Saiba como decorar seu ambiente com plantas para interiores!

Cultivar plantas é um dos hábitos mais saudáveis que se pode ter. Elas trazem uma série de benefícios, como melhorar a qualidade da umidade do ambiente, trazem uma beleza que enche os olhos e perfumes agradáveis. Seu cultivo é um ótimo hobby para lidar com a solidão e não é raro que tenham propriedades importantes para nossa saúde.

Muitas pessoas gostariam de ter suas plantas, mas acabam se queixando da falta de um quintal, especialmente quem vive em apartamentos. É claro que nem todos os tipos de plantas conseguem conviver longe do sol e do solo mais abundantes.

Felizmente, as plantas para interiores são muito populares e acessíveis. Quer saber quais as mais adequadas para o seu lar? Confira a lista especial que preparamos para você:

Quais são os melhores tipos de plantas para interiores

Plantas para interiores de anbientes

As plantas domésticas costumam ser mais ornamentais, preparadas para serem fáceis de tratar e não crescerem em excesso.

Enquanto uma parte das plantas precisa de bastante incidência da luz solar e têm ciclos bem definidos, o ideal ao escolher sua planta para interior é justamente o oposto: as plantas ideais, especialmente para apartamentos, são aquelas que gostam de sombra ou mesmo que são sensíveis ao excesso de sol.

As plantas mais buscadas para interiores também costumam ser menos dependentes de água, o que evita derramamentos pelo chão, e também menos sazonais: elas costumam crescer mais devagar e também durar muito mais ciclos, as chamadas plantas perenes.

6 espécies de planta para ter em casa

Trouxemos uma variedade de espécies para todos os gostos, com indicações pontuais de cuidados e combinações, olha só:

1 – Crótons

Plantas para interiores Croton

Curingas de todo tipo de jardim, as crótons têm folhas resistentes e sarapintadas em diversas cores. Você consegue controlar o crescimento delas de acordo com o volume com que as raízes se expandem.

Podem ser plantas de chão ou ficar sobre painéis. O ideal é posicionar ela em uma parte onde mais pegue sol na casa, assim ela mantém a coloração tradicional. São ótimas plantas de janela e muito sensíveis a ambientes com uso de ar condicionado.

2 – Orquídeas

Plantas para interiores orquidea

As boas e velhas orquídeas são plantas fáceis de criar, cheias de variedade e apaixonantes. Elas exigem pouco sol e água para ficarem exuberantes e lidam bem com qualquer ambiente da casa, além de serem ótimas espécies para apartamentos, que embelezam a sacada e aparadores.

Nossa dica é: prefira potes de barro que deixam menos água acumulada para evitar o risco de apodrecer as raízes.

3 – Samambaias

Plantas para interiores samambia

Outra espécie muito querida por decoradores e moradores, as samambaias são muito populares. Fáceis de crescer, de cuidar, divertidas para criar jardins verticais.

Elas se dão muito bem com iluminação de jardim bem difusa, por isso fica legal tanto no cantinho da sala quanto suspensa para o lado de fora da casa, é outra planta para apartamento – na verdade, para qualquer ambiente.

Quem cria samambaia nunca consegue parar com poucas, elas criam um ambiente imersivo e especial para quem quer estar em contato com a natureza.

4 – Iuca

Plantas para interiores Iuca

São verdadeiras esculturas na hora de decorar. São muito adaptáveis e resistentes. Escolha um vaso bem especial para ela pois, desde o primeiro momento, a iuca se adapta bem ao vaso e vai criar formas únicas.

Prefira manter a iuca próxima de portas, para tomar aquela réstia de luz do meio da tarde. São ótimas plantas para sala de estar, especialmente com portas de correr e janelas largas.

5 – Begônias

Plantas para interiores begonia

São flores exuberantes e plantas ornamentais para interiores por excelência. São fáceis de crescer, não sofrem tanto com a falta de sol e são a combinação ideal para decorar os cachepots.

São plantas que trazem muito carinho para qualquer ambiente, e você vai adorar ter junto do aparador com as fotos da família.

6 – Suculentas

Plantas para interiores suculenta

Outro grupo de plantas que exigem pouco cuidado e se mantêm lindas por muito tempo. A tendência das suculentas fez com que os mais variados estilos surgissem por aqui, e você vai amar colecioná-las.

As mini suculentas podem ser enfileiradas no batente da janela do quarto, você pode criar uma pequena coleção delas para colocar sobre os balcões da casa. São extremamente versáteis, apaixonantes e independentes.

Dica extra: Invista em plantas comestíveis

Se é para ser funcional e fazer o melhor de cada espaço, por que não ter uma micro horta na cozinha, também? Manjericão, pimentinhas, alecrim, hortelã… Existem tantas variedades que vão perfumar, embelezar e servir muito bem na hora de cozinhar.

E para caprichar ainda mais no tema, você pode usar artigos retrô de cozinha para plantar suas mudas, como chaleiras e jarros antigos.

Ao cultivar plantas para interiores, é importante lembrar que a maioria ainda precisa de um pouquinho de luz solar, ou de alguma iluminação difusa. Você pode regar menos, para evitar derramamentos pela casa, mas não deixe de fazer a manutenção, inclusive das folhas. Adote vasos mais largos, para pegarem as folhas que caem.

Você com certeza vai ser mais feliz com seu lar repleto de verde e vida! Aqui no blog Decor Lumen nós compartilhamos diversas dicas preciosas para decorar com classe e carinho todos os seus ambientes!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.