Dicas fundamentais de iluminação home office

Os eventos recentes têm levado cada vez mais pessoas a trabalhar de casa, e em muitos casos, isso tem dado bastante certo. Existem alguns truques de decoração – especialmente de iluminação – dos escritórios que podem fazer a diferença na sua rotina de casa, por isso vale a pena conhecer importantes ideias para iluminação home office!

O que ajuda e o que atrapalha no home office

iluminação para home office

Para muitas pessoas, a adaptação ao home office pode ser um pouco mais delicada, afinal, cada ambiente tem uma estrutura, e reencontrar seu ritmo de trabalho pode levar algum tempo, mas é possível! O importante é se ligar em detalhes como a organização, o posicionamento e a iluminação home office para fazer o melhor do seu espaço.

Nesse sentido, a primeira dica é reforçar a importância de separar os ambientes: por mais tentador que seja, não trabalhe no seu quarto. Não é bom misturar os ambientes e, mais do que isso, é provável que não seja o lugar mais adequado.

Outra dica geral é manter a organização. Isso afeta muito nossos níveis de estresse, por exemplo, então, já que vai estruturar um ambiente novo, leve o mínimo possível para a mesa. Procure deixar apenas um item decorativo cheio de significado perto de você, como um porta-retratos, mas deixe todo o mais nas estantes, para evitar distrações.

Cuidando da iluminação home office

Agora podemos falar do assunto principal do dia: como fazer uma boa iluminação home office. A verdade é que os ambientes de escritório têm um projeto luminotécnico geralmente muito bem elaborado, com focos bem pensados, e nós gostaríamos de adaptar algumas dessas ideias para o ambiente da sua casa.

1 – A temperatura da iluminação

montando iluminação para home office

 

Acredite, a temperatura da iluminação tem uma forte influência sobre nós, e não adianta simplesmente usar lâmpadas brancas bem fortes. O melhor tom de luz ainda é o natural, da luz do dia, ela sincroniza nosso ritmo circadiano.

Mas é normal que nos escritórios as janelas fiquem fechadas, para evitar reflexos nas telas e manter o ar condicionado ligado. Então a técnica é misturar um pouco do tom mais amarelado ao tom mais branco.

Na sua iluminação home office, você pode escolher colocar sua mesa na direção da janela, assim aproveita a luz do dia e economiza energia. Agora, se isso não for possível, é legal mesclar uma luz mais amarelada com uma mais puxada para o azulado, usando pequenos spots e arandelas distribuídos estrategicamente pelo cômodo.

2 – Não abra mão de uma iluminação central

iluminação para home office

 

Mesmo com lâmpadas que aumentem a sensação de concentração posicionadas pelo home office, continua sendo fundamental ter uma iluminação central. Ter uma lâmpada central mais forte ajuda a economizar energia em diferentes momentos, pois nem sempre você vai precisar de todos os focos de luz ligados.

Mais do que isso, é muito importante aumentar ao máximo o conforto dos olhos, pois, quanto mais bem iluminado o ambiente está, menos esforço você fará com a visão para olhar o monitor.

Se fizer questão de manter o estilo de iluminação indireta e conseguir aproveitar bem a luz do dia, usar um plafon central com efeito difusor é o essencial.

Mas se for precisar de uma luz mais presente, o ideal é contar com um pendente bem posicionado sobre sua mesa. Existe uma série de modelos feitos especialmente para iluminação home office, que vão desde os estilos mais modernos, cheios de linhas sinuosas até os industriais, mais sóbrios e funcionalistas.

3 – Tenha iluminação de mesa

 

iluminação para home office

Nem sempre ficamos apenas no computador ao trabalhar, e se você precisa verificar papéis e afins, pode ter um sombreamento incômodo de acordo com o ângulo das luzes, e um foco direto sobre a mesa vai ser a solução.

As tradicionais luminárias de mesa são opções bastante práticas e criam o estilo de escritório como poucas peças, mas você também pode instalar fitas de led pela mesa, por detrás do monitor, nos nichos da mesa, esses focos também vão ajudar bastante para ter sempre uma luz na mesa.

O posicionamento é fundamental

iluminação do home office

Para ter o melhor aproveitamento da iluminação home office, é fundamental planejar bem o posicionamento de tudo.

Se você quer aproveitar a luz do dia, precisa lembrar que ela costuma ofuscar a tela do computador, então posicione seu monitor contra a luz da janela. Se você for usar um pendente mais baixo para iluminar a mesa, a luz deve ficar sobre você, e não diretamente sobre a mesa, para evitar reflexos.

Se a luz dos spots tiver uma irradiação grande, pode ser que também reflitam no monitor, então é importante escolher uma luz regulável ou mesmo mais fraca caso não consiga escolher um local diferente para ela.

Quando for instalar fitas de led em sua mesa, o ideal é colocá-las sempre atrás ou ao lado do monitor, mas nunca diretamente na direção dos seus olhos nem em direção ao monitor.

E então, o que achou das ideias para fazer sua produtividade subir ao topo? Na Decor Lumen você encontra as melhores informações e ideias sobre iluminação e decoração para todos seus ambientes, é só se inscrever em nossa newsletter e receber tudo em primeira mão!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.