Decoração com puff: dicas de estilo e funcionalidade

A decoração da casa é assunto que diz respeito a todo mundo, afinal, quem não quer aconchego e bom-gosto? Às vezes ficamos tão deslumbrados com peças exóticas e caras que acabamos esquecendo do valor daquilo que é simples, mas fundamental.

A decoração com puff, por exemplo, tornou-se tendência novamente, já que a peça é um tema coringa para ocupar com beleza e funcionalidade seu ambiente. Quer saber tudo sobre o assunto? Acompanhe a leitura e confira nossas dicas:

Decorando com puffs: tendência redescoberta

Decoração com Puff bean bag

Muitos ainda se lembram das tendências de decoração do início dos anos 2000, do boom de cores e peças despojadas, tema do qual a decoração com puff certamente foi um dos principais símbolos.

Os puffs nunca saíram de moda, apenas foram repensados, de forma que hoje já existem modelos de diversos formatos, cores e tamanhos – além do modelo clássico, espaçoso e confortável.

Com o espaço de tempo entre lá e cá, essa tendência ainda parece jovem demais para ser retrô e talvez por isso tantas pessoas associem o puff com aquele bean bag enorme de couro colorido no canto do quarto de um adolescente.

Mas a decoração com puff vai muito além dos estereótipos recentes. Se engana quem pensa que ele não é uma peça com classe e, mais que tudo isso, muita funcionalidade.

Os modelos de puff variam em uma grande escala. As peças com armação de madeira revestidas em tecido de estofaria são as mais populares e acessíveis e podem ser encontradas numa variedade de modelos.

O famoso bean bag, o puff de couro, é confortável e muito funcional para momentos de leitura, além de ser amado pelas crianças e adolescentes. Outro modelo cheio de classe é o puff com pernas, geralmente em couro e botonê, que costuma servir de apoio e combinação de modelos clássicos de poltrona.

 

Como usar puffs em vários tipos de ambiente

Decoração com puff em vários ambientes

Por ser uma peça que está entre o sofá e a mesinha de centro, a maioria dos puffs têm uma superfície mais plana, o que torna eles em peças muito úteis para a casa, tanto como apoio como quanto assento para receber visitas ou mesmo para ter um pouco mais de rigidez do que o assento do sofá.

Decoração com puff vários ambientes

Mas não compre um puff pensando apenas em ter aquela peça curinga para visitas inesperadas. É fundamental que o modelo tenha sido bem planejado na composição da decoração do ambiente, e que sua função seja aproveitada. Do contrário, é provável que ele acabe sobrando e atrapalhando a usabilidade do seu cômodo.

decoração com puff diversos ambientes

Como é fácil encontrar puffs nos mais diferentes tecidos e tons, nossa segunda dica é sempre combinar o tema do puff com o do sofá ou poltrona dos quais ele vai ficar próximo, ou mesmo combinando com as almofadas do ambiente. O importante é que ele complemente de forma sutil e não fique sobrando.

Decoração de sala grande

Decoração com puff sala grande

A decoração de sala grande é divertida porque é possível criar mais de um núcleo: Pode haver uma parte central, para a socialização, e um segundo ambiente, mais reservado, para leitura.

E, dependendo do tema, você pode tanto escolher um puff mais sofisticado, com pernas e botonê, combinando com a poltrona de leitura, como fazer aquele espaço despojado, com puff de couro no chão, que é sucesso especialmente para quem tem crianças em casa.

Alguns consideram os pequenos baús acolchoados como puffs também – e essa também são peças de alta sofisticação, que ocupam muito bem o espaço do ambiente com um charme que embala os melhores temas clássicos.

Decoração de sala pequena

Decoração com puff sala pequena

Na sala pequena, o puff pode ser um grande aliado! Serve como uma ótima mesinha de canto, para por o controle da TV ou alguma tigela e, se a superfície for mais plana, pode ser uma mesinha de centro funcional, que também oferece apoio para os pés. O importante é o puff ter um tecido mais resistente à umidade e às manchas.

A decoração com puffs é bastante oportuna em apartamentos pequenos em geral e vale a pena ter ao menos uma peça bem situada para socorrer na falta de assentos.

Decoração de quarto com puffs

Decoração com puff quarto

Já falamos do modelo de puff bean bag e seu estilo retrô único, que ocupa muito bem o espaço de quartos infantis e juvenis.

Modelos de puff como os baús de pé de cama, que são perfeitos para guardar brinquedos, também garantem uma linda decoração. Mas há puffs com baú menores nesse estilo, fáceis de mover e com tampas almofadadas removíveis.

Se o quarto for pequeno, dá para usar o puff como uma singela mesinha de criado, para colocar o abajur e repousar os óculos e livro de cabeceira durante a noite.

Gostou das ideias de decoração com puffs? Eles são cheios de funcionalidades e muito aconchegantes, vale a pena ter uma peça curinga em casa, ela pode fazer coisas incríveis nas utilidades do dia a dia.

Decoração com puff no quarto

Aproveite para acompanhar todas as atualizações de conteúdo do blog Decorlumen e receba os melhores artigos de decoração e luminotécnica em primeira mão!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.