Abajur retrô: 5 modelos para adicionar mais charme no lar!

Responda essa: existe melhor forma de garantir um estilo decorativo em casa do que por meio de objetos? Acreditamos que dificilmente, né? Ainda mais tratando-se da decoração vintage, na qual as peças ornamentais e, os móveis, são alternativas efetivas de inserir as características dessa tendência nos cômodos de forma simples.

Mas, hoje vamos além, pois existe uma peça em específico que consegue proporcionar a beleza peculiar do vintage: os abajures! Com sua luz baixa, o adorno transmite como ninguém o charme dos tempos passados – que dê passado não têm nada, afinal, estão cada vez mais inseridos nas decorações.

Dentro das inúmeras possibilidades de utilização, os abajures antigos caracterizam-se pela sua personalidade única, além de uma elegância incomparável. Dessa forma, diante de toda essa funcionalidade, existe outro acessório com estilo similar que caminha junto ao vintage, que é o abajur retrô. Ele também chega com esse poder de impactar e definir tendências decorativas. Mas, será que eles são iguais? Hoje, nós, Mariana Cintra e Jaíne Morais, te contaremos a seguir.

Abajur vintage x abajur retrô: conheça as diferenças!

Dê quebra, já podemos dizer que os dois tipos de abajures: retrô e vintage, não são a mesma coisa. Embora parecidos, esses dois estilos possuem suas particularidade. Primeiramente, os abajures vintage são peças originais de uma época passada, ou seja, são objetos que seguem do mesmo jeito de quando foram criados. São comumente encontrados em lojas de antiguidade e em casas com decorações.

Agora, chegando com um design mais criativo, os abajures retrô são releituras de peças antigas, isto é, são peças novas baseadas em algo original dos anos 60, por exemplo. Chegam com estruturas um pouco mais modernas, unindo com maestria as tendências das decorações atuais com as antigas.

Apesar das divergências, em ambos estilos, esse elemento auxilia na iluminação, contribuindo na criação de uma percepção de um espaço mais acolhedor.

Como decorar o cômodo com abajur antigo?

Para decorar seus cômodos com os modelos antigos, primeiro é preciso identificar se o estilo retrô combina com todo o restante da decoração do espaço. Se sim, o segundo passo é identificar as áreas que necessitam de mais focos de luz. Normalmente, essas áreas são nas mesas de cabeceira, próximos de poltronas ou mesas laterais ao lado de um sofá.

Por serem modelos mais marcantes, indicamos que sejam adicionados como complementos. O excesso de cores e objetos mais ornamentais podem causar uma sobrecarga visual. Opte por adicionar a peça para definir detalhes e intensificar o estilo decorativo.

Outra dica é optar por modelos diferentes, mas com um design discreto. Dessa forma, fica mais fácil adicionar os abajures na decoração de um jeito harmônico. Que tal conhecer alguns modelos?

5 modelos de abajures retrô para decorar!

Embora sejam peças que possuam estilos similares, hoje as dicas são de itens com diferentes detalhes, produzidas em diferentes materiais. Mas, hoje falaremos sobre os abajures novos diretamente da fábrica que retratam com sofisticação o estilo antigo: conheça os modelos retrô mais utilizados nesse tipo de decoração que vão te ajudar criar um projeto decorativo pra lá de autêntico. Vamos conhecê-los?

1- Estrutura de vidro

Essa opção é de vidro é desenvolvida com estrutura em vidro transparente detalhado em linhas autênticas. Sua cúpula com tecido plissado é o que transmite o efeito antigo do retrô. É uma opção de abajur para quarto, sala, escritório e muitos outros espaços que seguem o estilo.

Imagem de quarto com abajur com estrutura de vidro

2- Em metal

Você já conhece alguns designs criativos? Pois é, as opções revestidas em metal, referentes a esse estilo, como alguns modelos da Decor Lumen, ainda possuem aberturas ovais e cordões em LED. Esse tipo conta com pés em metal que transmite uma certa rusticidade.

Abajur com estrutura de metal

3- Cromado

Com uma estrutura alta feita em metal trabalhado, essa opção possui uma cúpula em vidro cromado que remete a sofisticação do estilo boho. Merece foco na decoração, contribuindo com um design funcional e fácil de combiná-los.

Imagem de abajur com estrutura em metal

4- Cerâmica

As linhas marcantes são as principais características dos abajures retrô, ainda mais nesse modelo feito com estrutura em cerâmica. Sua cúpula em tecido preto confere um efeito mais minimalista e, dessa forma, também pode ser utilizado em decorações industriais.

Imagem de móvel decorado com abajur de cerâmica

5- Vintage Lampe

O Lampe possui uma cúpula e estrutura feitos em polietileno e integrados. O seu design com formas volumosas e luz incluída na estrutura se destaca em todos ambientes em que são adicionado, agregando beleza e personalidade.

Você também pode optar pelos itens retrô de chão que são complementos mais chamativos, ideais para decorações simples e sem muitas informações.

Imagem de abajur modelo vintage lampe decoração de sala

E aí, gostou das dicas sobre os abajures retrô? Conseguiu escolher um modelo para adicionar na sua decoração? O grande segredo desse estilo decorativo é não ter medo de ousar e se inspirar para aplicar aí dentro da sua casa.

Se você deseja se inspirar um pouco mais em assuntos sobre decoração, envie aqui uma sugestão de tema que você queira ver aqui no blog da Decor Lumen! Nós vamos adorar saber.

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.