Sumário
Um assunto que interessa muitos arquitetos, designers de interiores e até mesmo aquela pessoa que está reformando a casa própria é a decoração de cozinha pequena. Apesar de ser um dos cômodos favoritos, é também um dos mais complexos para projetar, visto que existem diversas possibilidades de layouts e configurações de móveis e luminárias.
Uma das dificuldades é, sem dúvida, decorar o cômodo aproveitando bem o pouco espaço disponível. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para que você coloque a mão na massa e invista em uma decoração moderna e funcional, que vai deixar sua cozinha muito mais aconchegante e bem composta.
Vamos lá?
Decoração de cozinha pequena: é possível?
Decorar a cozinha é uma das atividades mais prazerosas de quem está montando um projeto, tanto em iluminação quanto décor. Mas sabemos muito bem que esses dois elementos andam de mãos dadas e precisam ser pensados como um todo, a fim de criar o melhor ambiente possível.
Desse modo, para compor um projeto, o mais importante é saber utilizar cada metro quadrado de forma inteligente. A boa notícia é que a cozinha é um cômodo que atende muito bem a ambientes compactos, devido a sua facilidade em criar diferentes layouts.
O ideal, nesse caso, é criar um espaço moderno, funcional e criativo, que aproveite bem o pouco espaço disponível com muita praticidade.
Dicas de decoração para cozinha compacta
Existem algumas dicas básicas que proporcionam mais qualidade para a cozinha, por mais pequena que seja. São sugestões que fazem toda diferença!
Olha só:
1) Escolha um estilo clean
Uma ótima forma de ampliar o recinto é o uso de uma decoração clean. Esse conceito de décor é perfeito para criar um efeito de limpeza e espaçamento, tornando ele muito mais leve, arejado e funcional.
Esse tipo de estilo preza pela leveza. Essa sensação é proporcionada por elementos básicos, como cores neutras, linhas retas e disposição dos móveis de modo inteligente. Esse tipo de decoração tem algumas diretrizes bastante semelhantes às do minimalismo.
A diferença entre o clean e o minimalista cabe, principalmente, a alguns detalhes. No clean, a maioria dos objetos é funcional, e dificilmente tem o propósito exclusivo de decorar.
A sutileza ocasionada pelas cores e formas proporciona muito mais imensidão ao espaço: a ideia é evitar um excesso de informações, selecionando muito bem os itens que vão compor a decoração.
Móveis de madeira em design reto e moderno, paredes de cor branca e objetos de decoração funcional são exemplos de elementos que cabem neste conceito.
2) Móveis planejados
Uma saída infalível para quem deseja otimizar o espaço e usufruir de uma decoração eficaz é investir em móveis projetados. Essa aparece como uma ótima alternativa à otimização, pois os móveis são pensados de modo personalizado ao espaço disponível, com o objetivo de não sobrar nem faltar.
3) Atente-se à iluminação mais adequada
Uma vantagem da cozinha pequena é que é possível adotar uma luminária grande central que ofereça claridade no espaço inteiro. Uma luminária horizontal ou embutida é perfeita para iluminar de forma eficiente. Além disso, outra opção é possível apostar em luminárias de sobrepor com lâmpadas de LED.
4) Aposte também em uma iluminação pontual
Uma ótima alternativa é apostar também em iluminação pontual para destacar cantos específicos, garantindo acolhimento do cômodo. Aí, vale direcionar a iluminação nos armários e prateleiras, por exemplo.
Aposte em fitas de LED nessas partes ou spots direcionados, que ajudam a localizar utensílios e alimentos. Mais que isso, dão um destaque especial ao recinto, com mais claridade e amplitude.
Além dos armários, também é conveniente adotar as fitas de LED sobre a bancada da pia. Fica um charme!
5) Escolha na temperatura de cor certa
Cada temperatura de cor proporciona um efeito diferente da decoração. Como a cozinha é um ambiente quente devido ao uso do forno e fogão, o ideal é darmos preferência a lâmpadas com temperatura de cor acima de 4000 K, ou seja, lâmpadas de cor fria, que dão a sensação de frescor e limpeza – além de clarear melhor.
A sugestão é que se utilize, nesse ambiente, lâmpadas LED ou fluorescentes, que são mais econômicas, frescas e eficientes.
Para saber mais sobre como iluminar a cozinha da melhor forma, confira o post “Como ter uma boa iluminação na cozinha da sua casa”.
6) Acrescente um espelho
Isso mesmo que você leu: espelho na cozinha. Como ele reflete o outro lado, amplia o ambiente. Aposte em espelhos em formato retangular, que acompanhem a dimensão e os ângulos do cômodo.
Onde comprar itens de decoração para cozinha
Quando falamos em decoração e iluminação, não podemos deixar de falar da Decor Lumen. Somos uma loja especializada em iluminação e temos o objetivo de atender o seu projeto da melhor forma possível.
E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos ter ajudado. Para saber mais, confira nosso blog – temos muito conteúdo informativo sobre iluminação e decoração. Não deixe de conferir!

Sou Beatriz Nunes, designer de interiores, apaixonada desde a infância pelos encantos dos tecidos e cores. Após me formar na Unifaat, mergulhei no mundo da decoração. Descobri que a decoração vai além da estética; é a essência de um ambiente saudável e expressa nossa identidade. Desde 2021, faço parte da equipe Decor Lumen, onde nossa missão é proporcionar o melhor em decoração aos clientes. Minha jornada é dedicada a criar espaços que unem beleza e conforto, transformando sonhos em realidade. Pronto para começar?