O que você precisa saber sobre iluminação para maquiagem

Se você já se perguntou qual o segredo daquela influencer que faz maquiagens artísticas e detalhadas, podemos te adiantar que um dos principais é visualizar bem as cores e os detalhes, sem sombras ou distorções na reprodução dos tons.

Sim, a iluminação para maquiagem é uma das chaves de quem quer desenvolver uma boa percepção ao se maquiar e algumas modificações na iluminação vão fazer toda a diferença no seu dia a dia.

Quer saber quais? Confira o conteúdo que o blog Decor Lumen preparou para você:

Iluminação para maquiagem

Qual a importância da iluminação para a maquiagem?

A maquiagem é uma questão de hábito, de pegar o jeito dos movimentos, conhecer os tipos de pele, suas texturas e como valorizar cada uma. Maquiar exige um senso estético que só pode ser criado com o tempo, pois é necessário boa percepção, especialmente das cores, formas e texturas.

Mas esse é o principal problema: muitas pessoas acabam pegando o hábito de se maquiar sem ter uma boa percepção desses três aspectos importantes, e isso acaba criando uma dificuldade em perceber as inconsistências: você se enxerga e se maquia de um jeito dentro de casa e, quando sai, a maquiagem parece outra.

Essa é a dor de maior parte das pessoas que sentem dificuldade de se maquiar em casa, e é essa a diferença: uma certa dificuldade de perceber a reprodução correta dos tons ou conseguir ver os detalhes na textura da pele.

Como ter a melhor iluminação para maquiagem

Iluminação para maquiagem

O mais importante para ter um bom resultado ao se maquiar é ter a melhor noção possível de como as cores e os produtos estão se assentando na pele. Se as cores escolhidas ficam naturais e combinam, se estão preenchendo bem os poros.

O padrão do índice de reprodução de cores é o que determina quanto uma cor está sendo vista como é e quanto está sendo distorcida pelo tipo da iluminação. Enquanto lâmpadas mais amareladas escurecem tons mais vivos, as lâmpadas muito brancas ou azuladas empalidecem alguns tons.

Nós falamos em outro momento aqui no blog sobre os tons de luz, que são medidos em Kelvin, sendo maior os tons mais brancos e azulados.

A boa iluminação para ter o índice de reprodução de cores ideal é aquela mais parecida com a luz do dia. E podemos dizer que esse tom está entre os 3000K e 3400K. É um tom intermediário entre o amarelo e o branco.

Além das cores, o ângulo da luz faz toda a diferença, já que a região da sobrancelha joga uma sombra sobre as pálpebras e o nariz sobre o arco do cupido. Como a luz geralmente é projetada de cima para baixo, isso desfavorece bastante a maquiagem caseira.

Algumas soluções práticas de iluminação para maquiagem

Ring light

Uma das soluções mais práticas e acessíveis para os problemas da iluminação para maquiagem são os ring lights, lâmpadas circulares muito usadas em filmagens amadoras e para se maquiar em casa, afinal, é barato, fácil de ajustar, pode ser encontrado em diversos tamanhos e garante ótimos resultados.

O problema de usar o ring light é que, se ele não for largo e estiver posicionado distante o suficiente, vai continuar saturando os tons da maquiagem e dificultando a percepção natural da pele. É por isso que muitas pessoas acabam se decepcionando com o dispositivo.

Iluminação de espelho para maquiagem

Quando a iluminação está embutida no espelho, a luz fica mais uniforme e sempre numa distância mais proporcional. Você pode optar por aplicar vários soquetes e ir adicionando uma lâmpada amarela para cada duas lâmpadas brancas, preenchendo a borda do espelho de todas as direções.

É importante que todas as luzes estejam entre 2900 e 3600K ou seja de um único tom mais intermediário. No quarto esse efeito fica bem decorativo, lembrando muito as antigas iluminações de camarim.

Se você observar, vai perceber que os estúdios de maquiagem misturam as duas técnicas que citamos: eles adicionam luz multidirecional direto no espelho e também criam diferentes focos de outras partes do estúdio. E é isso que faz parecer tudo o que acontece lá tão deslumbrante: quanto mais luz, mais valorizado fica o trabalho de maquiagem.

Iluminação de espelho do banheiro para maquiagem

Iluminação para maquiagem

O lavabo é uma área mais pública da casa, que pode ganhar um aspecto completamente novo quando se escolhe uma boa iluminação para banheiro. E um dos melhores implementos que pode ser feito é justamente caprichar na iluminação do espelho do banheiro para maquiagem.

Esse tipo de espelho exige uma decoração mais clássica, e uma boa ideia de iluminação para maquiagem é criar um foco de luz acima, no topo do espelho ou investir em um pendente mais longo e adicionar focos de luz laterais, que podem se adequar ao tema.

Por exemplo, para um tema mais clássico, as arandelas são sempre ótimas opções, agora, se seu tema é mais moderno, painéis de LED podem ser mais adequados. O mais importante é que a iluminação preencha o rosto inteiro.

E para garantir esse preenchimento, uma técnica muito popular é adicionar iluminação atrás do espelho, geralmente com fitas de LED. Isso corrige a menor incidência de luz vinda de baixo e do lado mais distante da parede.

Você pode fazer uma grande transformação não só na qualidade da sua iluminação para maquiagem mas também na percepção do próprio ambiente ao decorar com mais luz, e aqui na Decor Lumen você aprende sempre com dicas e informações sobre luminotécnica, é só seguir nosso blog e iluminar seu dia a dia!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.