Como transformar a iluminação de sua loja – dicas Decor Lumen

Um dos principais filtros da venda é o bem-estar. Um ambiente agradável causa um sentimento bom em toda a jornada de compra do cliente. E você não precisa começar com decorações dispendiosas.

Muitas vezes, criar efeitos bem aplicados de iluminação de loja podem fazer uma grande diferença para seu público. Quer saber como? Confira as dicas do blog Decor Lumen:

Porque investir em iluminação de loja

Iluminação loja

Cores, formas, luzes – tudo isso tem um grande apelo ao cérebro. Arquitetura, design e marketing exploram de diferentes maneiras essas relações, especialmente quando diz respeito à jornada de compra, mas, acima de tudo, a iluminação de loja também atende a um princípio estético e funcional, e o legal é que você pode misturar tudo isso.

Ao passear por uma loja, sua atenção é conduzida até diferentes produtos, que competem pelo seu precioso tempo no ambiente. Que tal explorar da melhor maneira possível essa relação e fazer da experiência de seu cliente a melhor possível?

Tudo vai depender da modalidade da loja, da localização, do seu estilo e do tipo de impressão que você busca causar. Por exemplo: uma loja de roupas precisa dar foco a muitas coisas ao mesmo tempo para mostrar sua variedade, enquanto lojas com produtos mais exclusivos podem dar uma iluminação mais individual e decorada para cada artigo.

Já falamos aqui no blog da Decor Lumen, mas é sempre legal lembrar o efeito que cada tom de iluminação causa: lâmpadas mais amareladas dão aquele tom de relaxamento, enquanto os tons mais brancos e azulados dão vigor e foco.

Dá para aproveitar isso de muitas maneiras de acordo com o tipo da sua loja, e vamos falar um pouco mais sobre cada tipo. Acompanhe:

Iluminação para loja de roupas

dicas para iluminação loja de roupa

Para dar um bom destaque às melhores propriedades das roupas, é importante escolher lâmpadas de LED, que têm bom índice de reprodução de cores e também oferecem uma economia considerável ao final do mês.

Se sua loja tiver uma variedade bem grande de produtos, é importante deixar tudo isso bem visível. Você pode aplicar pequenas fitas de LED ao redor dos nichos para aumentar o destaque. Dê preferência a luzes brancas e mantenha todo o ambiente muito bem iluminado, especialmente se a loja não for de shopping.

Agora, se seu segmento é mais específico, como uma boutique de roupas ou uma loja mais vintage, com um público mais definido, usar tons mais amarelados de lâmpadas de filamento de LED traz um aconchego esperado pelo cliente.

Uma das regras de ouro é caprichar na iluminação do provador, indiferentemente do seu tipo de loja. Um dos maiores segredos da fotografia e de salões de beleza é iluminar toda a extensão do corpo, aplicando faixas de luz que encham o consumidor de brilho, assim ele pode visualizar muito melhor a peça.

Iluminação de vitrine de roupas

dicas para iluminação vitrine de roupa

No caso das lojas de roupa, a dica é certeira: trilhos eletrificados com spots apontando para os diferentes looks do dia. A potência da iluminação vai depender do tipo de ambiente. Os shoppings têm uma ótima iluminação interna, mas lojas externas precisam lutar com o reflexo que a luz do dia cria no vidro, então elaborar focos que favoreçam os manequins pode ajudar a poupar na conta de energia.

Iluminação de loja de eletrônicos

dicas para iluminação loja de eletrônicos

Se os produtos forem expostos em mostradores, como no caso de celulares e notebooks, é fundamental não lançar um foco de luz direto sobre os produtos para não ofuscar a luz de suas telas, afinal, o cliente está ansioso para visualizar o aparelho em ação. O mesmo vale para televisões. Posicione elas longe de focos de luz e também curvadas contra a luz do sol.

Na hora de expor seus eletrônicos, aposte em iluminação indireta para deixar os aparelhos brilharem. Se a linha for de artigos de entretenimento, vale a pena investir nos famosos LEDs RGB, que cativam muitos públicos com suas diversas cores.

Iluminação para mercearias e empórios

dicas para iluminação emporio

No mesmo caso das lojas de roupas, enquanto os comércios maiores precisam oferecer variedade e ganhar a atenção, comércios com artigos mais exclusivos, como empórios, podem apostar em tons mais aconchegantes.

Essa questão tem muito a ver com o tamanho da loja, já que criar uma espécie de “jornada” do consumidor dentro de ambientes maiores incentiva aquele “passeio” maior pelo ambiente. Essa é a tática especial de mercados, lojas de departamento e especialmente em shoppings.

Dica extra: Crie uma área de descompressão no ambiente

dicas para iluminação loja

Algumas lojas precisam de um volume extra de luzes, mas a iluminação de loja tem de ter um equilíbrio, ou seja, uma área com iluminação suave para os clientes e os funcionários relaxarem.

Essas áreas costumam ser os halls de entrada ou mesmo áreas próximas a provadores. Esse tipo de ambiente facilita e aumenta o incentivo ao cliente em seu momento pela loja.

Se a luz do dia afetar muito a exposição das vitrines, capriche na iluminação com spots de embutir na região mais próxima da entrada e das vitrines e, durante o dia, conforme o sol muda de posição, você pode ir apagando essas luzes instaladas de maneira estratégica.

A qualidade da iluminação de sua loja vai transformar completamente a experiência do seu cliente e a sua própria também. Aqui na Decor Lumen, você vai encontrar diversas informações e dicas especiais sobre iluminação e decoração para todos os ambientes. Até o próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.