cabe bem na cozinha e na sala ao mesmo tempo.

Leia nosso post sobre dicas essenciais para decorar salas pequenas e fique ainda mais por dentro!

Prepare-se para esses 12 modelos de integração que vão te ajudar a inserir o conceito de sala dois ambientes na sua casa, inspire-se!

  • Sala dois ambientes para quem ama o estilo moderno e despojado, para a demarcação funcionar opte por sofás entre a sala de jantar e a sala de estar.

 

  • Para casas com pé direito duplo, o estilo moderno e industrial marcam presença e transformam o ambiente em um local muito mais amplo!
  • Ao conjugar sala de televisão com sala de jantar, confira se há um espaço de circulação, sem eles, além de perder a funcionalidade ao invés de espaço, a sensação é de aperto.
  • Para criar uma sala de dois ambientes retangular aposte em portas de vidro de correr e janelas amplas como essas da foto, o ambiente ficará ainda mais fluído.
  • Aposte em pisos diferenciados, um piso na região do sofá entre a sala de televisão causa uma boa dinâmica tornando o ambiente mais sofisticado e divertido além de cumprir a função de demarcação perfeitamente.
  • Sala de estar e home office podem habitar o mesmo espaço? Fica ainda melhor mesclar a sala e cozinha com esse espaço. Invista em um canto com prateleiras e mesas que seguem o mesmo padrão das cores e móveis do restante do ambiente.
  • Um único tapete foi capaz de demarcar esses dois ambientes muito bem, tapetes compridos e sóbrios além de muito sofisticados dividem os cômodos com harmonia.
  • O balcão encostado nas costas do sofá é uma tendência atual para casas compactas e lindas, veja na foto como unir sala de estar, cozinha e mesa de refeição em um único ambiente.
  • O clássico aparador separando a sala de jantar da sala de estar não sai de moda! A escolha do aparador pode ser tradicional, vintage, rústico ou moderno, tudo vai depender do restante da composição e do seu estilo!
  • Tons pastéis nas paredes, móveis pontualmente coloridos causam descontração ao ambiente, invista na iluminação natural e pronto, a sua sala dois ambientes clean está formada!
  • As fibras misturadas aos tons quentes conferem um boho chique a essa sala dois ambientes.
  • Lustres além de elegantes e modernos se sobrepostos à mesa de jantar agregam a marcação necessária que o ambiente integrado pede sem agredir a sutileza do espaço ao lado.

A DecorLumem sempre opta por trazer as melhores tendências da arquitetura e do design de interiores. Aposte nos projetos integrados e nas salas de dois ambientes, invista em um lar acolhedor, aconchegante e muito inspirador! Sinta-se ainda mais em casa e una toda a família com as dicas nesse texto!

Escreva para gente nos comentários, conte-nos o que achou deste Blog Post, a sua interação é fundamental. Acompanhe-nos semanalmente, estamos sempre repletos de dicas sobre as últimas tendências da decoração, iluminação e estilo!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.