Decoração vintage: o que é e dicas para fazer em casa

Com o passar dos anos, especialmente depois da pandemia, a decoração vintage ganhou espaço na casa de pessoas que estão em busca da conexão com o passado. E, tudo isso, é feito por meio de estéticas e elementos que consigam transmitir essa essência em seu lar.

O vintage consegue trazer a nostalgia de tempos passados para o presente, com um toque de charme e criatividade na hora de decorar os cômodos.

Com isso, reforça em cada detalhe que esta não é mais uma tendência de decoração passageira, mas sim atemporal. Confira tudo sobre o estilo com o guia da Decor Lumen e saiba como aplicar em casa!

O que é o estilo vintage?

O estilo vintage consiste na abordagem de referências de décadas passadas no presente — especialmente entre as décadas de 20 e 80. Isso transmite aos ambientes um toque de nostalgia e personalidade.

Vale destacar que entre as suas principais características estão o toque sóbrio e clássico, facilmente identificados em elementos como tons amarelados, estampas tradicionais, móveis em madeira trabalhados, tapetes e outros objetos tipicamente encontrados em feiras e antiquários.

Como surgiu o estilo vintage?

O estilo vintage tem seus primeiros sinais registrados na Segunda Guerra Mundial. O momento de guerra fez com que os recursos se tornassem escassos, o que obrigou as pessoas a se reinventarem para tudo — inclusive para realizar a decoração das casas.

Com isso, foi necessário utilizar da criatividade para dar vida a novos elementos de decoração com a restauração de móveis antigos ou reparo de itens danificados. Além, é claro, da utilização de técnicas artesanais para criar objetos de decoração feitos a partir de sobras de retalhos e outras matérias-primas.

Com isso, a estética se populariza e se destaca pela criatividade, o toque simplista e o reuso como suas principais bases. Isso segue até hoje, inspirando profissionais da arquitetura e do design a criarem projetos com nuances da antiguidade.

Qual é a diferença entre vintage e retrô?

O uso dos termos é muito comum para conceituar os estilos de decoração que se remetem ao passado. Porém, um estilo refere-se de fato ao antigo e o outro trata-se de uma releitura do passado aplicada ao presente.

Confira as diferenças:

  • Estilo Vintage: A estética se caracteriza por trazer para o presente elementos antigos sem realizar alterações para deixá-lo moderno. Dessa forma, o item compõe a decoração, mantendo suas características clássicas e tradicionais;

  • Estilo Retrô: A estética do estilo retrô possui como principal característica fazer a releitura de elementos clássicos com réplicas desses itens que fazem alusão a determinada época.

Vale ressaltar que, enquanto a decoração vintage abrange o início do século XX até a década de 1980, a decoração retrô é mais pontual e resgata em suas releituras a essência das décadas entre 1950 e 1970.

Esse fator caracteriza os elementos dessa estética como de maneira colorida, criativa e estilosa, enquanto no vintage temos o toque mais bucólico, minimalista e antigo, sem cores vibrantes ou criatividades exacerbadas.

Quais são as principais características da decoração vintage?

A decoração vintage não é uma estética difícil de ser reproduzida. Porém, é necessário que os elementos utilizados tenham esse toque nostálgico e envelhecido pelo tempo, o que faz com que a decoração se torne ainda mais especial e estilosa.

Dessa forma, é possível comunicar no espaço o espírito do tempo em que esses itens foram produzidos.

Confira as características:

1. Tons neutros

Usar os tons neutros é a base para compor a decoração vintage, isso porque eles carregam toda a nostalgia da época tanto nos itens decorativos como nas cores escolhidas para dar vida ao ambiente.

Tons como off-white, branco, amarelo e suas nuances mais claras assim como bege e cinza são as tonalidades geralmente utilizadas.

Vale ressaltar que elas possibilitam uma maior combinação com outros itens, além de proporcionar aos espaços uma sensação acolhedora e confortável.

Aproveite e confira o guia completo sobre círculo cromático na decoração!

2. Estampas minimalistas

As estampas minimalistas são destaque na decoração vintage, isso porque podem ser encontradas nos estofados, nas almofadas e outros itens que com discrição e elegância compõem essa estética sem carregar a ornamentação do ambiente.

Entre as mais populares se destacam as listras mais finas, florais suaves e menores, além de estampas geométricas, que ajudam a manter o equilíbrio da decoração e o toque suave tão característico do estilo.

Já que estamos falando sobre o assunto, confira tudo sobre a iluminação minimalista para otimizar ainda mais a sua decoração!

3. Mobiliário em madeira

Os móveis utilizados para compor os espaços se destacam por seus detalhes entalhados, acabamentos sofisticados — promovendo uma decoração imponente e, ao mesmo tempo, clássica.

Vale ressaltar que o mobiliário também se destaca por ser durável, sendo considerado parte importante da história da decoração.

Entre os destaques, estão:

  • O mogno: que se caracteriza por sua tonalidade mais escura;
  • O carvalho: que passa pelo seu processo de envelhecimento de maneira elegante, trazendo à decoração vintage um toque a mais de refino.

Os móveis de madeira também são utilizados no estilo provençal, confira tudo sobre o assunto!

4. Acessórios antigos

Nos principais destaques da decoração vintage, se destacam:

  • Telefones antigos, que nos remetem ao início da história da comunicação;

  • Relógios, com o famoso “tic-tac”;

  • Câmeras fotográficas de filmes e filtros mais envelhecidos.

Vale ressaltar que os elementos antigos dessa estética, mais do que decorar com estilo os espaços, também são responsáveis por fazer a ligação do presente com o passado de maneira nostálgica e muito especial.

5. Iluminação

A iluminação é parte importante de qualquer estilo de decoração — e com a estética vintage não é diferente. Os tons amarelados são os mais utilizados, justamente por trazerem o toque de acolhimento e conforto ao ambiente.

Além disso, as luminárias, o abajur vintage e lustres utilizados para decorar os espaços trazem as características do estilo, ou seja, possuem um toque de antiguidade e ajudam a tornar a iluminação do espaço suave, complementando a decoração.

Conhecer os detalhes que contemplam esse tipo de decoração é essencial para reunir os elementos necessários que ajudam a construir a ornamentação do ambiente, com base nos itens que caracterizam a estética.

Veja os diversos tipos de iluminação para ambientes!

Onde aplicar o estilo vintage?

A decoração vintage pode ser aplicada em todos os cômodos de uma casa! E em cada um deles, alguns itens serão necessários para trazer a essência do estilo para o ambiente.

Veja como o estilo pode ser aplicado com bom gosto e personalidade nos espaços:

Quartos

Para trazer o estilo vintage a decoração de um quarto, é possível se apropriar de alguns itens decorativos, assim como mobílias antigas como camas, cômodas, guarda-roupas e mesas de cabeceira.

Além disso, as luminárias podem seguir o mesmo design antigo e o destaque fica por conta de luminárias com cúpulas, lustres com adornos antigos e diferenciados e uma ornamentação antiga, característica da estética.

Banheiros

O banheiro é um espaço que pode contar com todo o charme da decoração vintage, que atende espaços de todos os tamanhos, afinal o segredo para decorar o ambiente é apostar nos elementos antigos.

Se destacam a presença dos azulejos antigos, acessórios como porta toalhas, espelhos e torneiras antigas em metal dourado e gabinetes trabalhados.

Não esqueça de uma boa iluminação, temos um conteúdo exclusivo para o cômodo!

Sala de estar

A decoração na sala de estar com o estilo vintage fica por conta de itens clássicos que representam a estética.

Para isso, o uso de móveis talhados de coloração mais escura, quadros com molduras detalhadas, mesas com cadeiras e aparadores são algumas das apostas.

Além disso, o uso de telefones antigos, rádios e estampas nas almofadas do sofá e nas cortinas ajudam a ornamentar com estilo e um toque mais aconchegante. Destaque também para a cor das paredes, que pode ser neutra, mantendo o equilíbrio.

Cozinha

Na cozinha, os azulejos antigos assim como no banheiro podem ser aproveitados, tais como os móveis e a mesa para reunir a família. Vale ressaltar que utensílios antigos também podem complementar a decoração e trazer o clima vintage para o espaço.

Os itens para decorar a cozinha podem ser facilmente encontrados em feiras de antiguidade ou antiquários, assim como os eletrodomésticos, que mesmo que não funcionem, podem servir para decorar a cozinha com charme.

É claro que também temos um post sobre iluminaçao em cozinhas, então não perca!

Ambiente externo

No ambiente externo, as possibilidades de decoração são muitas, possibilitando varandas charmosas e repletas de personalidade. Para ornamentar, os itens antigos podem trazer o toque nostálgico da estética.

Elementos como mesas, cadeiras, arranjos de flor antigos, gaiolas elaboradas, além de estofados trabalhados podem proporcionar um espaço de descanso relaxante ideal para todos os momentos.

A estética vintage consegue comunicar através de suas características um clima nostálgico, onde os elementos antigos são os responsáveis por trazer aos ambientes um toque aconchegante de decoração.

Ao apostar nesse estilo, a dica é se apropriar de itens antigos legítimos e usar as cores a seu favor, criando uma atmosfera clássica repleta de personalidade em todos os detalhes.

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.