Decoração com aparadores: veja ideias para usar o móvel

Já pensou em adicionar um aparador na decoração da sua casa? Este é um móvel que pode agregar estilo e funcionalidade aos ambientes.

Pode compor a sala de estar, sala de jantar, hall de entrada e até o quarto. Em cada local ele pode servir para uma determinada finalidade como dispor objetos decorativos, servir de apoio para itens de uso do dia a dia e como suporte para servir refeições.

Se você acha bonita essa mobília, mas ainda não encontrou o lugar certo para colocá-la, hoje vamos explorar algumas ideias de decoração com aparador e trazer inspirações para você usá-lo sem medo aí na sua casa, confira!

Qual é a função do aparador?

O aparador é um móvel super versátil que pode ser usado de diversas formas e em diferentes espaços. Eles podem ser confeccionados em madeira, ferro, vidro e ter um design mais simples ou mais elaborado, com prateleiras e gavetas.

A sua função vai além de decorar: pode servir para apoiar objetos decorativos como um abajur, porta-retratos e também itens usados com frequência como chave, carteira e outros acessórios. Caso o aparador componha a sala de jantar ou a cozinha, pode ser usado para apoiar refeições e até ser o cantinho do café ou um barzinho.

É uma mobília que ocupa pouco espaço e, por isso, pode ser colocada em qualquer parede. Que tal ver algumas ideias de como usá-lo:

1. Aparador no hall de entrada

Vamos começar pelo cartão de visitas da sua casa: o hall de entrada! Um aparador bem escolhido vai fazer toda a diferença neste local. Você pode combiná-lo com um espelho na parede e um pendente para ampliar o espaço e criar um ponto focal no local.

Adicione alguns objetos decorativos como um vasinho discreto e não esqueça de colocar uma bandeja ou caixinha para que objetos pequenos como chaves, carteiras e correspondências sejam acomodados de forma organizada. Pensando ainda na praticidade do dia a dia, pode ser uma boa ideia combinar um porta guarda-chuvas no local.

Confira: Iluminação para hall de entrada: 10 dicas para usar!

2. Aparador na sala de estar

Em meio ao sofá, poltrona, rack e mesa lateral, muitas pessoas ficam em dúvida em como usar um aparador na sala de estar.

Se a sua casa ou apartamento é pequeno ou não conta com um hall de entrada, você pode usar este móvel para criar um espaço de boas-vindas usando as ideias que demos no tópico anterior.

Em salas maiores, o aparador pode ocupar o espaço atrás do sofá com objetos que se conectam com a personalidade dos moradores, como livros, velas ou alguma escultura.

Essa disposição também pode ser usada como apoio extra para petiscos para quando se está vendo um filme na sala ou recebendo amigos para um happy hour.

Se o estilo da sala for mais moderno, opte por aparadores em metal preto com tampo em madeira. Já se você gosta de peças rústicas, o aparador de madeira é a escolha perfeita!

3. Aparador na sala de jantar

O aparador pode se tornar uma peça chave na sala de jantar. Neste local é bacana escolher um modelo com prateleiras, gavetas e portas para armazenar pratos, taças, toalhas e copos e facilitar na hora de arrumar a mesa.

O tampo do aparador pode servir como base para os pratos servidos durante o almoço e jantar, deixando a mesa livre para as pessoas.

Se a decoração da sua sala de jantar é clássica, os aparadores em madeira são perfeitos para harmonizar com os outros móveis do local.

4. Aparador como divisão de ambientes

O conceito aberto está muito presente nos projetos atuais de casas e apartamentos. Em ambientes integrados, o aparador pode servir para delimitar espaços e harmonizar a decoração dos dois locais. Ele vai ajudar a criar zonas distintas sem bloquear a visão geral.

Quando falamos de uma sala de estar integrada com a de estar, podemos apostar no uso do aparador como um bar. Você pode colocar garrafas de bebidas, taças, copos, um balde de gelo e outros acessórios úteis para criar um espaço convidativo.

5. Aparador no quarto

No quarto, uma ideia interessante é usar o aparador como penteadeira. Alguns modelos são suspensos e, assim, permitem personalizar a altura na hora de instalar.

Para quem gosta de se maquiar, pode deixar os itens como pincéis, batons e paleta de sombras dispostos de forma organizada, além de agilizar a rotina, também vão fazer parte da decoração.

Combine um espelho acima do aparador e um pufe. Caso precise de uma iluminação especial, adicione um abajur ou um pendente.

6. Aparador na cozinha

Que tal ter um cantinho especial do café na cozinha? O aparador pode complementar esse ambiente se tornando um móvel especial para este propósito.

Adicione a cafeteira, coloque o açúcar, o café e os chás em potes decorativos e algumas xícaras para tudo estar sempre à disposição.

Não se esqueça de adicionar uma iluminação para destacar o espaço. Veja 5 dicas para não errar na iluminação da cozinha!

E aí, gostou de conferir algumas inspirações de decoração com aparadores? Aqui no blog da Decor Lumen, você encontra sempre dicas para deixar sua casa mais bonita e organizada, continue nos acompanhando!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.